Natal 2018Banner ACVOasisbrManifesto

Competência em informação

Apresentação

O Programa de Aprendizagem Informacional foi criado em março de 2007 e tem, desde então, concentrado suas ações no estudo e aplicação de metodologias para a aprendizagem informacional no campo do ensino fundamental, tendo como piloto duas aplicações: uma em Campo Grande-MS e outra em São Luís do Maranhão.

O Programa é um processo de construção e desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas pelo estímulo à produção e ao uso de conteúdos pedagógicos utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Constitui-se em um caminho que leva à inclusão social e promove a autonomia e criatividade requerida pelas diretrizes filosóficas da sociedade da informação.

Trata-se de uma ação transversal que permeia todas as iniciativas de inclusão informacional do IBICT e tem como o ponto focal a transformação do aprendiz em autor. A idéia gira em torno de “aprendizagem e autoria”, ou de “pesquisar e elaborar”, tendo como meta fundamental o apoio ao desenvolvimento da autoria. Dessa maneira, o desafio maior do Programa é construir ambientes de aprendizagem efetiva com apoio de novas tecnologias de informação e comunicação.

Principais objetivos do Programa:

  • Desenvolver ações e projetos de apoio à formação de competências informacionais e digitais para a inclusão do cidadão na sociedade da informação;
  • Estimular a produção de conteúdos digitais, proporcionando ao aprendiz a oportunidade de se utilizar das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de escrita;
  • Aprimorar, no aprendiz, a habilidade de saber pensar, produzir e expressar idéias (autoria).

Todo o processo de aprendizagem informacional pressupõe caminhar pela via da pesquisa e da elaboração do saber como exercícios permanentes da cidadania.