Banner ACVCarinianaOasisbr

Cooperação Técnico-Científica

A Cooperação Nacional no IBICT

Como centro de excelência em informação em C&T, o IBICT desenvolve projetos de pesquisa, produtos e serviços, em âmbito nacional, além de coordenar e integrar bancos de dados e distintos sistemas de informação com várias instituições no País. São exemplos, Catalogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas – CCN, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD e muitos outros. Para a integração de bases de dados, o modelo adotado pelo IBICT preserva  a identidade e particularidade dos dados de cada instituição co-operante, em sistemas de informação com bases de dados distribuídas, que são acessíveis tanto no sistema central quanto pelo portal das instituições detentoras dos dados, mediante aplicativos de interoperabilidade. Esta forma de atuação permite a convergência das bases de dados e a disponibilização de informações de acordo com um padrão nacional, que por sua vez oferece medidas de comparabilidade com sistemas internacionais.

O IBICT absorve, desenvolve e repassa ferramentas e metodologias que permitem o desenvolvimento de sistemas de informação de forma compartilhada, agregando valor a informação produzida em sistemas regionais, estaduais ou setoriais, além de dar visibilidade nacional aos dados produzidos em diferentes sistemas.

Para essas ações já consolidadas de pesquisas, tecnologias, capacitação de recursos humanos e o apoio ao desenvolvimento de programas e projetos científicos prioritários, principalmente com bibliotecas e instituições detentoras de repositórios, o IBICT se vale de instrumentos formais de cooperação. Além de atuar em cooperação técnica com essas instituições, o IBICT é depositário legal para determinados sistemas de informação especializada em C&T, como os tesaurus em língua portuguesa.

Por outro lado, visando estender sua missão institucional para outros segmentos da sociedade, o Instituto direciona sua cooperação técnica com o objetivo de validar ou aplicar estudo especifico para seus serviços e produtos, através de parcerias institucionais. Concretiza sua atuação na forma de acordos, memorandos de entendimentos ou cartas de intenções, que possibilitam parcerias, técnicas e/ou financeiras, com entidades públicas, privadas, governos estaduais e instituições de CT&I para o desenvolvimento de suas atividades.

Dentre as parcerias (vigentes ou em negociação) devem ser destacadas: com o Governo do Distrito Federal – GDF, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Com o GDF tem foco na estruturação e gestão da Biblioteca Nacional de Brasília – BNB, além de uma forte assessoria para o estabelecimento de um projeto de inclusão digital, na BNB e nas escolas rurais do entorno do DF, através do Programa Corredor Digital. Com a ANTT a ênfase é na estruturação da informação específica de setor, com o objetivo de estudos e normatização. Como último destaque, o CBMDF que tem por proposta a criação de revistas eletrônicas e digitalização de seus acervos, com objetivo de proporcionar melhores condições para os seus quadros em situação de formação ou treinamento.