Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Mercado de Trabalho em C&T

Histórico

Criado em 1997, o serviço Mercado de Trabalho em Ciência e Tecnologia tem o propósito de contribuir para a absorção de docentes de nível superior pelas instituições de ensino, pesquisa e tecnologia do Brasil. É um serviço consagrado e muito utilizado por bolsistas, pesquisadores e recém formados da academia, interessados em concorrer às vagas oferecidas pelas instituições de ciência e tecnologia (C&T).

Suas bases de dados estão integradas à base de Instituições por meio da qual obtém-se os dados de cadastro das entidades ofertantes de empregos, permitindo o contato por parte dos candidatos às vagas oferecidas.

De 1998 a 2000, a base de “Recursos Humanos” era alimentada via carga automática no banco de dados, com as informações dos bolsistas do CNPq sem vínculo empregatício. A partir de 2000, passou a utilizar um formulário eletrônico para registro de profissionais.

Em outubro de 2004, atravé da base de “Oportunidades de Trabalho” , já haviam sido divulgadas 42.216 oportunidades, contendo uma ou mais vagas em processos seletivos ou concursos para docentes. Nesse mesmo período, já haviam passado pelo “Cadastro de Profissionais” cerca de 7.200 especialistas, formados em áreas de C&T.

Atualmente (2012), a base de Recursos Humanos já ultrapassou a marca dos 17.000 registros, incluindo os currículos resumidos destes profissionais.