Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA

Perguntas frequentes

 

O que é preservação digital?

Preservação digital é o conjunto de atividades ou processos responsáveis por garantir o acesso contínuo a longo-prazo à informação científica, tecnológica e cultural existente em formatos digitais.

O que é a Rede Cariniana?

A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, ou Rede Cariniana, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia para a salvaguarda do patrimônio científico, tecnológico e cultural, de forma distribuída, por instituições de pesquisa em parceria com o IBICT.

Quais informações serão preservadas?

A Rede Cariniana iniciou seus trabalhos preservando periódicos científicos, e após o período de testes, continuou o processo de preservação com livros eletrônicos, juntamente com o projeto do Livro Aberto. O projeto prevê preservar outros documentos, como teses e dissertações, anais eletrônicos e coleções especiais.

Como funciona a Rede Cariniana?

O projeto que compõe a Rede Cariniana propõe parcerias com instituições de pesquisas no Brasil para preservar acervos digitais de forma distribuída, ou seja, cada instituição irá armazenar os dados fisicamente de forma interligada através do software LOCKSS.

Como posso participar da Rede Cariniana?

Para se tornar um parceiro ou usuário da Rede Cariniana, solicite seu ingresso entrando em contato (link para CONTATOS) com o coordenador do projeto.

O que é o LOCKSS?

O projeto LOCKSS (Lot Of Copies Keep Stuff Safe) é um software de código aberto desenvolvido pela Universidade de Stanford, com o intuito de preservar dados. Possui uma abordagem peer-to-peer e garante a integridade e disponibilidade do dos acervos digitais preservados.

Como será garantida a integridade?

Os dados persistidos na rede sofrerão um processo de verificação de integridade via p2p constantemente. Este processo de verificação já recebeu vários prêmios por sua abordagem simples, eficiente e utilizando poucos recursos de hardware.

Como o conteúdo é disponibilizado?

Os acervos preservados poderão ser acessados com previa autorização da instituição/editora. Uma das opções é a via PROXY, permitindo que a fonte original dos dados configure um “direcionador” para quando esse conteúdo apresente problemas em sua leitura, e desta forma, com transparência ao usuário, irá buscar os dados preservados na Rede Cariniana.