Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Notícias

  Nos dias 13 e 14 de agosto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu a Reunião Técnica Ciência de Dados para a Ciência, no Hotel Brasília Imperial, em Brasília-DF. De acordo com o coordenador do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Washington Segundo, a programação abordou a análise de dados de registros bibliográficos. “Conseguimos reunir diversos pesquisadores que são parceiros do Ibict. Eles apresentaram seus trabalhos sobre registros bibliográficos e análise de produção científica”. Participaram do encontro 25 especialistas oriundos de instituições de pesquisa e da comunidade acadêmica. A reunião técnica foi composta por especialistas do Ibict, Concytec (Lima-PERU), UFABC (São Paulo-SP), La Referencia (Argentina), South University Toulon-Var (França), Universidade…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), realiza esta semana mais um curso sobre Open Journal Systems3 (OJS3). Desta vez, a instituição prestigiada é a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, de Porto Alegre (RS). Iniciado nesta segunda-feira (19), o curso busca auxiliar desde a equipe editorial, aos técnicos de informática e judiciário, bibliotecários e estagiários que colaboram direta ou indiretamente com o desenvolvimento da revista científica do tribunal. Para Adriana Godoy, bibliotecária da instituição o  curso está sendo muito importante. “O OJS permite sistematizar de forma mais prática e confiável o fluxo editorial, desde a submissão até a publicação dos fascículos, além de dar maior visibilidade dos artigos na internet e a possibilidade de indexação da revista…
Um workshop sobre informação tecnológica foi promovido, na manhã desta quinta-feira (15), pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Lillian Alvares, no auditório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Segundo a doutora em Ciência da Informação pela UnB e pela Université du Sud Toulon-Var (França), existem diversos conceitos sobre informação tecnológica, mas em geral, o tema pode ser descrito como todo tipo de conhecimento sobre tecnologias de fabricação, de projeto e de gestão que favoreça a melhoria contínua da qualidade e a inovação no setor produtivo. Lillian Alvares ressaltou a competência adquirida pelo Ibict no campo da informação tecnológica e lembrou o pioneirismo do instituto, salientando a intenção da retomada de uma estratégia nacional fortalecida por…
No dia 15 de agosto (quinta-feira), o grupo de pesquisa INSUMO - Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento promoveu uma oficina sobre o tema Java com Maven ou Gradle. O objetivo da oficina foi discutir a respeito da utilização das tecnologias e como integrá-las para desenvolvimento de aplicações ágeis. A palestra foi conduzida pelo pesquisador Deivdy William Silva, pesquisador do grupo INSUMO e integrante da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (COTEA/IBICT). Para Deivdy, a oficina foi importante para a capacitação dos pesquisadores do grupo INSUMO. “Atualmente, é essencial que nossos pesquisadores entendam mais sobre as linguagens de programação, pois trabalhamos com projetos de pesquisa e com a disseminação de…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lançou uma coletânea de artigos de autores oriundos de diversas especialidades do campo da Ciência da Informação e da Tecnologia da Informação e Comunicação. A coletânea é fruto de um projeto desenvolvido pelo IBICT em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil em conjunto com os Diálogos Setoriais, intitulado “Dos padrões internacionais de Estruturação da Informação de Pesquisa aos Indicadores”. A obra foi a contrapartida do IBICT no âmbito dessa parceria e registra as pesquisas realizadas para o desenvolvimento do projeto. A coletânea, intitulada “Dos Padrões Internacionais de Estruturação da Informação de Pesquisa aos Indicadores: Primeira Incursão na Temática”, contém o resultado de estudos sobre sistemas internacionais de…
Com assinatura de um Acordo de Cooperação nesta quarta-feira, 7, durante solenidade na sede da CAPES, as instituições que compõem o CONECTI Brasil oficializaram o lançamento do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que vem unificar e padronizar os dados da pesquisa, facilitando o processo e a transparência dos envolvidos. Os benefícios do CONECTI envolvem toda a comunidade acadêmica. Conforme afirmou Anderson Correia, presidente da CAPES, “em termos práticos, ele dará maior visibilidade aos pesquisadores, tanto nacional, quanto internacionalmente. A CAPES, o CNPq e todas as fundações de pesquisa do Brasil, suas pesquisas, publicações, recursos e equipamentos”. “Hoje, o pesquisador no Brasil tem que entrar em diversos sistemas. De gestão, de pesquisa, de fomento, de identificação, do currículo... e tem…
Foi realizada nos dias 01 e 02 de agosto a Oficina de Análise Estrutural – Análise dos Atores e das Variáveis-chave do Arranjo Produtivo de Gemas, Joias, Artesanato Mineral e Turismo de Cristalina (GO) – Desenvolvimento de CRISTALINA GO 2040. Participaram pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) o pesquisador Roosevelt Tomé, da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA), e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) os analistas Elzivir Guerra e Tássia Arraes. O objetivo da oficina foi prosseguir com as atividades realizadas nos dias 14 e 15 de junho de 2019, quando foram conduzidos o Seminário Processo Prospectivo do Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas, Joias, Artesanato Mineral e Turismo e…
Quinta, 08 Agosto 2019 18:32

Ibict promove cursos sobre OJS3 e OMP

Com a missão de promover a competência, a socialização e a integração do conhecimento científico e tecnológico, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promove cursos sobre Open Journal Systems3 (OJS3) e Open Monograph Press (OMP). Organizados pela Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia (COTEC), os cursos acontecem até esta sexta (09), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como explica o professor, Ronnie Fagundes de Brito, “o principal objetivo é atualizar editores de periódicos para uso da versão 3 do OJS e também capacitar profissionais de editoras universitárias para adoção do OMP” – disse Brito. A oferta de cursos é uma ação contínua da COTEC, que busca promover o uso de sistemas e softwares livres…
Terça, 06 Agosto 2019 19:21

Classificação Decimal Universal (CDU)

O Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está realizando um pré-cadastro de interessados em adquirir a nova CDU. Gostaríamos de saber sua opinião em relação a alguns pontos. Por favor, responda ao questionário por meio do link: http://www.ibict.br/cdu3
A Universidad de la Republica realiza nesta semana o "II ENCUENTRO: Revistas académicas en el contexto latinoamericano, debates y perspectivas" na  cidade de Montevideo, no Uruguay. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) estará representado pelo servidor Miguel Angel Mardero Arellano, coordenado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, Cariniana. Na oportunidade, o Ibict irá compartilhar a experiencia na construção da primeira rede nacional de preservação digital na America Latina, um trabalho pioneiro na preservação de publicações eletrônicas de acesso aberto e suas parcerias com instituições de ensino e pesquisa da região, como a APREDiG (Asociación Iberoamericana de Preservación Digital). Para dar inicio a uma nova parceria com a Cariniana, pro-reitores, professores, editores e bibliotecários  foram…
A Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (COTEA/Ibict) recebeu, no mês de julho, o pesquisador Hesley Py, para um workshop sobre tecnologias de tratamento de dados geoespaciais. Hesley é doutor em Ciência da Informação pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Ibict (PPGCI/UFRJ). Atuou como coordenador da área de desenvolvimento e manutenção de sistemas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também como coordenador dos Comitês para definição e implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) junto à Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR). O objetivo principal do encontro, com foco na equipe de pesquisadores na área de Tecnologia e…
Será apresentado nesta sexta-feira (26/7, às 14h) em Campo Grande (MS) o Projeto Cabeceiras — Tecnologia para gestão da Bacia do Alto Paraguai, dentro da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o próximo dia 27 de julho. Tiago Braga, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – COTEA/Ibict será o responsável pelo encontro, que pretende reunir professores, pesquisadores, representantes de entidades públicas e membros da sociedade civil que possam estar interessados no tema. O projeto tem por objetivos o desenvolvimento e a aplicação de metodologias para coleta e análise de dados para promoção da conservação, preservação e gestão das áreas…
O pesquisador Thiago Rodrigues, especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), realizará uma palestra sobre “Ciclo de Vida e Bioeconomia”, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande (MS). A 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas…
Desenvolver e comunicar a ciência com responsabilidade social e compromisso público não é uma tarefa restrita às universidades. No cenário internacional, as instituições governamentais estão cada vez mais cientes sobre a importância da manipulação otimizada dos dados e da comunicação aberta de suas pesquisas, tanto para os pares quanto para o público geral. De olho nessa tendência, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tem apostado em projetos e inciativas que propõem a convergência de sistemas de coleta, publicação, editoração e divulgação de dados e resultados de pesquisa em todas as esferas governamentais. O interesse do setor público na comunicação de pesquisas movimentou o Encontro de Usuários de Sistema de Publicação (SISPUB) – evento realizado pela casa,…
Em continuidade ao ciclo de oficinas sobre “Métodos, Técnicas e Ferramentas de Pesquisa e de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico”, o grupo de pesquisa INSUMO - Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento realizou, nesta quinta-feira (18), uma oficina sobre o "Gerenciador de Referências para Otimização da Produção Científica", o Zotero. A oficina, que foi sediada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília, foi conduzida pelo pesquisador André Appel, doutor e mestre em Ciência da Informação pelo IBICT do Rio de Janeiro (PPGCI-IBICT/UFRJ). Durante a oficina,  André Appel explicou sobre padrões de referências nacionais e internacionais e também a respeito do Digital Object Identifier System (doi). Em relação ao Zotero, o pesquisador detalhou toda a estrutura e o funcionamento do programa. Considerado um dos melhores…
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizou nesta quarta-feira (17) a oficina "Currículo Lattes, registro de pesquisa e a integração com bases de dados internacionais". A oficina, que foi conduzida pelos pesquisadores André Appel, Natashe Vechi e Ricardo Sampaio, integra as ações do grupo de pesquisa INSUMO - Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento, que trabalha com pesquisas aplicadas nas temáticas de informação científica e tecnológica. Tiago Braga, responsável pela Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA/IBICT), explicou durante a abertura da oficina que a iniciativa colabora para o fortalecimento das ações de pesquisa e inovação realizadas pelo IBICT. “Entre as próximas metas do INSUMO está a realização de treinamentos sobre a pesquisa-ação na área…
Quarta, 17 Julho 2019 15:17

SISPUB tem início nesta quarta-feira

Chegando à sua 2ª edição em 2019, o Encontro de Usuários de Sistema de Publicação (SISPUB), teve início na manhã desta quarta-feira (17). A abertura do evento contou com a participação especial da professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Dr.ª Silvana Vidotti. “O SISPUB é um evento de muita importância para nossa área e para todos os profissionais envolvidos com a publicação” – salientou Vidotti. Ao discutir sobre o ‘Papel das bibliotecas na publicização da informação’, Vidotti enfatizou a necessidade de ampliação no compartilhamento de todos os processos envolvidos na pesquisa científica, desde o levantamento de dados, até a publicização dos resultados em sites, diretórios e plataformas digitais interoperáveis. Na oportunidade, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia…
Terça, 16 Julho 2019 13:14

Ibict e PUCPR lançam livro sobre OMP

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lança o “Guia de usuário do OMP: sistema de editoração eletrônica de livros e monografias”, nesta quarta-feira (17), em Curitiba (PR). De autoria dos doutores Milton Shintaku e Ronnie Brito, o Guia é fruto de experiência colaborativa entre a Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict (CoTec/Ibict) e a Editora Universitária da PUCPR. Ao abordar aspectos práticos e teóricos sobre o Open Monograph Press (OMP), o Guia intenta contribuir para a disseminação de informações sobre esta ferramenta de código aberto, tendo como público-alvo as editoras científicas do Brasil. Além disso, a obra busca “preencher um hiato sobre…
Aconteceu nos dias 9 e 10 de julho a primeira oficina do projeto Amazônia Legal sem Resíduo, no Acre. Com a participação de gestores de meio ambiente de 13 municípios, além de instituições públicas, ONGs, universidades e a sociedade civil, o evento discutiu a revisão e a aprovação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e decidiu criar um comitê para identificar recursos e oportunidades voltadas para gestão e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A oficina, que teve destaque na Rede Amazônica – afiliada da TV Globo (assista ao vídeo aqui) foi conduzida pela equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict e da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, e no Acre, contou com…
A equipe da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (Ibict) está em Rio Branco, no Acre, para realizar a Oficina Amazônia Legal sem Resíduo. Os secretários de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani e Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu, fizeram uma reunião de alinhamento com os representantes do Ibict, segunda-feira (08), pela manhã. A Oficina Amazônia Legal sem Resíduos pretende incentivar a minimização da geração de resíduos sólidos, ou seja, todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante das atividades humanas. A proposta é fortalecer a responsabilidade compartilhada dos gestores municipais e da sociedade civil, a fim de garantir a saúde pública e a qualidade ambiental. As atividades acontecem…
Pagina 1 de 9
Fim do conteúdo da página