Banner ACVCarinianaOasisbr

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Sobre ACV


A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica utilizada para dimensionar potenciais impactos ambientais de um produto ou serviço.  Utilizando uma abordagem conhecida como “do berço ao túmulo”, são levantadas as entradas e saídas que ocorrem em todo ciclo produtivo, da extração de matéria prima da natureza até o descarte final do produto.

Os resultados obtidos permitem comparações entre produtos, além de apresentar um levantamento completo dos insumos utilizados e produzidos durante o ciclo de vida. A ACV possui uma série de benefícios, como a identificação oportunidades de melhorias na performance ambiental de produtos e serviços, auxílio a tomadores de decisão dos setores produtivos e governamental, seleção de indicadores ambientais relevantes ao contexto local e divulgação de ações sustentáveis e apoio a criação de políticas públicas.

O IBICT preside o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida que visa promover e disseminar a técnica, sendo responsável por gerir e manter o Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida, além de incentivar a criação de Inventários do Ciclo de Vida (ICVs), participa em espaços internacionais e dissemina e produz conteúdos sobre a temática. Esses temas são tratados em parceria com governo, setor produtivo e meio acadêmico.

O esforço do IBICT na temática de ACV está alinhado com a missão do Instituto de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento tecnológico.

Responsável técnico: Tiago Emmanuel Nunes Braga

Mais informações em: www.acv.ibict.br