Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Revista do Instituto Nacional de Educação de Surdos adota o SEER, promovendo a inclusão social no Brasil

 

A Revista Fórum, um dos canais de comunicação científica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), é a primeira revista científica brasileira bilíngue, em Português e Libras (Língua Brasileira de Sinais), no formato eletrônico. A Fórum foi criada em 2001, na versão impressa, e passou por uma reestruturação em 2015. Com nova política editorial foi adotado o SEER - Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas, resultado de prospecção tecnológica do IBICT, que optou pela customização do Open Journal Systems (OJS), software  desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. O SEER é uma tradução do IBICT, instituição também responsável por treinamentos e sua distribuição para amplo uso por periódicos científicos nacionais.

O Comitê Editorial conta com a participação de pesquisadores surdos de diversas instituições brasileiras e estrangeiras e tem como editora científica a professora surda doutora em Linguística, Ana Regina Campello. Entre os participantes do projeto de editoração eletrônica está a Professora do INES Dra. Tania Chalhub, ex-bolsista de pesquisa do IBICT, instituição na qual realizou o seu pós-doutorado, tendo como tema de pesquisa repositórios institucionais. Atualmente o periódico disponibiliza artigos em vídeos em Libras, assim como os resumos dos artigos publicados em português.

O link para acessar a Revista Fórum é o seguinte:

http://www.ines.gov.br/seer/index.php/forum-bilingue/issue/view/6/showToc

O IBICT parabeniza o INES e sua equipe editorial pelo importante e decisivo passo para inclusão cognitiva e social no Brasil.

 

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 06/12/2017 15:15