Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Portal oasisbr: fonte de informação científica sobre o coronavírus
Início do conteúdo da página

Notícias

A comissão organizadora da ConfOA 2020 informa:   "Considerando a atual situação de pandemia COVID-19, e as perspetivas de evolução da situação nos próximos meses, que impossibilitam ou limitariam a realização da ConfOA 2020 de modo presencial na Universidade do Minho, a Comissão Organizadora da ConfOA decidiu manter a realização da Conferência deste ano nas datas previstas, de 6 a 8 de outubro, mas em formato virtual e online, com programa e horários que serão ajustados de forma a permitir a participação de toda a comunidade luso-brasileira. Os trabalhos selecionados e apresentados na ConfOA 2020 serão publicados, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores. Manteremos o prazo de submissão dos trabalhos para a Conferência até ao dia 30 de abril…
Sob o lema "Ciência Aberta é Vida", o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de lançar o Diretório de Fontes de Informação Científica de Livre Acesso sobre o Coronavírus. O diretório tem o objetivo de reunir as fontes de informações científicas em acesso aberto, tanto nacionais como internacionais, que disponibilizam conteúdos sobre o coronavírus e a COVID-19. O serviço está inserido dentro dos princípios do Ibict de uma atuação comprometida e disseminadora da Ciência Aberta no Brasil.O diretório disponibiliza artigos científicos já publicados e também pré-prints (em português pré-publicações), ou seja, um manuscrito de um artigo científico que ainda não foi publicado em uma revista científica. Além disso, o diretório reúne dados de pesquisa, ensaios clínicos,…
A Liinc em Revista está com a submissão aberta de artigos para o dossiê temático “Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19”. Além de artigos, o dossiê temático incluirá uma seção com relatos de experiências inovadoras nos temas propostos. O prazo de submissão é até 15 de agosto de 2020 (sem prorrogação).A Liinc em Revista é um periódico científico de acesso aberto de âmbito internacional e avaliação por pares, para a reflexão crítica sobre os processos de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento, ante as transformações no mundo contemporâneo. A revista é indexada por Doaj, Latindex e Harvester e avaliada no Qualis da Capes.O dossiê é organizado pelas pesquisadoras Sarita Albagli (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência…
A Ciência da Informação sofre enorme perda. Faleceu ontem a professora Emília Currás, um ícone da ciência da documentação. Nascida em Madrid, era formada em química, professora da Universidade Autônoma de Madrid, atuava como documentalista, além de ser filósofa, historiadora da ciência e poetisa. Foi pioneira nos estudos das bases filosófico-científicas da Informação e Documentação, com forte destaque para sua teoria sobre informacionismo. Emília Currás nos deixa um legado extraordinário, uma produção científica notável, publicou inúmeros artigos, escreveu vários livros que foram traduzidos para diversos idiomas, recebeu inúmeras condecorações e prêmios e tinha uma capacidade extraordinária de formar novos pesquisadores. Contribuiu muito na formação dos profissionais da informação da América latina e especialmente do Brasil.  Seu apartamento em Madrid era…
Com o objetivo de discutir questões sobre o compartilhamento de dados de pesquisa, as pesquisadoras Vanessa de Arruda Jorge e Sarita Albagli publicaram um artigo no primeiro número de 2020 da revista Information Research (IR), sob o título "Research data sharing during the Zika virus public health emergency" (em português "Compartilhamento de dados de pesquisa durante a emergência de saúde pública do vírus da Zika").O artigo é resultado da tese de doutorado de Vanessa de Arruda Jorge, orientada por Sarita Albagli. A pesquisa foi premiada com o Prêmio CAPES de Teses 2019. Intitulada "Abertura e compartilhamento de dados para pesquisa nas situações de emergência em saúde pública: o caso do vírus da Zika", o estudo de Vanessa de Arruda Jorge…
A seguir a declaração da presidente da IFLA, Christine Mackenzie, e do secretário-geral, Gerald Leitner, a respeito da COVID-19 e o campo Biblioteca Global:  "Bibliotecas em todo o mundo estão sendo afetadas pelo surgimento e propagação da doença do Coronavírus (COVID-19). Muitos foram obrigados a fechar temporariamente ou reduzir ao mínimo os serviços para contribuir com os esforços para limitar a propagação da doença. Estão sendo tomadas decisões difíceis sobre a melhor forma de fornecer acesso às informações sem comprometer a segurança dos usuários e funcionários da biblioteca. Em um número crescente de países, os bibliotecários já estão tendo que se adaptar às principais restrições ao movimento e a outras atividades, além dos cidadãos a quem servem. Em nome da IFLA,…
A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite e a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados (CGPC), Bianca Amaro, participaram, ao lado do ministro Astronauta Marcos Pontes, de uma reunião no MCTIC coordenada pela UNESCO para tratar sobre ações conjuntas para combate ao novo coronavírus e discutir a “Covid-19 e a Ciência Aberta”. Cerca de 170 ministros de Ciência, Tecnologia e Inovações de vários países participaram do encontro por teleconferência e debateram temas como a busca por recursos e cooperações técnicas para o fomento de políticas públicas e a troca de conhecimentos científicos a respeito de remédios, vacinas e medidas de enfrentamento à pandemia. Devido ao grande número de participantes, alguns países foram selecionados para…
Paulo Brandão, professor associado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), é o estudioso brasileiro com maior destaque no número de publicações sobre o coronavírus da plataforma online sobre Especialistas e Pesquisas sobre o Coronavírus do Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tencologia). Doutor em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela USP (2004), Paulo Brandão também é pesquisador associado ao Coronavirus Research Group, e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B. Autor e orientador de vários textos sobre o coronavírus, o professor estuda o assunto desde o ano 2000. Em entrevista exclusiva para o site do Ibict, Paulo Brandão explica sobre a importância da ciência brasileira e internacional em relação…
O Governo Federal, através do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC),  acaba de lançar o Infográfico Interativo sobre o Coronavírus. O objetivo é fornecer informações oficiais e atualizadas por estado relacionadas à pandemia, cujos efeitos ultrapassam questões da saúde pública, mas afetam também as áreas da ciência, economia, política e educação, entre outras. Para Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI), a iniciativa é importante à medida que permite acesso rápido às informações, de modo que a população saiba como ocorre a evolução da pandemia. O infográfico tem acesso livre e é focado na população geral e em pessoas que precisam analisar dados…
  Com o avanço da Pandemia da COVID-19 no País, cresce também a preocupação sobre onde encontrar informações confiáveis sobre o assunto. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criou uma plataforma sobre Especialistas e Pesquisas sobre o Coronavírus que está disponível ao público de forma on-line e gratuita. A plataforma disponibiliza informações sobre as pesquisas científicas publicadas, até o momento realizadas por 43 pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Essa plataforma foi gerada a partir do uso da ferramenta ScriptLattes, desenvolvida pelos doutores Jesús P. Mena-Chalco e Roberto M. Cesar-Jr, da Universidade Federal do ABC e da…
Uma conversa com a professora Brasilina Passarelli marcou esta quinta-feira (12) no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).  Brasilina é professora titular da Escola de Comunicação e Artes ECA/USP desde 2007, vice-diretora e coordenadora científica da Escola do Futuro, na USP, além de orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Brasilina foi recebida por Cecília Leite, diretora do Instituto. Brasilina Passarelli falou sobre o futuro - O agora e os desafios do contemporâneo hiperconectado nos currículos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Por meio desse tema, a ideia da professora foi provocar uma reflexão sobre os impactos sentidos em todas as áreas da atividade humana devido ao desenvolvimento…
Hoje, dia 12 de março, a nova diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) tomou posse. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou da cerimônia com o compromisso de ambas instituições realizarem trabalhos concretos conjuntos. Entre os temas discutidos, o trabalho junto aos editores na compreensão e implantação da Ciência Aberta. A Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Bianca Amaro, foi convidada e assume o cargo de Assessora da Diretoria da ABEC. A docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Ibict-UFRJ, Eloisa Príncipe, ocupa o cargo no Conselho Deliberativo.   Núcleo de Comunicação Social do Ibict
No dia 12 deste mês, acontece o seminário “Biblioteca: inspiração, conexão e engajamento”, uma inciativa das bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Associação de Bibliotecários e Profissionais da Informação do Distrito Federal (ABDF) e do Conselho Regional de Biblioteconomia – 1ª Região (CRB1). O evento, que será realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, faz parte das atividades pelo Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O objetivo é trazer reflexão acerca da necessidade de a classe bibliotecária se alinhar aos anseios da sociedade, além de demonstrar a biblioteca como locus de…
Na tarde desta segunda-feira (9), a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se reuniu para participar do início do 1º semestre letivo de 2020 do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido em associação ampla entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. A conferencista da aula magna foi a diretora do Ibict, Cecília Leite, que é doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), e o tema ministrado foi “O IBICT, a pesquisa e a pós-graduação em Ciência da Informação: trajetórias e perspectivas em seus 50 anos”. O encontro foi mediado pelo coordenador do PPGCI,  professor doutor Gustavo Silva Saldanha, e aconteceu na sede do…
Sexta, 06 Março 2020 15:28

MCTIC lança o programa Ciência no Mar

  A iniciativa tem duração prevista de dez anos e surge como resposta à Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU Quais são os impactos da ação humana nos oceanos? Estudos recentes revelaram que cerca de metade dos recifes de coral da Terra já desapareceram, e que aproximadamente 90% dos grandes peixes marinhos foram extintos. Mesmo em posse de dados tão alarmantes, pouco sabemos sobre o que acontece debaixo da superfície, como isso nos afeta e quais os caminhos para promover mudanças. Para responder a indagações como essas foi criado o  programa Ciência do Mar, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).  O Seminário Marco Zero do Programa Ciência no Mar coroou o lançamento da iniciativa e…
Desde 2011, o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (DEGERTS/SGETS), unidade estratégica do Ministério da Saúde (MS), promove o Prêmio InovaSUS, com o objetivo de identificar, valorizar, premiar e incentivar experiências inovadoras na Gestão do Trabalho na Saúde. Durante esse período, o DEGERTS/SGETS identificou a necessidade de acompanhamento dessas experiências, com intuito de analisar os resultados, a sustentabilidade e o potencial de multiplicação das inovações em outras localidades. Em parceria com Ministério da Saúde e com apoio de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) desenvolveu, nos últimos dois anos, um projeto de pesquisa e desenvolvimento de…
A série de e-books "Habermas, discurso e organizações" apresenta o quinto volume de sua coleção, intitulado "Competência Comunicativa". A publicação é fruto de  projeto iniciado no Ibict em 2009 pelo pesquisador Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, titular do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-IBICT/UFRJ) e referência nacional nos estudos habernianos. Jurgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão, é considerado um dos criadores da “ética da discussão”, e um dos mais importantes pensadores do século XX. A inovação desse volume é trazer a discussão do conceito desenvolvido pelo filósofo alemão em aplicações cotidianas, como nos sistemas de saúde e educacional, fomentando o debate sobre a relação entre discurso e aprendizagem em diversos cenários. Além do professor Clóvis de Lima, outros…
Com uma nostálgica sessão de fotografias de toda a história do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), os funcionários, pesquisadores e terceirizados da instituição celebraram o aniversário de 66 anos do instituto. A comemoração foi realizada no dia 27 de fevereiro, em Brasília, com direito a bolo, palmas e resgates históricos.Como explica Cecília Leite, diretora do Ibict, o aniversário do instituto marca a história de uma instituição que é referência nacional e internacional nas áreas da ciência, tecnologia e informação. ”O nosso trabalho gera conhecimento e desenvolvimento para o país. É fundamental celebrar uma data tão importante para todos nós”, disse Cecília Leite.A funcionária Hélia Chaves, que está no Ibict desde 1981, lembra com carinho de quando…
Imagine um portal onde é possível encontrar informações confiáveis e embasadas cientificamente sobre tudo: desde as questões que mais têm alertado o mundo sobre saúde, como o coronavírus e a dengue, até paixões tipicamente brasileiras, como o carnaval e o futebol. Imaginou? Bom, esse portal já existe e é uma iniciativa brasileira liderada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Trata-se do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto - oasisbr, que permite o acesso gratuito à produção científica brasileira de autores brasileiros vinculados às universidades e institutos de pesquisa.Uma procura no oasisbr sobre o termo “carnaval”, por exemplo, gera mais de mil resultados, que contemplam, em sua maioria (veja lista completa no link abaixo), dissertações,…
A Biblioteca Digital do Cerrado (BDC) foi criada a partir de uma parceria entre o Jardim Botânico de Brasília (JBB) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para guardar, preservar e garantir acesso à produção científica e a objetos digitais multimídias produzidos no Cerrado. Constituída como repositório digital de livre acesso, a BDC é estruturada no padrão de metadados Dublin Core, que utiliza o software livre DSpace e permite o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital. Como uma das ações preparatórias para o lançamento oficial da BDC, previsto para abril de 2020, o Ibict e o JBB promoveram, no dia 14 de fevereiro, um workshop com instituições parceiras a fim de discutir…
Página 1 de 75
Fim do conteúdo da página