Banner ACVCarinianaOasisbr

Mapa da Inclusão Digital (MID)

Sobre o MID

Apresentação:

O Mapa da Inclusão Digital no Brasil (MID) oferece um cenário, permanentemente atualizado, a respeito dos resultados das iniciativas de inclusão digital no pais, considerando três níveis de atuação: Governo (federal, estadual e municipal), Setor Privado e Terceiro Setor.
As iniciativas, sobretudo as do terceiro setor, promovem a inclusão digital e a inserção da população menos favorecidas, geralmente em parceria com o governo. E concentram um volume expressivo de projetos que visam atender a necessidades previamente identificadas nas comunidades onde atuam.

No ambito desses iniciativas são implantados Pontos de Inclusão Digital (PID), locais dotados de computadores conectados à Internet para acesso ao público em geral. Proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do acesso às Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), criação de conteúdos, entretenimento e comunicação com outras pessoas.

Os PID – conhecidos, também, por telecentros, infocentros, centros de inclusão digital, salas de informática, entre outros -, são organizados em um banco de dados, bem como as iniciativas/programas que a eles dão origem. Conforme o interesse do usuário, o banco de dados pode ser pesquisado pelo nome da iniciativa/programa, nivel de atuação, ou pelo município em que se localizam os PID, bem como outros critérios de busca.

Periodicamente, são realizadas pesquisas temáticas que permitam entender como tem ocorrido o processo de inclusão digital, tanto no âmbito do país quanto de estados interessados em conhecer particularidades de seu processo de inclusão digital. Para a realização de estudos estaduais, o IBICT assessora e transfere tecnologia aos estados para a elaboração do seu próprio Mapa da Inclusão Digital.