Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Notícias Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Participe do evento "A Ciência Aberta nas instituições públicas de ensino"
Início do conteúdo da página

Notícias

No dia 3 de novembro, das 14h às 16h, acontece o seminário “Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional", promovido pela Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). O evento conta com palestras de Fátima de Lourdes Nunes Marques, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e responsável pelo repositório de dados da universidade, e Miguel Márdero Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana-Ibict). A primeira metade do seminário vai abordar conceitos sobre preservação digital de dados científicos, preservação digital colaborativa e boas práticas para repositórios institucionais de dados.  Na segunda metade, será apresentado o repositório de dados científicos da Universidade de São Paulo, sua…
No dia 29 de outubro, às 14h, a pesquisadora Tainá Batista, do Centro Brasileiro do ISSN*, realizará uma palestra sobre “A importância do reconhecimento de ISBN e ISSN para as publicações”. Também participará do evento a bibliotecária Iolanda Biode, da Agência Brasileira do ISBN e da Câmara Brasileira do Livro. O evento, que será exibido on-line, é realizado pela Rede de Bibliotecas do Grupo Ceuma.Durante a live, Iolanda Biode e Tainá Batista explicarão sobre as ações do Centro Brasileiro do ISSN e da Agência do ISBN para ajudar os editores e usuários desses serviços quanto às diferenças do ISSN (International Standard Serial Number/Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) e do ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro).As…
A coordenadora geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Bianca Amaro, participará de um debate sobre a "A Ciência Aberta nas instituições públicas de ensino". O evento on-line será realizado durante a Semana do Livro e da Biblioteca do IFRN, no dia 29, às 19h15. Bianca Amaro também é presidente da Rede Federada Latino-Americana de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia). Ao lado de Bianca Amaro, integrará o debate o pesquisador Rafael Hernandez. A Semana do Livro e da Biblioteca do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), organizada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) do Instituto, propõe o diálogo sobre o compromisso da ciência e a necessidade…
Cada vez mais, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) tem se mostrado uma das técnicas mais eficazes para medir o desempenho socioambiental de produtos, serviços e organizações e um estudo de ACV depende de bases de dados com inventários de processos que forneçam insumos aos sistemas sob avaliação. Neste sentido, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) mantém, desde 2015, o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida de Produtos Brasileiros (SICV Brasil), um banco de dados criado para abrigar Inventários do Ciclo de Vida (ICVs) de produtos nacionais. A ferramenta é um dos provedores da plataforma internacional Rede Global de Acesso a Dados de ACV (GLAD na sigla em inglês) e tem como objetivo…
Como as cidades têm se preparado para o futuro? Sediado em Barcelona, na Espanha, o Smart City Expo World Congress (SCEWC) é o principal encontro internacional voltado para a próxima geração de tecnologias e soluções urbanas inteligentes. Este ano, devido à pandemia de covid-19, o SCWEC vai realizar o Smart City Live, um evento spin-off digital que acontece nos dias 17 e 18 de novembro.  A proposta do evento é reunir gestores públicos, líderes municipais, start-ups, empreendedores, pesquisadores, especialistas e investidores para estabelecer parcerias e compartilhar conhecimentos e soluções em cidades inteligentes.   No dia 17 de novembro, será realizada uma transmissão ao vivo, direto de um estúdio em Barcelona, com entrevistas, debates, apresentações e casos de sucesso. O segundo…
No dia 30 de outubro (sexta-feira) serão encerradas as submissões de trabalhos para o XVI Colóquio Habermas e o VII Colóquio de Filosofia da Informação. Pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação stricto sensu poderão submeter os seus trabalhos ou resumos para serem apresentados nas sessões dos colóquios. Os artigos deverão estar padronizados conforme o modelo fornecido pela Comissão Organizadora no site dos colóquios, com as devidas normas técnicas. Em 2020, o XVI Colóquio Habermas e o VII Colóquio de Filosofia da informação serão realizados on-line, entre os dias 17 e 19 de novembro. Os grandes temas dos colóquios são as obras do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e os temas da Filosofia da Informação, especialmente a Filosofia Prática.  Os resumos…
A live QuartaàsQuatro do dia 28 de outubro discutirá o tema “Revistas Científicas Brasileiras: Acesso aberto, Qualidade e Disseminação”. O evento on-line e gratuito será conduzido por Fhillipe Campos e Raphael Vilas Boas, pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Serão emitidos certificados de participação para as pessoas que acompanharem o evento ao vivo.Na live será realizado um breve apanhado da situação das revistas científicas brasileiras em relação ao acesso aberto, à qualidade e à disseminação. De modo mais detalhado, a apresentação terá como ponto de partida o Movimento de Acesso Aberto e como sua ascensão impacta na qualidade das revistas científicas editadas no Brasil.…
Washington Segundo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), participou como palestrante na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A live aconteceu no dia 21 de outubro e contou com a presença de Mauricio Ayala-Rincón, professor titular em Ciência da Computação na Universidade de Brasília (UnB) e Fabrício Braz, professor adjunto do curso de Engenharia de Software da Faculdade do Gama da UnB. Com o tema “Inteligência Artificial em nosso dia a dia”, os pesquisadores apresentaram os principais conceitos relacionados à Inteligência Artificial (IA) e mostraram ela se aplica no cotidiano das pessoas em suas mais diferentes formas. Para Washington, que coordena a área de…
O Dia Mundial da Preservação Digital será celebrado no dia 5 de novembro em todo o mundo. Em homenagem a essa data comemorativa, a Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital- Ibict) e o Grupo de Pesquisa Dríade vão realizar um evento online e gratuito, com uma ampla programação de palestras com especialistas do Brasil e da América Latina. Com o tema "Digits: for Good", o Dia Mundial da Preservação Digital 2020 é uma oportunidade de conectar a comunidade de preservação digital e celebrar o impacto positivo que a preservação digital teve em um ano de pandemia, que viu uma dependência repentina e global de informações e infraestrutura digital. O evento acontece no dia 5 de novembro e…
O Observatório de Evidências Científicas COVID-19 - um portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), foi tema de um painel realizado durante o III Simpósio Internacional Network Science. A apresentação, que ocorreu no último dia 20, foi realizada pelo pesquisador Jorge Biolchini, coordenador do Observatório.Além de Jorge Biolchini, o debate também contou com a presença de Gustavo Matta, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apresentou sobre as "Redes colaborativas na saúde: experiências com a Rede ZIKA e COVID-19". O debate foi mediado por Fábio Castro Gouveia, tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (convênio entre o Ibict e a Universidade Federal do Rio de Janeiro) e…
O Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV), que seria realizado este mês em Gramado (RS), promoveu, entre os dias 19 e 21 de outubro, o GCV Pocket, um evento com atividades online pensado como alternativa à edição presencial, adiada para acontecer em 2021. Para falar sobre o Banco Nacional de Inventários (SICV Brasil) e a importância da elaboração de Inventários de Ciclo de Vida (ICV), a organização convidou Marcel Garcia de Souza, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (COTEA/Ibict), Thiago Rodrigues, pesquisador no Ibict e Bruno Nunes, coordenador-geral de Ciência para a Bioeconomia e tecnologista no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Na abertura do painel,…
Os pesquisadores Bianca Amaro e Washington Segundo foram convidados pela Rede Federada Latino-Americana de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia) para debates on-line e ao vivo nos dias 22 e 23 de outubro.No dia 22, ao meio-dia, a apresentação será sobre a experiência brasileira em dados abertos e repositórios, com Washington Segundo, coordenador do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Entre os temas abordados, Washington Segundo discutirá sobre Ciência Aberta e detalhará a experiência com a rede brasileira de repositórios e publicações científicas e dados de pesquisa, bem como a parceria existente com a La Referencia.O tema "Desafios Futuros em Ciência Aberta para a América e…
O artigo “Por que Humanidades Digitais na Ciência da Informação? Perspectivas pregressas e futuras de uma prática transdisciplinar comum” foi publicado na revista científica INFORMAÇÃO & SOCIEDADE: ESTUDOS, v.30, n.2, 2020 vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De autoria de Ricardo Medeiros Pimenta, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Ibict-Ufrj, o artigo é fruto de pesquisa teórica sobre estudos críticos em informação e em Humanidades Digitais. O artigo apresenta as Humanidades Digitais identificando seus principais autores e sua proximidade com a Ciência da Informação. Nesse sentido, apresenta conceitos e campos de desenvolvimento da Humanidades Digitais conexos e busca apresentar a Ciência da Informação como espaço…
Nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 15h, Washington Segundo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vai participar da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ao lado dos professores Mauricio Ayala-Rincón e Fabrício Braz, Washington participará da live “Inteligência Artificial em nosso dia a dia”, que tem como objetivo discutir e expor de forma simplificada os conceitos relacionados ao tema de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações no cotidiano das pessoas. O pesquisador explica que, de acordo com a Enciclopédia Britânica, Inteligência Artificial é a habilidade de um computador digital ou robô controlado por computador de realizar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. Em sua…
Nesta quarta-feira (21), será lançado o livro "Redes sociais. Como compreendê-las? Uma introdução à análise de redes sociais". O livro, publicado pela Edições Sílabo, conta com a participação de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).O lançamento ocorrerá totalmente on-line durante o III Simpósio Internacional Network Science, que também contará com a participação de docentes e discentes do PPGCI/Ibict/UFRJ. O debate sobre o livro será realizado por alguns dos seus autores: Joaquim Fialho (organizador do livro), Fábio Gouveia, Larriza Thurler, Marianna Zattar, Raquel Recuero e Regina Marteleto.Sinopse do livro: De…
Com o objetivo de capacitar pesquisadores a escrever e publicar artigos de alto impacto de maneira independente, o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict) lança a segunda edição do Curso de Escrita Científica. As aulas são ministradas pelo professor Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq.  Gratuito e virtual, o curso será ministrado nos dias 22 e 23 de outubro de das 14h às 15h30, com distribuição de Certificado de Participação. O número de vagas é limitado aos primeiros 250 inscritos.  Para se inscrever, basta preencher o formulário.  Habilidades e competências O curso abordará a formação de Pesquisadores, tendo como lastros:  i) Ciência de Alto…
Entre os dias 12 e 15 de outubro, mais de 700 pessoas participaram dos cursos da Escola de Primavera, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Os cursos foram exibidos gratuitamente no canal do PPGCI no Youtube.A proposta da Escola de Primavera parte da iniciativa de utilizar modalidades alternativas de práticas de ensino e de pesquisa dos institutos e centros de estudos avançados, tendo o objetivo central de explorar temáticas, teorias, conceitos, métodos e ferramentas inovadores em Ciência da Informação.A Escola de Primavera compôs uma série de atividades relacionadas ao ensino, à…
Estão abertas as inscrições para o IV Seminário de Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social, realizado pelo grupo de pesquisa Escritos, vinculado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Com o tema "Visibilidade social dos 'invisíveis'", esta edição do encontro ocorrerá on-line, no dia 30 de outubro, a partir das 15 h (horário de Brasília). O evento vai debater pesquisas e estudos sobre grupos vulneráveis e invisibilizados. As conferências são frutos de dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict-Ufrj), sob orientação de Arthur Coelho Bezerra, pesquisador do Ibict e líder do grupo de pesquisa Escritos, que organiza o evento. “Os trabalhos apresentam uma combinação de pesquisa teórica e investigação…
Nos dias 13 a 15 de outubro foi realizada a 9ª edição do Seminario Hispano Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad/ Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade, organizado pela Universidade Complutense de Madri (UCM) e a Universidade de Brasília (Unb). Este ano, o evento foi sediado pela UCM e aconteceu em formato virtual e aberto ao público, devido à pandemia de Covid-19. Com ampla programação de debates, apresentações de trabalhos e comunicações, o seminário buscou promover o intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre as comunidades acadêmicas do Brasil e Espanha e a integração com instituições brasileiras, espanholas e de outros países. Entre as atividades paralelas, também foram realizados cursos gratuitos oferecidos pelo Ibict no…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de disponibilizar ao público cinco documentos com diretrizes voltadas para repositórios de dados e de publicações científicas. Como detalha Washington Segundo, Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC) do Ibict, os documentos – quatro deles traduzidos pela equipe CODIC/Ibict e um escrito em parceria com a Universidade de Twente, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – surgiram após uma pesquisa exploratória sobre padrões de interoperabilidade, com foco em repositórios de dados e de publicações científicas.Depois da busca relacionada ao assunto, os pesquisadores do Ibict encontraram na OpenAIRE e na Confederation of Open Access…
Página 1 de 87
Fim do conteúdo da página