Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Notícias Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > V Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) será realizado em maio
Início do conteúdo da página

Notícias

No dia 7 de maio, às 14 horas (horário de Brasília), acontece a reunião virtual “Negócios e Inovação com o mercado catalão da Europa”, promovida pela RIMEL, rede internacional de mulheres empreendedoras latino-americanas, e a OBME - Organização Brasileira de Mulheres Empresárias. O evento é aberto ao público e conta com a palestra de Josep Maria Buades, Diretor do Escritório Exterior de Comércio e Investimentos da Catalunha – Catalonia Trade & Investment / ACCIÓ, e a participação de Márcio Canedo, coordenador da Enterprise Europe Network Brasil (EEN-Brasil). Durante o encontro, serão abordados temas como oportunidades de colaboração, negócios e inovação de empresas com o mercado da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha. A ACCIÓ é a agência encarregada de incentivar a…
A QuartaàsQuatro do último dia 05 apresentou o livro “Da gênese à contemporaneidade da comunicação e divulgação científicas”, lançado no final do ano 2020. O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e contou com a presença dos pesquisadores Gustavo Saldanha e Lena Vania Ribeiro Pinheiro.Na abertura da live, Gustavo Saldanha explicou que o livro “Da gênese à contemporaneidade da comunicação e divulgação científicas” é um marco para os 50 anos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict. A publicação, que é organizada pela…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu ontem (04/05) uma roda de leitura com o professor Murilo Bastos Cunha, da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). A ideia da roda de leitura é estimular a troca de opiniões e percepções em relação a um texto enviado previamente para discussão e promover uma compreensão mais aprofundada no debate sobre temas atuais e que estão, de certa forma, ligados ao escopo do Ibict. Para esta edição, o texto escolhido foi “A Ciência da Informação e os 200 anos da Independência Brasileira”, escrito pelo professor Murilo e publicado no editorial da Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) em 2017. No editorial, o professor aborda…
O Canal Ciência, serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está projetando uma plataforma on-line chamada Clube da Ciência, voltada para todas as idades. A proposta é incentivar a formação de clubes de ciência, promovendo a interação entre famílias, estudantes, professores e a ciência e seus métodos. Serão oferecidos conteúdos práticos de diferentes áreas do conhecimento, para que o usuário possa aprender e participar ativamente do fazer científico, em um ambiente propício à interação e trocas de experiências entre todos os interessados em ciência e tecnologia. Para ajudar a desenvolver a plataforma, a participação da sociedade é muito importante. O Canal Ciência…
A próxima live QuartaàsQuatro, que será realizada no dia 05 de maio, discutirá o tema “Da gênese à contemporaneidade da comunicação e divulgação científicas”. O evento on-line e gratuito é uma realização do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Será emitido certificado para aqueles que acompanharem a live ao vivo, às 16h.A live tem como base o livro “Da gênese à contemporaneidade da comunicação e divulgação científicas”, lançado no ano 2020. O livro celebra os 50 anos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict. A publicação, que…
No próximo dia 5 de maio, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs/Fiocruz Bahia) realizará o primeiro webinário de Ciclos da Plataforma Zika*. O evento, que tem como tema “Ciência Aberta e Dados para Pesquisa em Saúde Pública”, é aberto ao público e começa às 10h.Para a mediação do debate foi convidada a pesquisadora Bianca Amaro, que é coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O evento será aberto pelo coordenador do Cidacs/Fiocruz Bahia, Mauricio Barreto, e pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), Cristiani Machado. Entre os expositores estão Vanessa Arruda Jorge, da VPEIC/Fiocruz, a pesquisadora associada…
Aconteceu ontem (29/4) a terceira edição do ‘Projeto Diálogos Ambientais’, uma iniciativa da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP) que contou com a participação de pesquisadores da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Thiago Rodrigues, Luane Souza, Juliana Gerhardt e Adriana Oliveira apresentaram os resultados do Projeto Amazônia Legal sem Resíduo (ALsR), executado pelo Ibict e financiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Adriana Oliveira explicou que o projeto incluiu os nove estados da Amazônia Legal e foi dividido em três eixos: diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos da Amazônia Legal; identificação de métodos e procedimentos para minimização da geração…
Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia uniram esforços para mapear as bibliotecas brasileiras usuárias do software Koha. O resultado é a formação de uma rede integrada com vias a prestar apoio às instituições, fortalecer a comunidade e verificar a influência e capilaridade do gerenciador de bibliotecas dentro do Brasil.   Link conhecer o mapa, acesse: https://visao.ibict.br/#/visao?chart=1&grupCategory=112&l=84,85,86,87    Para serem integradas ao mapa, basta que as bibliotecas usuárias do Koha respondam a um questionário de algumas etapas, que equivale ao cadastro. A medida que as instituições preencherem a pesquisa, elas passam a constar em um mapa georreferenciado de atualização automática, o software Visão, desenvolvido pelo Ibict.     Sobre o Visão  O Visão é uma ferramenta de visualização de…
A experiência dos pesquisadores Fernanda Valle e Gustavo Saldanha com o tema “Filosofia da Linguagem e Espectro Autista” motivou a realização da última QuartaàsQuatro, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no último dia 28. Fernanda Valle, que é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre o Ibict e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contou na live sobre a pesquisa intitulada “Comunico, logo existo: o protagonismo da linguagem e os dilemas classificatórios do Transtorno do Espectro Autista”, que vem realizando sobre orientação de Gustavo Saldanha no doutorado. Saldanha é pesquisador titular do Ibict…
A 7ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, teve seu lançamento oficial ontem (27) e contou com uma palestra do coordenador da Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Angel Márdero Arellano.Com abertura de Luiz C. Ramiro Jr., coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração (CPE) da FBN; Joaquim Marçal Andrade, coordenador da Biblioteca Digital da FBN (BNDIGITAL); e Iuri Lapa (CPE), o evento homenageou a bibliotecária e mestre em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, Ângela Monteiro Bettencourt, que faleceu recentemente. Miguel Arellano abordou diversas questões que envolvem a memória e a preservação digital. “A forma digital, embora aparentemente se mostre bastante atrativa, rapidamente…
Estão abertas as inscrições para a VI Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com o tema “Práticas inovadoras e responsabilidade social em Biblioteconomia”, o evento ocorrerá entre os dias 03 e 06 de maio, das 19h30min às 21h30min, na modalidade on-line. A VI Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da UCS conta com palestras com profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. No dia 3 de maio, acontece a palestra de abertura “Biblioteconomia e os novos cenários em construção”, com Cecilia Leite, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Cecilia Leite Oliveira é graduada em Letras, mestre e doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília…
Em celebração ao mês do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a live QuartaàsQuatro do dia 28 de abril discutirá o tema “Filosofia da Linguagem e Espectro Autista”. O evento on-line e gratuito é uma realização do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Será emitido certificado para aqueles que acompanharem a live ao vivo, às 16h.Foram convidados para a edição Gustavo Saldanha, pesquisador titular do Ibict e professor do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e…
O Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET, Argentina) e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) são os organizadores do II Fórum Latino-Americano de Avaliação Científica (FOLEC), que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, dentro do evento CILAC2021, o Fórum Aberto de Ciências da América Latina e Caribe.O evento contará com a participação de pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict): Bianca Amaro, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados; e Washington Segundo, coordenador de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica. Os pesquisadores participarão do painel 1, intitulado "Sistemas nacionais de informação científica e a contribuição dos repositórios institucionais e dos Current Research Information Systems para a…
Acontece nesta terça-feira (27), às 17h, a live de lançamento da 7ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que terá como palestrante o coordenador da Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Angel Márdero Arellano. A Jornada é um evento anual organizado pela FBN que existe desde 2015, em que pesquisadores da instituição ou convidados apresentam resultados dos estudos que utilizam o acervo da instituição como fonte de investigação. Com o tema "Memória e Preservação Digital", esta edição da Jornada será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, com transmissões ao vivo pelos canais de divulgação da FBN e apresentações presenciais, caso a situação de pandemia esteja controlada. O evento…
Na próxima quinta-feira (29/4), às 16h, acontece a terceira edição do ‘Projeto Diálogos Ambientais’, uma iniciativa da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP). A transmissão ao vivo será pelo canal do CNMP no YouTube. O evento contará com a participação dos pesquisadores da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Thiago Rodrigues, Luane Souza, Juliana Gerhardt e Adriana Oliveira, que irão apresentar os resultados do Projeto Amazônia Legal sem Resíduo (ALsR). Em seguida, o ecologista e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Paulo Moutinho, ministrará a palestra “Política Públicas de Regularização Ambiental e Fundiária na Amazônia Legal”.   O projeto ALsR foi executado…
Está no ar o terceiro episódio do IBICTCAST, o podcast do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O convidado da edição é o pesquisador e coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict, Tiago Braga, graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Durante o bate-papo, o coordenador fala sobre a proposta do Ibict para visualização de dados e informações, implementada por meio da plataforma Visão - o Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações - desenvolvido em…
As pesquisadoras Sarita Albagli e Luana Rocha acabam de lançar o artigo "Ciência cidadã em tempos de emergências: iniciativas brasileiras ante a pandemia da COVID-19". Publicado pela revista ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura (volume 197-799, janeiro-março, 2021), o artigo apresenta resultados de uma pesquisa voltada para o entendimento do papel da Ciência Cidadã, uma das vertentes da Ciência Aberta, em relação às várias questões que ganharam destaque com a pandemia.Sarita Albagli é membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Luana Rocha também é pesquisadora do Ibict e mestre em Ciência da…
A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (em português Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações, a NDLTD) lançou o Journal of Electronic Theses and Dissertations (J-ETD), um novo periódico eletrônico dedicado a uma parte importante do ciclo de criação de conhecimento em todo o mundo, que são as teses e as dissertações eletrônicas.O J-ETD é um periódico revisado por pares, de acesso aberto, patrocinado pela NDLTD e hospedado no repositório da Universidade dos Emirados Árabes Unidos (University of the United Arab Emirates - UAEU) Scholarworks@UAEU. Anualmente, milhares de alunos preparam teses e dissertações eletrônicas mundialmente, o que lhes permite compartilhar conhecimentos e dominar as ferramentas para compartilhar resultados de pesquisas. Nesse sentido, a equipe do J-ETD convida a comunidade…
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável entre os anos 2021 e 2030 a fim de construir uma abordagem integrada e garantir que a ciência oceânica apoie plenamente os países na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.  O dia 20 de abril será marcado pelo lançamento oficial da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) no Brasil, um evento mundial, idealizado pela ONU em 2017, que pretende mobilizar cientistas, gestores, políticos e toda a sociedade a protegerem o oceano que, apesar de cobrir 71% da superfície do planeta Terra, é pouco conhecido e conservado. No Brasil, a Década da Ciência Oceânica é organizada pelo Ministério de Ciência,…
O apoio ao empreendedorismo é um dos focos de ação do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, aliança entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia (EU) pelo empoderamento econômico das mulheres e pela equidade de gênero nos negócios. Presente em seis países da América Latina e Caribe – Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai, Brasil e Jamaica, desde 2018, o Programa vem realizando uma série de iniciativas para ampliar e fortalecer as redes entre mulheres de negócios, por meio de missões comerciais e rodas de diálogo setoriais. Paralelamente, também há ações para capacitação de empreendedoras, assim coo encontros com empresárias líderes de sucesso. Uma das iniciativas é a plataforma "Mulheres na Vanguarda das Novas Economias",…
Página 1 de 96
Fim do conteúdo da página