Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Lançamento de dicionário crítico com participação de pesquisador do IBICT/COEPE

 

No dia 12 de julho será lançado, no Auditório Florestan Fernandes, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP), o Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. A obra de cerca de 700 páginas conta com dezenas de pesquisadores do Brasil e visa colocar em foco as mais diferentes abordagens que correlacionam aspectos críticos pertinentes à educação, às tecnologias da informação e da comunicação e ao potencial de desenvolvimento de distintas práticas pedagógicas a partir dos cenários possibilitados pelas novas tecnologias.

Dentre os cerca de 200 verbetes, encontramos os conceitos como "aprendizagem ubíqua", "autoria na cultura digital", "bibliotecas digitais", "ciberativismo", "e-cidadania", "inclusão digital", "precarização do trabalho docente virtual", "robótica pedagógica" e "webfólio de aprendizagem". Todos os verbetes procuram correlacionar aprendizagem, conhecimento e tecnologia.

O pesquisador adjunto Gustavo Silva Saldanha, do IBICT, integra a publicação em co-autoria com a pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o verbete "informação". Na apresentação do conceito, os autores apontam as questões históricas, epistemológicas, sociais e aplicadas da informação, no intuito de demonstrar as mais diferentes possibilidades de compreensão e de uso da noção no desenvolvimento de uma filosofia e de um conjunto de práticas contemporâneas.

Para saber mais informações, adquirir a publicação ou para conhecer a obra, os links abaixo estão disponíveis:

Para adquirir - Pedidos: http://cietenped.ufscar.br/livros

Para saber mais sobre o Dicionário:

Mais detalhes da obra: www.grupohorizonte.ufscar.br

Contato: grupohorizonte@ead.ufscar.br

Fonte: IBICT/COEPE

Data da Notícia: 26/06/2018 15:45