Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Notícias Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > A COVID-19 e o Setor de Bibliotecas em Termos Mundiais
Início do conteúdo da página

Notícias

Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) estiveram presentes entre os representantes brasileiros da Consulta Regional da UNESCO sobre Ciência Aberta para a América Latina e Caribe, no dia 23 de setembro. O evento foi coorganizado pelo Escritório Regional de Ciências da UNESCO para América Latina e Caribe e pelo Fórum de Ciência Aberta para América Latina e Caribe.Representaram o Ibict a coordenadora geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict e presidente da Rede Federada Latino-Americana de Repositórios Institucionais de Documentação Científica (LA Referencia), Bianca Amaro, a professora Sarita Albagli, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (convênio Ibict/UFRJ), e Washington Segundo, coordenador do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da…
A partir do tema “Pandemia de controvérsias e validação da informação”, a última QuartaàsQuatro (23) reuniu os pesquisadores Clóvis Lima, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Nancy Tarragó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mariangela Maia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Luciana Gracioso, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).A QuartaàsQuatro é uma live promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento foi mediado pelo médico e pesquisador Clóvis Lima, que debateu sobre as controvérsias informacionais e também a respeito da validação informacional nesse contexto. Para o pesquisador, o isolamento social impactou a sociedade…
A próxima live do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) trará especialistas para debater novas possibilidades em gerenciamentos de periódicos eletrônicos. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 16h no canal do Youtube do Instituto e terá como convidados o coordenador Milton Shintaku e os tecnologistas Ronnie Fagundes de Brito e Diego José Macêdo, membros da Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) do Ibict.    Os pesquisadores irão debater as possibilidades oferecidas pelo software livre Open Journal Systems (OJS), uma ferramenta apoiada pelo Ibict e desenvolvida para a gestão de periódicos no formato eletrônico. Trata-se de um software livre desenvolvido para facilitar o desenvolvimento de publicações de acesso aberto revisadas por pares por meio de um…
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), está com inscrições abertas para os cursos on-line da Escola de Primavera, que acontece entre os dias 12 a 15 de outubro. A Escola de Primavera integra o programa de eventos do cinquentenário da Ciência da Informação em América Latina e Caribe. O objetivo é explorar temáticas, teorias, conceitos, métodos e ferramentas inovadoras em Ciência da Informação. “A proposta parte da iniciativa de conjugação de modalidades alternativas de práticas de ensino e de pesquisa dos institutos e centros de estudos avançados”, explica o professor Gustavo Saldanha,…
O portal 50 anos do PPGCI, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dedica uma área especial às “Mulheres da Ciência da Informação”.Na área "Mulheres da Ciência da Informação" do portal, o usuário é convidado a mergulhar na história da Ciência da Informação, que foi marcada pela atuação de mulheres pesquisadoras ao longo de tantos anos de história. “A proposta vem da potência da produção teórica e aplicada das mulheres na construção do campo informacional no Brasil, e do Brasil para o mundo. Não há dúvidas em nossa historiografia que é o perfil feminino a…
No dia 21/09 aconteceu a palestra online “A Visualização de dados como instrumento de promoção da democracia”, no âmbito das atividades da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (Unb) durante a Semana Universitária 2020. A palestra contou com a participação de Tiago Braga, Coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Hesley da Silva Py, Coordenador de Projetos de TI na Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Nathaly Leite, pesquisadora do Ibict. Os participantes discutiram os diferentes aspectos do acesso e visualização de dados. Tiago Braga iniciou a palestra abordando os marcos históricos do processo de abertura de dados e informações governamentais, como a Parceria para Governo Aberto…
O periódico científico “P2P & Inovação” publicou seu volume 7, número 1 (2020). A revista é uma publicação semestral vinculada ao grupo de pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O periódico tem como missão oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as mais diversas experiências de produção colaborativa entre pares, tendo em vista especialmente seu caráter de inovação nos âmbitos cultural, social e político. O Brasil está emergindo como um dos países líderes de práticas de economias colaborativas. A revista busca promover a investigação sobre a emergência do p2p e a dinâmica do comum na sociedade civil, acompanhando modelos e práticas econômicas e instituições. Acesse a revista:…
A próxima QuartaàsQuatro, live promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), debaterá o tema “Pandemia de controvérsias e validação da informação”. O evento será realizado no dia 23 de setembro no canal do Ibict no Youtube.Participarão do evento os pesquisadores Clovis Lima, do Ibict, Nancy Tarragó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mariangela Maia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Luciana Gracioso, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Entre os assuntos discutidos dentro do tema principal da live, estão questões envolvendo o isolamento, as vacinas, o uso de medicamentos, as fontes de informação, e o discurso e a…
A 2ª Chamada Vinnova-Embrapii abre oportunidades para projetos inovadores entre Brasil e Suécia. Como parte desse processo, no dia 24 de setembro, às 10hs (horário de Brasília), acontece o webinar Sweden Brazil Innovation Initiative - Focus on IPR, que vai abordar o tema propriedade intelectual. “A Chamada busca produtos ou serviços inovadores e inéditos. Nesse sentido, a propriedade intelectual é uma dimensão fundamental e muita gente tem dúvidas sobre como garantir a proteção de patentes e propriedade industrial em projetos bilaterais. O encontro vai esclarecer essa temática para proponentes e interessados”, diz Márcio Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da EEN Brasil. O webinar é gratuito e em inglês. No evento, serão…
A partir do tema “Competência em Informação na Sociedade da Desinformação”, os professores Marco Schneider e Pablo Nabarrete Bastos discutiram sobre o panorama conceitual da informação e da desinformação na última QuartaàsQuatro (16/09).A QuartaàsQuatro é uma live promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em formato on-line, e reúne especialistas para a discussão de temas importantes para a sociedade, dentro das temáticas da ciência, da tecnologia e da inovação.Durante a live, o pesquisador Marco Schneider, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict, apresentou um quadro conceitual de informação,…
Entre as professoras mais referenciadas e queridas quando o assunto é a história do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), está Lena Vania Ribeiro Pinheiro.Lena Vania Pinheiro é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1997), mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/Ibict/UFRJ (1982), especialista em Redes de Bibliotecas pela Universidade de São Paulo (USP - 1972) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 1966), onde também iniciou sua vida acadêmica como professora de História da Arte do Departamento de Letras e…
O artigo “Mediação cultural da informação para o reencantamento do mundo” foi publicado pela revista científica Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, periódico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assinado por Arthur Coelho Bezerra e Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, o artigo propõe discutir a implementação de práticas de mediação cultural da informação no âmbito do ensino e da pesquisa acadêmica, destacando a contribuição de tais práticas para a ampliação dos horizontes epistemológicos do pensamento científico. Os autores argumentam que a perspectiva weberiana de “desencantamento do mundo” é resultante de uma racionalização das mais diferentes esferas da vida, processo que operou, na esteira da colonização, uma espécie…
Terça, 15 Setembro 2020 08:34

Revista Logeion publica novo número

O periódico científico “Logeion: Filosofia da Informação” publicou seu volume 7, número 1 (2020). A revista é uma publicação semestral do grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação, ligado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).  A revista Logeion tem como foco a publicação de artigos, resenhas e ensaios sobre Filosofia da Informação, especialmente questões de filosofia prática como ética e política de informação. Como escopo, a revista busca fomentar a discussão dos usos sociais da linguagem, especialmente as mediações pelas tecnologias digitais de informação e comunicação decorrentes do cenário contemporâneo; abordar de modo crítico demandas atuais, como a teoria da informação, o trabalho com informação, as políticas de informação e comunicação, além dos estudos ontológicos…
Pesquisadores do projeto Amazônia Legal sem Resíduo (ALsR) se reuniram, no início deste mês, com Wellita Braga da Silva, secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Porto Alegre do Norte (MT), para compartilharem suas ações e conhecerem a gestão de resíduos no município, assim como suas boas práticas.               Adriana Oliveira, Juliana Gerhardt, Luane Araújo e Thiago Rodrigues, da equipe da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Negócios (COTEA) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentaram os eixos, objetivos, etapas, resultados das oficinas e do diagnóstico quantitativo do projeto, que é uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde (MS). No encontro online, Wellita falou dos contratempos enfrentados ao trabalhar…
Nesta quarta-feira, 16 de setembro, às 19h30, acontece a palestra “O papel dos repositórios na preservação digital das coleções digitais”, com a participação de Miguel Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O evento é promovido pelo Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e faz parte de um ciclo de palestras online intitulado "Diálogos: Arquivologia em Múltiplas Perspectivas". A mediação ficará à cargo dos professores Rafael Semidão (FURG), Gilberto Viana (FURG) e Mateus Rodrigues (FURG). Na palestra, Arellano vai abordar a preservação digital de longo prazo e o papel dos repositórios digitais. “Vamos falar das ações que garantem o acesso e arquivamento…
A próxima QuartaàsQuatro, live promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), será sobre “Competência em Informação na Sociedade da Desinformação”. O evento ocorrerá no dia 16 de setembro no canal do Ibict no Youtube, às 16h, com emissão de certificado.Partiparão do evento os pesquisadores Marco Schneider, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict, e Pablo Nabarrete Bastos, professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).Dentro do tema “Competência em Informação na Sociedade da Desinformação”, Marco Schneider…
“Informação e inteligência para o desenvolvimento e sustentabilidade do Arranjo Produtivo Local (APL)” foi o tema da última live QuartaàsQuatro, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e transmitida ao vivo em seu canal no YouTube. Com moderação do pesquisador do Ibict Roosevelt Tomé Silva Filho, o evento teve a participação de Elzivir Guerra, analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Giorgio de Tomi, diretor do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP Mineração/USP); Maria Cristina Milane, analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia (ME). Maria Milane abriu a live falando da importância dos APLs como instrumentos de promoção do desenvolvimento regional e…
Aconteceu nesta quinta-feira (10/09) a quarta Assembleia Geral da Life Cycle Initiative (LCI), da qual o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) faz parte de seu Comitê Diretivo, como representante governamental, desde 2017. Organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a LCI opera na interface entre usuários e especialistas em abordagens da Avaliação Ciclo de Vida (ACV) e disponibiliza um fórum global para garantir um processo de construção de consenso baseado na ciência para apoiar decisões e políticas para uma visão compartilhada da sustentabilidade como um bem público. O encontro online reuniu participantes do mundo todo com o objetivo de analisar o progresso anual das atividades e discutir a eleição dos novos membros…
Como resultado do cumprimento do 3º compromisso do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, as instituições envolvidas nesta parceria lançaram a Wiki Ciência Aberta na OGP Brasil. A página é um dos resultados entregues pelas instituições participantes do 3º compromisso do  4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, que teve sua primeira fase finalizada no dia 31 de julho, na 11ª Reunião Bimestral do Compromisso pela Ciência Aberta. Na ocasião, os representantes das instituições envolvidas apresentaram os resultados dos trabalhos realizados pelas suas equipes.Na Wiki Ciência Aberta na OGP Brasil estão reunidos os documentos produzidos pelas instituições envolvidas no cumprimento do 3º compromisso, bem como as discussões realizadas durante o período de realização do trabalho.Bianca Amaro, coordenadora…
O pesquisador Washington Segundo, coordenador do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), participou de uma live sobre o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr). O evento ocorreu no dia 04 de setembro e contou com transmissão ao vivo pelo canal Youtube Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC). A apresentação do pesquisador foi mediada por Clediane Guedes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Ao longo da live, Washington Segundo trouxe debates fundamentais sobre o movimento do Acesso Aberto, detalhou o funcionamento do oasisbr e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e reforçou a importância…
Página 1 de 84
Fim do conteúdo da página