Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Cooperação Técnico-Científica

A Cooperação Internacional no IBICT

 

CONCLUSÃO DO TRABALHO DE MAPEAMENTO DAS PRIORIDADES DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO IBICT

O objetivo deste trabalho é o de mapear no âmbito do IBICT as suas principais demandas em cooperação internacional tendo por referências as atuais e futuras áreas de atuação do Instituto.

Adicionalmente, o projeto deverá desenvolver mecanismo que permita identificar em nível internacional quais países e suas instituições de pesquisa que melhor possam atender as demandas de cooperação identificadas no âmbito do Instituto.

 

SISTEMA FINANCIAR

O Sistema Financiar, desenvolvido conjuntamente entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e a Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa é um sistema online de disponibilização de informações qualificadas sobre oportunidades de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e outras áreas de interesse público, tais como desenvolvimento social e cultural.

O Sistema Financiar e o IBICT vêm desenvolvendo negociações, acompanhadas pela Sub-Secretaria das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, com o objetivo de disponibilizar o acesso às informações sobre financiamento à cooperação internacional e também nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação às 19 Unidades de Pesquisa vinculadas ao Ministério

A principal justificativa para a realização desses entendimentos entre o IBICT e o Sistema Financiar reside no reconhecimento da necessidade de ampliar a participação da pesquisa brasileira no ambiente da cooperação internacional, tendo como objetivo aquele de aprimorar o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

 

RENOVAÇÃO DE PROJETO FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPÉIA COM O OBJETIVO DE DIVULGAR NO BRASIL E NA EUROPA AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO ÂMBITO DO 7º PROGRAMA QUADRO DA COMISSÃO EUROPÉIA.

O IBICT, juntamente com o CNPq, a ANPROTEC e três instituições européias apresentou em 15 de novembro de 2011 proposta de projeto em resposta a edital da Comissão Européia com o objetivo de divulgar no Brasil e na Europa oportunidades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação do 7º Programa Quadro. O projeto também terá como atividade em seus três anos de duração aquela de auxiliar as instituições de pesquisa brasileiras e européias na negociação de projetos de cooperação.