Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Ibict realiza eventos na área de informação e preservação digital

 

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Seminário sobre Informação na Internet. O evento, que será realizado no período de 3 a 6 de agosto, em Brasília, é organizado a cada dois anos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), desde 2006. A ideia do encontro é reunir representantes do governo, iniciativa privada e academia para discutir assuntos relevantes relacionados ao uso técnico, científico, educacional, cultural e social da Internet. Simultaneamente ao evento, acontece o Seminário Internacional de Preservação Digital (Sinpred) com o objetivo de discutir a preservação digital e o uso de tecnologias para arquivamento de documentos eletrônicos na internet em longo prazo. Sua primeira edição foi realizada em 2014 pela Rede Brasileira de Preservação Digital, a Rede Cariniana, ligada ao Instituto.

Segundo o coordenador de planejamento, acompanhamento e avaliação do Ibict e organizador dos eventos, Ricardo Rodrigues, os seminários representam a soma dos esforços do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto no sentido de promover ações que levem ao melhor uso das tecnologias de informação e internet por parte dos cidadãos brasileiros. “Serão analisados os aspectos relativos à internet no Brasil, bem como as políticas que interferem no seu desenvolvimento, modernização e uso, entre outros temas”, explicou Rodrigues.

Estão previstas ainda discussões sobre a Internet: Direitos Autorais; Lei da Informática; Internet e TV Digital Interativa e Informação e Privacidade. A programação completa será divulgada posteriormente. Iniciativas de preservação digital, política de preservação digital, curadoria digital e arquivamento eletrônico e tecnologias de preservação digital estão entre as abordagens esperadas para o Sinpred.

Para o coordenador da rede Cariniana no Brasil, Miguel Arellano, o objetivo da realização do Sinpred é promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros e usuários, de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país e da América Latina. “A ideia é difundir o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede”, disse.

No dia 6 de agosto acontece ainda o IV Encontro da Rede Cariniana, que será dedicado a reuniões técnicas com representantes das oito instituições parceiras da Rede, estudantes e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital, além nossos representantes regionais. Os inscritos no evento poderão assistir também às discussões do Encontro.

Para mais informações e inscrição antecipada:

http://eventos.ibict.br/index.php/ssin/ssin

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 28/07/2015 12:20