Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN)

Sistema CCN

Inclui dados de publicações seriadas, nacionais e estrangeiras, e suas respectivas coleções que compõem os acervos das bibliotecas participantes da Rede CCN. Cada registro contém os dados do título, siglas das bibliotecas e os dados de coleções.

O CCN também indica o endereço eletrônico das revistas que disponibilizam, gratuitamente, os artigos em texto completo na internet.

As referências bibliográficas dos títulos estão apresentadas segundo padrões internacionais, utilizando-se para a definição dos elementos de dados o International Serials Data System (ISDS) e, para a descrição bibliográfica do título, as regras do International Standard Bibliographic Description (ISBD(S).

O vocabulário utilizado na descrição temática de cada título é o Tesauro SPINES (Science Policy Information Exchange System), desenvolvido pela UNESCO, acrescido de termos livres.

Cada registro da base de dados contém um conjunto de informações que descrevem uma publicação seriada e estão reunidas e estruturadas em campos de dados (metadados).

Rede CCN

A Rede CCN está estruturada para desenvolver suas funções operacionais de forma descentralizada a partir de uma coordenação central, localizada no IBICT.

A alimentação dos dados de coleção é efetuada por meio da cópia da base de dados da biblioteca que deve ser remetida via Internet de acordo com padrões previamente estabelecidos pelo IBICT.

O processamento dos dados é realizado diariamente pelo IBICT e a alimentação dos dados pelas bibliotecas participantes, ocorre em uma periodicidade média trimestral.