Banner ACVCarinianaOasisbr

Centro Brasileiro do Latindex

Sobre o Latindex

Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A rede Latindex reúne e dissemina informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da Região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações.

Como membro da Rede Latindex, o IBICT promove este sistema em âmbito nacional e disponibiliza para a comunidade científica e acadêmica informações confiáveis, atualizadas e qualitativas sobre a produção do conhecimento científico e da inovação tecnológica da América Latina, do Caribe, da Espanha e de Portugal.

Os usuários do Latindex são todos aqueles que utilizam, fazem intercâmbio e geram informação científica editada na Região, como são também os pesquisadores, docentes, estudantes, administradores e especialistas da informação.

Disponibiliza aos usuários três produtos básicos de informação:

  • Diretório – dispõe, desde 1997, os dados normalizados de uma variedade de revistas de interesse acadêmico, científico, técnico-profissional e de divulgação científica;
  • Catálogo – em linha desde março de 2002, oferece informação descritiva referente às revistas inseridas no Diretório. Os títulos são selecionados segundo critérios internacionais de qualidade editorial, testados e adotados pelo Sistema Latindex;
  • Enlace a Revista Eletrônicas – tem por objetivo dar acesso a uma coleção crescente de revistas em linha.

 

O Sistema Latindex oferece, ainda, uma busca avançada, com a possibilidade de combinar campos como título, ISSN, tema, idioma, base onde a publicação está indexada, ano (início e término), cidade, país, natureza da publicação, freqüência de publicação, entre outros.