Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Carta ao Cidadão
Início do conteúdo da página
Quinta, 18 Outubro 2018 17:39

Carta ao Cidadão

Por meio desta Carta de Serviços ao Cidadão, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) orienta e informa a sociedade sobre os produtos e serviços prestados pelo órgão e as formas de acessá-los e como utilizá-los. É uma declaração esclarecendo sobre os canais apropriados para que as demandas do cidadão possam ser adequadamente encaminhadas, analisadas e respondidas.

Informação para a Sociedade

Competência em informação

O Programa de Aprendizagem Informacional foi criado em março de 2007 e tem, desde então, concentrado suas ações no estudo e aplicação de metodologias para a aprendizagem informacional no campo do ensino fundamental, tendo como piloto duas aplicações: uma em Campo Grande-MS e outra em São Luís do Maranhão.

O Programa é um processo de construção e desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas pelo estímulo à produção e ao uso de conteúdos pedagógicos utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Constitui-se em um caminho que leva à inclusão social e promove a autonomia e criatividade requerida pelas diretrizes filosóficas da sociedade da informação.

Trata-se de uma ação transversal que permeia todas as iniciativas de inclusão informacional do IBICT e tem como o ponto focal a transformação do aprendiz em autor. A idéia gira em torno de “aprendizagem e autoria”, ou de “pesquisar e elaborar”, tendo como meta fundamental o apoio ao desenvolvimento da autoria. Dessa maneira, o desafio maior do Programa é construir ambientes de aprendizagem efetiva com apoio de novas tecnologias de informação e comunicação.

Principais objetivos do Programa:

  • Desenvolver ações e projetos de apoio à formação de competências informacionais e digitais para a inclusão do cidadão na sociedade da informação;
  • Estimular a produção de conteúdos digitais, proporcionando ao aprendiz a oportunidade de se utilizar das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de escrita;
  • Aprimorar, no aprendiz, a habilidade de saber pensar, produzir e expressar idéias (autoria).

Todo o processo de aprendizagem informacional pressupõe caminhar pela via da pesquisa e da elaboração do saber como exercícios permanentes da cidadania.

 
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)
Canal Ciência
Mapa da Inclusão Digital (MID)
Rede APLmineral
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT)
Saberes do Cerrado

Informação para a Pesquisa

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Sobre a BDTD

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo integrar, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país e disponibilizar para os usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, possibilitando uma forma única de busca e acesso a esses documentos.

O IBICT coleta e disponibiliza apenas os metadados (título, autor, resumo, palavra-chave etc) das teses e dissertações, sendo que o documento original permanece na instituição de defesa. Dessa forma, a qualidade dos metadados coletados e o acesso ao documento integral são de inteira responsabilidade da instituição de origem.

Acesse: http://bdtd.ibict.br/

Biblioteca do IBICT
Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN)
Centro Brasileiro do ISSN
Centro Brasileiro do Latindex
Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
Diretório Luso-Brasileiro
Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr)
Sobre o Portal do Livro Aberto em CT&I
Programa de Comutação Bibliográfica (Comut)
Repositório Institucional Digital do IBICT (RIDI)
Repositórios Digitais
Comunidades Virtuais de Prática (CoPs)

Informação para Gestão em CT&I

Base Eventos

Sobre a Base Eventos

A Base de Eventos em Ciência e Tecnologia e Inovação (CT&I) reúne informações sobre acontecimentos de âmbito nacional e internacional, promovidos por entidades científicas, tecnológicas e de inovação do Brasil e do exterior. Trata-se de uma agenda atualizada e abrangente cuja alimentação se dá a partir de buscas qualificadas em boletins científicos (principalmente eletrônicos), revistas especializadas, jornais científicos, e na Internet, por meio de sites de universidades, associações e sociedades científicas.

A elegibilidade dos eventos é determinada com base em critérios como: promoção por entidade comprovadamente dedicada ao ensino superior ou à pesquisa científico-tecnológica; pertinência do tema à Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq; e vigência dos prazos para envio de trabalhos ou inscrições. Deste modo se outorga à base a confiabilidade e a qualidade requeridas para a divulgação exclusiva de eventos concernentes a CT&I.

A comunidade científica brasileira também se manifesta em apoio a este serviço quando, por meio de mensagens eletrônicas, envia suas solicitações de cadastramento dos eventos especializados em suas áreas de atuação, provenientes de suas instituições de ensino, pesquisa ou associações e demais entidades científicas e tecnológicas.

Os interessados em conhecer e participar de congressos, seminários, simpósios, encontros, workshops, feiras nacionais e internacionais, sediados no Brasil, têm a sua disposição informações atualizadas diariamente sobre as mais diversificadas reuniões de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento humano.

A Base de Eventos em CT&I está integrada à base de dados de Instituições de C&T do IBICT, permitindo acessar a home page da instituição patrocinadora do evento e assim obter informações sobre a mesma, dentro de um único ambiente de pesquisa.

Sistema Integrado de Informação sobre Fomento à Pesquisa em Ciência e Tecnologia no Brasil
Base de Instituições em C&T
Mercado de Trabalho em C&T

Pesquisa e Pós-Graduação

Pesquisa em Ciência da Informação

O desenvolvimento de pesquisas em Ciência da Informação é uma das principais funções do IBICT. Com reconhecimento nacional e internacional, as pesquisas analisam os fenômenos informacionais em todos os campos do conhecimento. Nesse contexto, são privilegiadas as relações entre informação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e sociedade, nas dimensões tecnológica e social, com o objetivo de ampliar a inclusão digital, informacional e social.

A atividade de pesquisa orienta e conduz os programas de Pós-Graduação, de Pós-Doutorado e de Iniciação Científica. Além disso, contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços em Ciência da Informação, num processo de retroalimentação entre a investigação científica e a atividade técnica.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tecnologias para Informação

Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA

A Rede Cariniana surgiu no IBICT da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos com o objetivo de garantir o acesso continuado a longo prazo dos conteúdos científicos armazenados digitalmente no Brasil. A implantação da Rede esta fundamentada em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Atualmente as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com onze instituições brasileiras de ensino e pesquisa e com a colaboração da Stanford University, University of Edinburgh e Harvard University. A Rede disponibiliza serviços de preservação digital de periódicos, teses e dissertações eletrônicas, repositórios de dados de pesquisa para instituições com publicações de acesso livre, além de fontes de informação e mecanismos que facilitem a automatização dos processos de identificação, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais. A Cariniana promove o compartilhamento de estudos e práticas de preservação digital no Grupo de Pesquisa Dríade, registrado no Diretório do CNPq.

A Rede Cariniana é coordenada por Miguel Ángel Márdero Arellano,

Para acessar o portal da Rede entre pelo Link: http://cariniana.ibict.br/ ou entre em contato pelo Email: cariniana@ibict.br ou telefone : (61) 3217-6100

Sistema Eletrônico de Administração de Conferências (SOAC)
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)
Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE)
Sistema para Construção de Bibliotecas Virtuais Temáticas (BVT)
Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace)
Software para Gerenciamento de Tesauros (TECER)

Publicações

Ciência da Informação

A revista Ciência da Informação é uma publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados com a ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia.

A revista adota o Open Journal Systems (OJS), sistema eletrônico desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) para a gestão do processo editorial e publicação de publicações seriadas técnico-científicas, ou seja, que adotam o processo de Avaliação pelos Pares Cega. No Brasil, o sistema foi traduzido pelo IBICT para Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).

Acesse: http://revista.ibict.br/ciinf/index

Catálogo de Publicações
Classificação Decimal Universal (CDU)
Inclusão Social
Liinc em Revista
Monitoramento em CI
Rede Bibliodata

Endereços

IBICT Brasília

SAS Quadra 5 Lote 6 Bloco H CEP 70.070-912 Brasília - DF

IBICT Rio
Rua Lauro Muller, 455 - 4.andar CEP 22.290-160 Rio de Janeiro - RJ

Fim do conteúdo da página