Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Paraná (UTFPR), está organizando o V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (CBGCV). O evento que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro de 2016, em Fortaleza, é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV).

Segundo Tiago Braga, coordenador de Desenvolvimento e Inovação de Produtos de Informação do Ibict, esse congresso é o maior evento brasileiro na área de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e o segundo maior da América Latina, tendo destaque internacional com a participação de pesquisadores estrangeiros.

“A participação de renomados especialistas estrangeiros e nacionais no CBGCV permite discutir em alto nível como está a questão de ACV no Brasil. Para este ano, vamos ter uma edição especial da LALCA - Revista Latino-Americana de ACV - sobre o evento. O Ibict atua tanto na organização quanto no comitê científico do congresso, o que permite que o Instituto tenha uma participação efetiva no que diz respeito à formação de redes de profissionais de ACV no país. Vamos apresentar a LALCA e o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil)”, salientou Tiago.

Tiago contou que o tema da quinta edição do congresso é “Gestão do Ciclo de Vida nos Trópicos”. “O evento reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam com ACV.  Vamos debater sobre a aplicação e a adaptação de metodologias de inventário do ciclo de vida (ICV), assim como avaliar os impactos do ciclo de vida à realidade brasileira ou de climas tropicais em outras regiões do mundo. Também vamos discutir o pensamento do ciclo de vida no planejamento estratégico, as aplicações de avaliação e a gestão do ciclo de vida no brasil e no mundo”, ressaltou o coordenador do Ibict.

Para Maria Clea Brito de Figueiredo, coordenadora geral do CBGCV e pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, o congresso normalmente ocorre na Europa, e a versão brasileira acontece a cada dois anos, quando a comunidade de ACV se reúne para debater questões, entre as quais, como utilizar melhor essa ferramenta no país.

“A parceria do Ibict só engradece a realização do evento, pois o instituto tem experiência em organização de congressos, além de contar com uma equipe de profissionais qualificados em ACV e que vestem a camisa com afinco. Em um ano difícil para o país, todo apoio, principalmente do Ibict, é fundamental para o sucesso do congresso”, disse Maria Clea Figueiredo.

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.embrapa.br/vcbgcv/inscricoes

 

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 30/06/2016 14:30