Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é reformulado

 

O Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr) está de cara nova. O portal é uma importante iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que tem por objetivo reunir as publicações científicas brasileiras em um único portal de busca.

O serviço é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa. Publicações científicas, entre artigos, livros, teses, dissertações e trabalhos publicados em eventos científicos estão no acervo do site, disponíveis em acesso aberto e com a possibilidade de realizar downloads.

A coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro de Melo, afirma que o trabalho de reformulação do portal teve um longo percurso, recebendo substanciais melhorias, tais como uma nova interface de busca baseada no sofware VuFind, o que acrescentou importantes funcionalidades de recuperação da informação.

“Houve também uma atualização do sistema que realiza a coleta dos metadados das instituições participantes, com o uso de tecnologias robustas e modernas, como o software REPOX e o sistema de validação da rede LA Referencia”, disse a coordenadora.

O oasisbr tem, hoje, em seu total, mais de um milhão e 200 mil documentos, e reúne além do conteúdo de instituições brasileiras, a produção científica vinda do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Acesse o portal: http://oasisbr.ibict.br

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

20/07/2015

Fonte: Bianca Amaro

Créditos da imagem: oasisbr

Data da Notícia: 20/07/2015 14:50