Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Indrajit Banergee, da Unesco, visita o Ibict em Brasília

Indrajit Banergee, da Unesco, visita o Ibict em Brasília

Reunião com diretoria da Unesco

 

Na manhã dessa terça-feira (28), a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, recebeu o diretor da Divisão da Sociedade do Conhecimento do Setor de Comunicação e Informação da Unesco, Indrajit Banergee, que esteve na Instituição acompanhado do seu coordenador de comunicação e informação do escritório da Unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares, e pequena comitiva. Durante a reunião, realizada na presença de todos os coordenadores do Ibict, foram apresentados os quatro programas prioritários do organismo internacional e também os produtos e serviços do Instituto voltados à informação.

De acordo com Cecília Leite, a reunião foi muito importante porque o diretor Indrajit Banergee percebeu que o Ibict está apto para colaborar com a Unesco em seus programas. “A ideia é que façamos um acordo de cooperação para atuarmos em parceria com os quatro temas desenvolvidos por eles, como o acesso aberto, preservação digital, informação para todos e aprendizagem informacional”, explicou Cecília Leite.

A Unesco criou um portal global de acesso aberto, com o objetivo de verificar o que estava sendo realizado em nível mundial em termos de acesso aberto e das políticas de revistas online. Ao todo temos 140 países no portal. Segundo o diretor Indrajit Banergee, o Ibict com o seu trabalho de excelência em acesso aberto poderá ser uma força motriz para este portal. “Precisamos de um parceiro como o Instituto”.

O coordenador de comunicação e informação da Unesco em Brasília, Adauto Soares, informou que a visita do diretor foi uma forma de disseminar os programas no Brasil, porque eles são de fundamental importância para todos. “O Ibict por ser coordenador do Comitê Nacional do Ifap no Brasil também tem um papel importante para nós. Sem informação não há desenvolvimento”, disse Soares.

 

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 29/04/2015 12:10