Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Notícias Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Notícias

No último dia 17 de junho, o pesquisador e coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Arellano, participou do Dataverse Community Meeting 2021. Promovido pelo Institute for Quantitative Social Science (IQSS) da Universidade de Harvard, o evento aconteceu entre os dias 14 e 17, de forma online, com diversos especialistas que discutiram, entre outros temas, as práticas de preservação mais relevantes projetadas para garantir que os dados no Dataverse sejam utilizáveis ​​pelo tempo que precisarem ser mantidos dentro das organizações. O coordenador presidiu a mesa “Preservação” - ao lado da gerente de curadoria de dados do Harvard Dataverse Sonia Barbosa - composta por Ceilyn Boyd e Tricia Patterson (Harvard…
A partir da proposta de estudar a análise da produção científica brasileira em oncologia e de criar uma pesquisa que colaborasse para um problema de grande impacto na sociedade, José Orete do Nascimento produziu um estudo intitulado “Análise da produção científica brasileira em Oncologia: um estudo comparativo entre artigos na base Lattes e os registros hospitalares de câncer”.A pesquisa de José Orete do Nascimento concedeu a ele em 2020 o título de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como conta José Orete do Nascimento, em entrevista especial para o site do Ibict, a tese desenvolvida…
A próxima live QuartaàsQuatro, realizada semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vai discutir “Desafios informacionais para regularização fundiária”. O encontro será no dia 23/06, às 16h (horário de Brasília), no canal do Ibict no YouTube. Nesta live será apresentado o projeto que visa desenvolver uma metodologia informacional apoiada por mecanismos computacionais para otimização dos procedimentos de regularização fundiária de terras urbanas no contexto de Brasília. O evento contará com a participação de Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI); Fabiana Torquato, vice-presidente da Comissão de Regularização Fundiária da Ordem os Advogados do Brasil (OAB); e Kerlla Luz, doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Tiago Braga é graduado em Sistemas…
No dia 15 de junho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu a 2ª edição da Roda de Leitura. O evento contou com a participação de Lena Vania Ribeiro Pinheiro, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professora do PPGCI-Ibict-UFRJ. A pesquisadora compartilhou com os participantes o texto de sua autoria “Ciência da Informação e Sociedade: uma relação delicada entre a fome de saber e de viver”, apresentado como conferência de abertura do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, realizado em 2009. No texto de discussão, Lena Vania questiona “Qual seria o caminho ou abordagem para um tema tão amplo, profundo e atual? Como pensar e o que…
Nos próximos dias 22 e 23 de junho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizará o I Seminário e a II Reunião Técnica Ciência de Dados para a Ciência. Durante o evento serão apresentados os  resultados do trabalho de um grupo de pesquisa na implementação do projeto BrCris. O  nome do projeto BrCris vem de CRIS – um acrônimo para Current Research Information System.O projeto BrCris, no qual equipes do Ibict e parceiros atuam desde 2015, tem por objetivo estabelecer um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema da pesquisa brasileira. Entre os agentes desse ecossistema estão pesquisadores, projetos, infraestruturas, laboratórios e instituições de pesquisa e financiadores, além dos resultados da pesquisa…
Representantes de várias instituições brasileiras participarão entre os dias 21 e 23 de junho do Fair Festival 2021. Entre os brasileiros convidados para o painel está Washington Segundo, coordenador de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A participação de Washington Segundo ocorrerá no dia 21, durante o painel "Collaborative Workshop Session on FAIR Practices organized by GO FAIR US and Brazil" (em português, Sessão de Workshop Colaborativa sobre Práticas FAIR, organizada por GO FAIR US e Brasil).Cada letra do acrônimo FAIR refere-se a um princípio (em inglês: Findable, Accessible, Interoperable, Reusable; em português Localizável, Acessível, Interoperável, Reutilizável), os quais estão relacionados à produção, gestão e aplicação de dados. É…
Realizada semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a live QuartaàsQuatro desta semana reuniu especialistas para discutir a “Gestão, Arquivamento e Preservação de Mensagens de Correio Eletrônico”. A palestra está disponível no canal do Ibict no YouTube. O evento foi uma iniciativa do grupo de estudos de preservação de correio eletrônico da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict e teve por objetivo debater a questão da preservação de mensagens de correio eletrônico do ponto de vista da sua gestão institucional e das estratégias de preservação de longo prazo. Miguel Arellano, coordenador da Rede Cariniana do Ibict, abriu o encontro falando sobre a importância do correio eletrônico como documento de arquivo e apresentou um…
O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) realizará na sexta-feira, 18/6, o seminário on-line "Ética da Pesquisa: dimensão social e responsabilidade de nossas práticas epistêmicas". A palestrante será Maria Nélida Gonzáles, pesquisadora titular aposentada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/UFRJ) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de avaliadora externa, em cursos de pós-graduação na área. O debatedor é Sérgio Rego, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, em associação com a UFRJ, UFF e Uerj e coordenador da Unidade do Rio de Janeiro da Rede Internacional…
Acaba de ser lançado o livro ‘Humanidades digitais e o mundo lusófono’ (Editora FGV, 2021), organizado por Ricardo M. Pimenta, pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict/UFRJ) e Daniel Alves, professor auxiliar no Departamento de História da Universidade Nova de Lisboa. De acordo com os organizadores, trata-se de uma produção lusófona do conhecimento nas diversas disciplinas que compõem as Humanidades mediadas pelo uso da computação, dos recursos digitais, seja como ferramenta, como metodologia, seja como efetivo constituinte do objeto de pesquisa. Na apresentação da edição, os pesquisadores relatam que há riqueza demais de abordagens, métodos e conceitos, assim como objetivos e questionamentos egressos de…
Estão abertas as inscrições para o Colóquio Saberes Tradicionais: horizontes em Ciência da Informação, que será realizado entre os dias 17 e 18 de junho, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O Colóquio Saberes Tradicionais coloca em discussão os horizontes de teorias e métodos em Ciência da Informação que interagem e repercutem os construtos sociais locais no território brasileiro.O evento é fruto do diálogo entre os grupos de pesquisa GICA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Ecce Liber. O grupo de pesquisa Ecce Liber conta com a participação de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro…
Entre os dias 14 e 17 de junho, acontece de forma online, o Dataverse Community Meeting 2021, evento promovido pelo Institute for Quantitative Social Science (IQSS) da Universidade de Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos. No dia 17, às 10h45 (horário de Brasília), o encontro contará com a participação do coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Arellano. O coordenador vai presidir a mesa “Preservação” ao lado de Sonia Barbosa, gerente de curadoria de dados do Harvard Dataverse e gerente do Murray Research Archive. A reunião será realizada por meio do aplicativo Zoom e a inscrição deve ser feita previamente neste link. A sessão será composta…
Transparência, prestação de contas, participação cidadã, tecnologia e informação. Esses e outros conceitos foram debatidos durante o evento Governo Aberto no Brasil, no último dia 9. O debate foi moderado por Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz). O evento está disponível integralmente clicando aqui.Ao iniciar a live, Vanessa destacou a importância do evento para as ações que a Fiocruz vem realizando na parceria de Governo Aberto para a Ciência Aberta. "Temos trabalhado em forte parceria com ações para o fortalecimento da ciência e da democracia", pontuou. "Nosso principal objetivo é a disseminação e o compartilhamento dessas informações para potencializar a atuação da nossa instituição, de instituições parceiras e da…
O V Seminário de Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social, foi realizado em 10 de junho e debateu os regimes de ignorância que se constroem atualmente nos campos político e científico, gerando impactos preocupantes em áreas como as da saúde e do meio ambiente. Participaram do evento o cientista da informação Carlos Alberto Ávila Araújo, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), a cientista da informação Liz-Rejane Issberner, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o cientista social José Swako, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP - UERJ). Mediaram o debate Arthur Coelho Bezerra, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI…
A próxima live QuartaàsQuatro, realizada semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vai discutir “Gestão, Arquivamento e Preservação de Mensagens de Correio Eletrônico”. O encontro será no dia 16/06, às 16h (horário de Brasília), no canal do Ibict no YouTube. O evento é uma iniciativa do grupo de estudos de preservação de correio eletrônico da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict e visa discutir a questão da preservação de mensagens de correio eletrônico do ponto de vista da sua gestão institucional e das estratégias de preservação de longo prazo. A live contará com abertura de Miguel Arellano, coordenador da Rede Cariniana do Ibict e com palestras de representantes de instituições brasileiras que…
Informação para a Sustentabilidade foi o tema da última live QuartaàsQuatro, promovida semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em seu canal no YouTube. O pesquisador Thiago Rodrigues, que faz parte da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), abriu o evento apresentando diferentes visões sobre o que é sustentabilidade, assim como as métricas que envolvem sua manutenção. Para o pesquisador não basta apenas saber o que é sustentabilidade, mas é preciso entender como medi-la. Para que isso aconteça, Thiago sugere uma abordagem sistêmica que considere as externalidades e que exista uma diversidade de especialistas envolvidos, uma vez que há distintas perspectivas para medir. Em seguida, Liz-Rejane Issberner, pesquisadora titular do Ibict e professora do…
Estão abertas as inscrições para o evento "Procedimentos de Instalação do DSpace 6 Padrão", que será realizado no próximo dia 15 (terça-feira), das 15h às 17h. Durante o evento, Leonard Richard Campêlo, pesquisador da Coordenação de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica (CODIC) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), apresentará os procedimentos padrões para a instalação da versão mais atual e estável do software DSpace, que é a versão 6.O DSpace é um dos softwares mais utilizados mundialmente para a construção e o gerenciamento de repositórios digitais. Durante o evento, Leonard Campêlo irá realizar a demonstração ao vivo dos procedimentos com os participantes, que poderão interagir e esclarecer dúvidas durante o evento.Leonard Campêlo é graduado…
A pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Liz-Rejane Issberner, foi convidada a participar do Fórum do Antropoceno 2021, promovido pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. O Fórum contará com a participação de destacados especialistas mundiais no debate sobre o Antropoceno e será realizado entre os dias 15 e 17 de junho, em Foz Côa (norte de Portugal), sob um formato misto que inclui tanto a participação virtual quanto presencial. O evento tem como objetivo promover uma discussão a partir de diferentes perspectivas disciplinares sobre o Antropoceno e refletir sobre uma agenda de enfrentamento aos desafios que surgem num mundo em rápida mudança,…
Já está disponível no Spotify e no YouTube o 4º episódio do IbictCast, o podcast do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nesta edição, o pesquisador da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) do Ibict, Thiago Rodrigues, fala sobre ‘Informação para a Sustentabilidade’ e comenta ações e projetos do instituto diretamente ligados à esta temática. Além disso, explana a importância da reflexão e da sensibilização sobre questões ambientais no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 1972 e o Dia Nacional da Reciclagem, criado pelo governo brasileiro em 2009, ambos em 5 de junho. Segundo o…
No próximo dia 09 (quarta-feira), às 15h, os pesquisadores Washington Segundo e Bianca Amaro realizarão uma participação especial no painel “Compromissos participativos para um Governo Aberto”. Ambos atuam no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict): Bianca Amaro é coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados e Washington Segundo é coordenador de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica.Durante o evento, Bianca Amaro e Washington Segundo apresentarão as ações do Ibict durante o 5º Plano Nacional de Governo Aberto – A Ciência Aberta e Avaliação Científica, e também debaterão sobre insumos nacionais e internacionais para uma avaliação da ciência brasileira. O painel será exibido pelo canal do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz…
A próxima live QuartaàQuatro, realizada semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) vai discutir ‘Informação para a Sustentabilidade’. O evento será dia 9/6, às 16h (horário de Brasília), no canal do Ibict no YouTube. Com as presenças das pesquisadoras Sarita Albagli e Liz-Rejane Issberner e do pesquisador Thiago Rodrigues, uma das propostas do encontro é discutir a informação como base para um real avanço nas questões que envolvem a sustentabilidade. Conforme explica Thiago Rodrigues, a discussão se baseia na ideia de que “o desenvolvimento sustentável só é possível a partir de dados e informações confiáveis, atuais e acessíveis, que garantam equilíbrio às tomadas de decisão e a conscientização da sociedade”. Participantes: Sarita Albagli é pesquisadora do…
Página 1 de 99
Fim do conteúdo da página