Banner ACVCarinianaOasisbr

Biblioteca do IBICT

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca do IBICT possui um acervo especializado em biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas, formado por monografias, publicações seriadas, anais de eventos, relatórios, memória técnica, documentos eletrônicos, multimeios e obras de referência. Oferece os seguintes produtos e serviços de informação: catálogo online do acervo da Biblioteca, levantamento bibliográfico sob demanda, pesquisa no Portal de periódicos da Capes, catalogação na fonte das publicações do IBICT, normalização de referências dos periódicos “Ciência da Informação” e “Inclusão Social”, serviços de cópias de documentos por meio do Comut e reprografia, alerta bibliográfico, doação de duplicatas, visita orientada (agendamento prévio) e acesso à Internet para pesquisa.

Dessa forma, a Biblioteca contribui para a disseminação e o acesso à informação aos pesquisadores e profissionais da área, fornecendo os subsídios necessários para a formação profissional e auxiliando a comunidade científica na difusão do conhecimento.

História

A Biblioteca do IBICT foi criada no mesmo ano em que o Decreto Presidencial n°35.124, de 27 de fevereiro de 1954, criou o então Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). Na ocasião, o acervo da Biblioteca era composto por publicações de vários tipos, como guias de instituições científicas, dicionários especializados, uma coleção de obras sobre energia nuclear, uma coleção de publicações da antiga Biblioteca do então CNPq – denominado à época, Conselho Nacional de Pesquisas – e uma coleção de obras de biblioteconomia e documentação. Nesse período, a Biblioteca, que contava com as seções de Preparação e Referência/Empréstimo e realizava trabalhos de aquisição, registro, catalogação e classificação das publicações, desenvolveu importantes levantamentos bibliográficos para os pesquisadores.

Em 1976, com a transformação do IBBD no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca também teve novo direcionamento na composição de seu acervo bibliográfico e tornou-se o Centro de Informação em Ciência da Informação (CCI). Em 1985, o CCI oferecia os seguintes produtos e serviços: Sumários Correntes de Periódicos e Monografias, Base Literatura em Ciência da Informação (LICI), Catálogo de Teses e Dissertações em Ciência da Informação, Banco de Bibliografia (BAMBI) e Calendário de Eventos em Ciência da Informação. Três anos mais tarde, a Biblioteca recebeu a denominação de Centro de Documentação e Informação, incorporando, assim, quatro outros serviços: Coleta e Tratamento de Informação, Difusão de Informação, Documentação Audiovisual em Ciência e Tecnologia e Editoração e Divulgação Institucional.

Ainda na década de 1980, a Biblioteca do IBICT assumiu um papel preponderante no contexto do acesso à informação científica e tecnológica. Por meio da aquisição de bases de dados em CD-ROM, ela apoiava as pesquisas da comunidade científica pelo fornecimento de levantamentos bibliográficos nessas bases de dados. Tratava-se de um serviço de ponta à época, quando a Internet ainda não havia chegado ao Brasil e o acesso às informações disponíveis em bases de dados era um privilégio das comunidades mais avançadas.

No início da década de 1990, a Biblioteca abrigou o laboratório de implantação da Internet no Brasil. Participou da realização, em conjunto com a RNP (a então Rede Nacional de Pesquisa), de treinamentos no uso dos serviços que a recém-chegada Internet oferecia, como correio eletrônico e acesso online a bases de dados. Esse pioneirismo configurou o marco da presença da Biblioteca do IBICT na história da tecnologia da informação no Brasil. Nessa mesma época, a biblioteca do IBICT recebeu o acervo do Centro de Informação de Política Científica e Tecnológica (CPO), do CNPq. Em 2000, esse acervo foi transferido para a biblioteca do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em julho de 2000, a Biblioteca do IBICT passou a atuar exclusivamente como biblioteca especializada em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Em 2005, os serviços e consultas foram automatizados, incorporando a base Literatura em Ciência da Informação (LICI).

Bibliotecas do IBICT

IBICT – Sede

SAS Q. 5 lote 6 bloco H – 1.andar
70070- 090 - Brasília – DF
Tel.: +55 (61) 3217-6145 / 6144 / 6238
E-mail: bib@ibict.br

Atendimento ao público:
Segunda a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h

IBICT – Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Rua Lauro Muller, 455/5.andar
22290-160 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: +55 (21) 2275-0792 r. 219

Atendimento ao público:
Segunda a sexta, das 13 às 17h.