Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Mostrando itens por marcador: negacionismo
Início do conteúdo da página

Notícias

O artigo “Data Geovisualization and Open and Citizen Science - the LindaGeo Platform Prototype” (em português "Geovisualização de dados e ciência aberta e cidadã - a experiência da Plataforma LindaGeo") acaba de ser disponibilizado pelo periódico DHQ: Digital Humanities Quarterly.São autores do artigo a pesquisadora Sarita Albagli, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Hesley Py, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e Allan Yu Iwama, da Universidad de Los Lagos - Centro de Estudios del Desarrollo Regional y Políticas Públicas (CEDER).O artigo propõe uma discussão sobre as possibilidades e os limites…
No programa “Bate-papo Ciência e Tecnologia do Dia a Dia” de 16 de junho, o ministro Marcos Pontes anunciou a atividade Caça Asteroide, promovida numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio do Canal Ciência.   O objetivo da atividade, divulgada no portal Ciência em Casa MCTI, era selecionar equipes para a missão de encontrar asteroides a partir de imagens captadas por telescópios que seriam distribuídas aos participantes por meio do software Astrometrica, do IASC. A iniciativa obteve tanto sucesso, que recebeu 477 equipes inscritas. Desse total, 20 foram selecionadas, incluindo uma dos Estados Unidos, para o treinamento realizado na…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu no dia (01/07), mais uma live QuartaàsQuatro. O tema desta edição foi “Software Livre e a Gestão da Informação Nacional”. Nesta edição, Milton Shintaku, Coordenador da área de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict (COTEC), conversou com Luana Farias Sales, Coordenadora-Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. “A ideia desta live foi a gente apresentar possibilidades para o pessoal que trabalha com gestão de informação. Tem muita coisa nova acontecendo e às vezes a gente não sabe da existência do software livre”, conta Luana Sales. Em sua apresentação, Sales abordou conceitos…
Em uma live histórica com cinco horas de duração, professores, pesquisadores e estudantes da Ciência da Informação de todo o país celebraram o cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, intitulado “Travessias....1970-2020”, ocorreu no dia 30 de junho.Ao longo da live, marcada por uma homenagem às grandes mulheres da Ciência da Informação, como Hagar Espanha Gomes e Célia Zaher, tanto os professores convidados quanto o público presente on-line relembraram não apenas a história do PPGCI, mas também a do Ibict e de toda a Ciência da Informação.Gustavo Saldanha, coordenador do PPGCI/Ibict/UFRJ, abriu…
Que tal desenvolver uma nova tecnologia para que sua empresa se destaque ou gere um novo produto em parceria com empresas suíças? O programa Techmakers Brasil e Suíça está com sua primeira chamada aberta.  O edital busca promover parcerias constituídas por empresas inovadoras e Instituições de pesquisa da Suíça e do Brasil. O objetivo é estimular o engajamento em projetos de cooperação científica e de inovação. A chamada está aberta até 18 de setembro de 2020. As propostas devem apresentar projetos cooperativos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação, desde a prova experimental de conceito até os testes de tecnologia demonstrada em ambiente relevante, levando a produtos ou processos técnicos, que são consideravelmente diferenciados daqueles existentes no mercado, fornecendo valor agregado…
Terça, 30 Junho 2020 16:49

Revisão de governança da IFLA

Após quase um ano de discussões envolvendo o Conselho de Administração da IFLA, membros e voluntários, este documento estabelece uma nova estrutura de governança para uma IFLA mais inclusiva, transparente e eficaz.  A Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) é o principal organismo internacional que representa os interesses dos serviços de bibliotecas e informações e de seus usuários. É a voz global da biblioteca e da profissão da informação. Com mais de 90 anos e com membros em mais de 150 países representando todos os continentes e partes do campo das bibliotecas, a IFLA está em uma jornada de transformação desde 2018, quando contratou profissionais de biblioteconomia e de informação de todo o mundo para criar uma…
No mês de maio, o Canal Ciência do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o desafio da semana para escolha dos mascotes do Canal e do Portal Ciência em Casa MCTI. A ideia é que estes mascotes sejam os personagens das aventuras e desafios que envolvem a divulgação de descobertas e produtos da ciência e das inovações tecnológicas no Brasil. Para escolha destes personagens, o Canal divulgou uma enquete para que o público pudesse escolher entre três avatares de garotas e três de garotos, em que os mais votados formariam a dupla que, futuramente, será acompanhada de um robô nas aventuras durante o ano de 2020. A enquete…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia promove, na próxima quarta-feira (01/07), mais uma live QuartaàsQuatro. O tema do bate-papo é “Software Livre e a Gestão da Informação Nacional”. Nessa edição, Milton Shintaku, Coordenador da área de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict (COTEC), vai conversar com Luana Farias Sales, Coordenadora-Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. Softwares livres são programas para computador cujo código-fonte é liberado, isento de pagamento de licenças. Eles vêm se firmando como alternativas de governos do mundo inteiro e ganham cada vez mais importância na administração pública e em instituições brasileiras. Milton Shintaku é Mestre…
Representantes da comunidade da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) brasileira se reuniram no dia 22 de junho para discutir temas como padronização, normatização e representatividade dos Inventários do Ciclo de Vida de produtos brasileiros (ICVs). O webinário “Guia Qualidata - requisitos de qualidade de conjuntos de dados para o SICV Brasil” contou com a participação de 71 pessoas e foi ministrado por Thiago Rodrigues e Tiago Braga (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict) e João Paulo Savioli (Gyro/Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR). O encontro foi realizado para atender a demanda dos projetos aprovados na chamada MCTI-CNPq n° 40/2018, criada para apoiar a execução de projetos de pesquisa focados na construção de ICVs e…
No dia 30/06, às 9h30, será realizado o webinar Techmakers Brazil & Switzerland, um bate-papo para apresentar o Techmakers, programa de parcerias para inovação Brasil e Suíça. O evento será transmitido em inglês. O webinar é voltado para empresas inovadoras e Instituições de Ciência E Tecnologia (ICTs) de pesquisa da Suíça e do Brasil. No evento, empresas e instituições poderão ter informações sobre como se candidatar ao programa, apresentar projetos, identificar parceiros e desenvolver soluções inovadoras. O Techmakers é um programa da Apex-Brasil com a EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e a Innosuisse - Schweizerische Agentur für Innovationsförderung, para co-criar soluções e produtos inovadores entre empresas brasileiras e suíças. O programa conta com o apoio da…
2ª Chamada Vinnova-Embrapii abre oportunidades para projetos inovadores entre Brasil e Suécia A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) junto com a Vinnova, agência governamental sueca para pesquisa e desenvolvimento, abriram um edital de colaboração internacional para realizar projetos de pesquisa e inovação a partir de 2021, no Brasil. O público-alvo é formado por qualquer empresa, prestadora de serviços ou instituição de pesquisa que esteja desenvolvendo um projeto inovador com valor agregado para a economia ou para a indústria. “É necessário desenvolver uma solução para um problema tecnológico industrial, um produto ou um processo, que conte com a participação de pesquisadores suecos e brasileiros no seu desenvolvimento e que possa ser comercializada ou ir para o mercado no…
O coordenador do Laboratório de Metodologia de Tratamento e Disseminação da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (COLAB/Ibict), Washington Segundo, foi convidado para ministrar um webinar sobre "Repositórios de Dados de Pesquisa da Região Norte". O evento on-line foi realizado pela Rede Norte de Repositórios Institucionais (NORTE/RIAA), no dia 24 de junho.Durante a palestra, Washington Segundo reforçou a relevância dos repositórios de dados de pesquisa. "Assim como o repositório de publicações científicas, o repositório de dados de pesquisa é utilizado para compartilhar e reutilizar os dados. Além disso, traz visibilidade para as instituições que têm repositório de dados. Possibilita, ainda, os processos de gestão, pois permite saber quais áreas estão produzindo mais conjuntos de dados e…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia promoveu ontem (24/6), mais uma live QuartaàsQuatro. O tema desta edição foi “Mudanças Climáticas: entre desinformações e desigualdades”, com Liz-Rejane Issberner e Philippe Léna. Liz-Rejane Issberner é pesquisadora titular do Ibict e professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict. A pesquisadora realizou pós-doutorado pelo Institut de Recherche pour le Développement (IRD-Paris) e é doutora e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Philippe Léna é pesquisador emérito do (IRD-Paris), possui graduação em História e Geografia (Sorbonne, 1970) e doutorado em Geografia Humana (Universidade de Paris…
Os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - desenvolvido em associação ampla entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - serão celebrados durante o Colóquio Ciência da Informação, com o tema "Travessias... 1970-2020". O evento ocorrerá em formato on-line no dia 30 de junho, das 14h30 às 18h30, e será transmitido ao vivo pelo Youtube do PPGCI.O colóquio é um desdobramento dos atos comemorativos do primeiro semestre do ano, como a semana de recepção, com a aula magna de Cecília Leite, diretora do Ibict, e as Escolas de Verão e de Outono. A programação do colóquio inclui a presença de pesquisadores e docentes que…
No dia 23 de junho, foi realizada a palestra “Software Para Gestão de Bibliotecas: Apresentando o Koha e as Ações do Ibict”. O evento online foi promovido pelo Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (UFURG) e faz parte das comemorações dos seus 45 anos. Ingrid Schiessl e Tainá Batista, pesquisadoras do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), foram as palestrantes convidadas e falaram sobre o Koha, software livre e gratuito criado com o objetivo de gerenciar as rotinas de uma biblioteca. “É sempre bom saber como as pessoas estão trabalhando e como tem sido o desempenho do software para que a gente possa avaliar as experiências e ver na prática como isso se dá.…
Em busca da ampliação do entendimento sobre os processos de produção, circulação e uso da informação científica e também a respeito dos desafios às estruturas e modelos tradicionais e hegemônicos da comunicação científica, o pesquisador André Appel, hoje doutor em Ciência da Informação, decidiu realizar uma ampla pesquisa sobre o assunto.A pesquisa de André Appel gerou a tese “Dimensões Tecnopolíticas e Econômicas da Comunicação Científica em Transformação”, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O trabalho foi orientado pela professora Sarita Albagli.Em entrevista para o site do Ibict, André Appel, que é…
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) junto com a Vinnova, agência governamental sueca para pesquisa e desenvolvimento, abriram um edital de colaboração internacional para realizar projetos de pesquisa e inovação a partir de 2021, aqui no Brasil. Para mais informações sobre a Chamada, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a Embrapii vão realizar o II Workshop Online: Chamada Vinnova-Embrapii. O evento será realizado no dia 25 de junho às 15h00. O público-alvo é formado por qualquer empresa, prestadora de serviços ou instituição de pesquisa que esteja desenvolvendo um projeto inovador com valor agregado para a economia. Nesta edição, o evento contará com a participação especial das seguintes Unidades Embrapii: Coppe (Petróleo e Gás), IF…
Terça, 23 Junho 2020 13:42

Confira o volume 4 da revista LALCA

Um artigo sobre emissões de gases de efeito estufa evitadas em Cabo Verde e outro sobre aplicação de ferramentas de otimização com base em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na produção de frutos e subprodutos de citrino fazem parte do quarto volume da Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida (LALCA). Em Emissões de GEE evitadas em Cabo Verde: estimativa em um cenário de adoção de fontes energéticas renováveis em 2025, os pesquisadores Gabriel Leuzinger Coutinho e João Nildo Vianna estimam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) que seriam evitadas, caso o plano apresentado em 2017 (de que, em 2025, ao menos 50% de sua energia elétrica fosse gerada por fontes renováveis) seja executado. A partir…
A próxima QuartaàsQuatro – live tradicionalmente promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) às quartas-feiras, às 16h, reunirá os pesquisadores Liz-Rejane Issberner e Philippe Léna para uma conversa sobre “Mudanças Climáticas: entre desinformações e desigualdades”.Liz-Rejane Issberner é pesquisadora titular do Ibict e professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict. A pesquisadora realizou pós-doutorado pelo Institut de Recherche pour le Développement (IRD-Paris) e é doutora e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Philippe Léna é pesquisador emérito do Institut de Recherche pour le Développement. Possui graduação em História e Geografia (Sorbonne,…
Tendo como proposta discutir os mecanismos para o controle bibliográfico da informação científica e tecnológica no Brasil e a interoperabilidade e as tecnologias aplicadas a repositórios de dados de pesquisa, a equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) organizou dois cursos on-line com a participação de profissionais e pesquisadores da Ciência da Informação e Tecnologia da Informação de todo o Brasil.Os cursos foram realizados pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict. As aulas contaram com palestras de Bianca Amaro, Washington Segundo e Tainá Batista, pesquisadores do Instituto.Durante o primeiro curso, realizado no dia 18 de junho, Bianca…
Página 1 de 80
Fim do conteúdo da página