Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Notícias Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Entrevista com Miguel Arellano: os rumos da preservação digital no Brasil
Início do conteúdo da página

Notícias

O Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações (Visão), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), passou a disponibilizar o indicador “Vacinados”, que mostra o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Brasil. A visualização de dados consiste na representação visual de um conjunto de dados coletados, processados e confirmados, que permite a melhor compreensão das informações ali apresentadas (em forma de mapas, painéis, infográficos), bem como a comparação com dados de outras fontes oficiais, a leitura de outras perspectivas, o estabelecimento de relações entre elas e a tomada de decisão. De acordo com Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI), a inserção deste novo indicador “é importante pois permitirá que…
Está no ar o artigo “50 anos do PPGCI Ibict: análise textual da produção científica com IRaMuTeQ”. Lançado pela revista Informação & Informação (v. 25, n. 4, out./dez. 2020), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o artigo é de autoria de Rosali Fernandez de Souza, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict (PPGCI/Ibict/UFRJ); e Priscila Ramos Carvalho e Marcos Gonçalves Ramos, ambos doutorandos do PPGCI/Ibict/UFRJ.O artigo foi escrito com o objetivo de identificar quais foram os temas trabalhados nas pesquisas acadêmicas realizadas no PPGCI durante os seus 50…
O ano de 2020 representou inúmeros desafios em decorrência da pandemia do novo coronavírus. No setor produtivo, as pequenas empresas foram as mais afetadas. A Enterprise Europe Network (EEN) enfrentou esse cenário apostando na inovação e na cooperação internacional para garantir que empresas pudessem alcançar oportunidades. “Em um momento de incertezas, a tecnologia e a colaboração foram a chave para a resiliência, catalisação de mudanças e a geração de negócios”, acredita Márcio Canedo, coordenador da rede EEN Brasil. A EEN é um programa da União Europeia que promove o crescimento de pequenos e médios negócios e apoia o processo de internacionalização de empresas no encontro de parceiros estratégicos. Mais de 60 países participam da rede. No Brasil, a rede é…
Foi realizada no último dia 19/01 uma reunião entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a National Agency for New Technologies, Energy and Sustainable Economic Development (ENEA-Itália) e a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida (Rede ACV). A ENEA é um órgão público voltado para a pesquisa, inovação tecnológica e prestação de serviços avançados a empresas, administração pública e cidadãos nos setores de energia, meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentável. Participaram do encontro pelo Ibict o coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI), Tiago Braga; o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), Marcel Garcia de Souza; e o pesquisador e especialista em ACV, Thiago Rodrigues. Pela Rede ACV, quem representou…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu, nos dias 6 e 14 de janeiro, um workshop interno para discutir detalhes sobre a Plataforma Ciência Cidadã, um novo site do instituto ainda em fase de desenvolvimento. No evento, foram abordados temas relativos aos conceitos de Ciência Cidadã, ao design, à estrutura e aos objetivos da nova plataforma, que vai disponibilizar infraestrutura e oferecer conteúdos que contribuam para ampliar o entendimento, disseminar o uso e dar suporte à implementação de iniciativas e à aplicação de metodologias e abordagens de Ciência Cidadã no Brasil. De acordo com Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict (CGTI), o Ibict já atua no escopo da Ciência Cidadã em…
Letícia Guarany Bonetti espera que a repercussão do prêmio colabore para a expansão das reflexões sobre a Ciência Aberta nas bibliotecas universitárias brasileirasA pesquisadora Letícia Guarany Bonetti foi a 1ª colocada do Centro-Oeste no Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de 2020 da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), na área de Biblioteconomia. Letícia Bonetti é bolsista no Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação (COLAB) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde atua na pesquisa acerca da Ciência Aberta no contexto das revistas científicas.Letícia Bonetti foi premiada com a monografia "Serviços de gestão de dados de pesquisa em bibliotecas universitárias brasileiras" (2019). O estudo foi defendido na Faculdade…
Está disponível para download gratuito o livro “O protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas”. A publicação conta com a organização de Franciéle Garcês e Nathália Romeiro, mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).A publicação integra uma série de livros sobre o protagonismo da mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Os dois primeiros livros da série – O Protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação (2018) e O protagonismo da Mulher na​ Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da…
Aconteceu na tarde de ontem (13/1) um workshop com a primeira apresentação pública do Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações (Visão) para o Ministério da Economia (ME) e para colaboradores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Com o objetivo de possibilitar a visualização de dados a partir da seleção de indicadores, filtros e camadas relacionados a variados temas, o Visão foi desenvolvido pelo Ibict em código aberto e pode ser aprimorado a partir de sugestões e contribuições da comunidade. Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict (CGTI), abriu o encontro explicando que o projeto nasceu de uma necessidade do ME - na época Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços…
O artigo “Influências teóricas do Professor Aldo Barreto na Ciência da Informação: uma análise da genealogia acadêmica” foi publicado na Ciência da Informação em Revista, v. 7, n. 3, publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Assinado por dois doutores em Ciência da Informação, os professores Rene Faustino Gabriel Junior (Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS) e Leilah Santiago Bufrem (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), o artigo busca reconhecer a valorização do trabalho acadêmico de Aldo Barreto e sua produção científica, assim como a influência que exerceu sobre as posições dos pesquisadores descendentes. Aldo Barreto foi um dos fundadores da Ciência da Informação (CI) do Brasil. Foi professor…
O público já pode ter acesso integral ao webinar Ciência Aberta e a Descolonização do Conhecimento, realizado em língua portuguesa em dezembro de 2020. O evento integrou uma série de webinars internacionais sobre Ciência Aberta e a Descolonização do Conhecimento conduzidos em outras regiões do mundo, que também estão disponíveis para acesso público em outros idiomas.A versão em língua portuguesa do webinar Ciência Aberta e a Descolonização do Conhecimento foi moderada pela pesquisadora e professora Sarita Albagli, do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).Também participaram do evento em língua portuguesa…
Apesar das dificuldades enfrentadas em 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) se manteve firme em seu compromisso com a sociedade brasileira. A Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), por exemplo, conseguiu avançar e formalizar uma parceria com Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo (CAOP-MAPHU). A parceria refere-se à execução do projeto Amazônia Legal sem Resíduos (ALsR), visando sensibilizar os gestores municipais sobre a necessidade do fornecimento de informações relativas à gestão e foi motivada pelo baixo índice…
Criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Relembre algumas publicações e documentações técnicas que foram publicadas em 2020 no Portal do Livro Aberto e que possam interessar a profissionais da informação.     1.Padrões de interoperabilidade para repositórios de dados de pesquisa Este documento é resultado do Marco 8 ‘Definição de padrões de interoperabilidade para repositórios de dados de pesquisa’ do Compromisso 3 ‘Estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil’ do 4o Plano de Ação Nacional em Governo Aberto. Autores: Lucas Nóbrega Paganine, Washington Segundo, João Luiz Moreira,…
A revista Informação & Informação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), acaba de disponibilizar o artigo “A construção de Lei de Acesso à Informação no legislativo federal brasileiro: sistematização de sua tramitação legislativa” (v. 25, n. 4, 2020). Um dos autores do artigo é Fhillipe de Freitas Campos, bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB) e bolsista de pesquisa no Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde contribui em um projeto relacionado ao Acesso Aberto, à Ciência Aberta e às Revistas Científicas. O artigo também é de autoria de Georgete Medleg Rodrigues, docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.O artigo tem o objetivo de sistematizar, apresentar…
Já está disponível o segundo episódio do IbictCast, o podcast do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Nesta edição, o tema abordado é o conceito de “informação”. O convidado é Gustavo Saldanha, professor e pesquisador do PPGCI-IBICT/UFRJ e da UNIRIO.   O conceito de informação é amplo e possui diversas implicações e significados. “A informação é o elemento simbólico que produz os sentidos do real”, reflete Gustavo Saldanha. O episódio também tem a participação de Carolina Cunha, jornalista do Ibict em Brasília/DF.   O podcast pode ser acompanhado no Spotify ou no Youtube.    Para sugerir temas e convidados para os próximos episódios, envie um e-mail para comunicacao@ibict.br     Carolina Cunha Núcleo de Comunicação Social do…
A 12ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) será realizada na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021. O evento é organizado pelos Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Com o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, a 12ª ConfOA busca abranger as diversas dimensões da Ciência Aberta. O tema deste ano pretende também sublinhar alguns dos valores que devem estar associados à Ciência Aberta: a diversidade (reconhecendo e acolhendo vários modelos, soluções e experiências), a inclusão (garantindo que Ciência Aberta é de todos e para…
No decorrer de 2020, ano em que o mundo todo vivenciou o ápice de uma das maiores crises sanitárias em decorrência do novo coronavírus, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) iniciou uma série de lives semanais para discutir diversos temas, muitos deles relacionados à COVID-19. As lives acontecem sempre às quartas-feiras, às 16h e, por isso, são chamadas de QuartaàsQuatro. No ano passado foram 26 encontros com mais de 60 especialistas que debateram, ao vivo e com a participação do público, aspectos da ciência que interferem diretamente no cotidiano das pessoas. Para relembrar alguns destes encontros, nossa equipe separou cinco momentos importantes que relacionam temas como informação, tecnologia e saúde à COVID-19. Caso tenha perdido alguma…
Está no ar o artigo “Cotas raciais nas universidades públicas federais: identidade, autorreferência e reconhecimento”. Publicado na Revista Debates em Educação, da Universidade Federal de Alagoas (vol. 12, número especial 2, 2020), o artigo foi escrito por Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Maribel da Rosa Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Valeria Cristina Lopes Wilke, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).No artigo, Clóvis Montenegro de Lima, Maribel Andrade e Valeria Wilke discutem a respeito das cotas raciais nos processos de seleção e ingresso nas universidades públicas federais. Como mencionado no artigo, as cotas raciais têm bons resultados, mas ainda seguem sendo tema…
Foi lançado recentemente o livro “Catalogação: dos Princípios e Teorias ao RDA e IFLA LRM”, organizado pelos pesquisadores Raildo De Sousa Machado e Zaira Regina Zafalon e publicado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A obra apresenta-se como bibliografia indicada aos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e é recomendado a bibliotecários catalogadores que estejam buscando atualização em sua área de trabalho e de estudos. Com foco nos instrumentos de catalogação, a publicação aborda a relação dos princípios e dos fundamentos catalográficos com a proposta do novo padrão, o Resource Description and Access (RDA) e sintetiza as ideias e conceitos teóricos de estudiosos do tema. De acordo com os autores, “a catalogação, em essência, não deixa de…
Tendo como proposta contribuir para o desenvolvimento de abordagens e métodos participativos que integrem a cartografia social com ciência cidadã para o mapeamento e a gestão de riscos, o pesquisador Allan Yu Iwama tem dedicado os últimos dez anos para questões relacionadas às situações de vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas em comunidades costeiras.As ações conduzidas por Allan Yu em um doutorado e dois pós-doutorados resultaram no projeto CoAdapta Litoral - Ciência Cidadã, Adaptação e Mudanças Climáticas. A pesquisa conduzida por Allan Yu busca avançar na produção de conhecimento científico a partir da ciência cidadã integrada ao mapeamento técnico-científico de riscos, incluindo a comunidade afetada como protagonista e não como mero espectador de eventos climáticos que podem causar desastres.Para isso,…
Está disponível para leitura a edição especial da revista Encontros Bibli, periódico eletrônico de biblioteconomia e ciência da informação, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Esta edição apresenta o dossiê temático A Arte da Bibliografia, relativo ao VI Seminário Internacional, realizado em Florianópolis em dezembro de 2019, organizado em parceria pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PGInfo/UDESC) e o PGCIN/UFSC. A publicação conta com artigos de diversos cientistas da área, entre eles pesquisadores e egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict/UFRJ) desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto…
Página 1 de 91
Fim do conteúdo da página