Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

IBICT promove troca de experiências científicas com Universidade Humanística de Utrecht

IBICT promove troca de experiências científicas com Universidade Humanística de Utrecht

O IBICT enviou seu pesquisador Clóvis Montenegro de Lima (à direita) e recebeu Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks (à esquerda) em sua Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEP) no Rio de Janeiro.

A troca de experiências científicas entre o IBICT e a Universidade Humanística de Utrecht (Holanda) vem rendendo frutos positivos para as duas instituições. Em 2015, o Instituto enviou seu pesquisador Clóvis Montenegro de Lima e recebeu Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks em sua Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEP) no Rio de Janeiro.

 

IBICT envia pesquisador à UvH

No período de 27 de fevereiro de 2015 a 17 de março de 2015 o pesquisador do IBICT, Clóvis Montenegro de Lima, esteve na Holanda como pesquisador visitante na Universidade Humanística de Utrecht.

“A visita técnica foi extremamente importante para fortalecer a cooperação entre o IBICT e a Universidade Humanística de Utrecht (UvH), particularmente com o seu Grupo de Pesquisa de Estudos Críticos das Organizações – KOIS. Nesta visita abriu-se a possibilidade de cooperação com o Departamento de Ética no Cuidado, que tem sido o grande responsável pela visibilidade da UvH na Europa”, afirmou o pesquisador.

De acordo com Clóvis Lima, a visita proporcionou o aprofundamento da discussão do conceito de Estudos Humanísticos da Informação e o trabalho científico em conjunto dos pesquisadores das duas instituições. Os pesquisadores da UvH, Harry Kunnemann e Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks, se tornaram membros do Comitê Editorial da revista “Logeion” e Fernando Suarez Muller, da revista “P2P&Inovação”. “O fortalecimento é relevante neste momento em que está sendo apresentada uma proposta de cooperação para as agências CAPES e NUFFIC, que viabilize o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e estagiários de pós-doutorado”, acrescentou Lima.

O pesquisador do IBICT também conversou com os pesquisadores do Instituto de Information Law da Universidade de Amsterdã que trabalham com privacidade, regulação da internet e direito autoral. “Eles foram extremamente receptivos a um intercâmbio com o IBICT e se comprometeram a colaborar com as revistas Logeion e P2P&Inovação”, destacou Clóvis Lima.

 

IBICT recebe pesquisador no RJ

No mês de abril de 2015 o IBICT recebeu no Rio de Janeiro o pesquisador da UvH, Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks. Dentre as atividades realizadas, destacaram-se as reuniões com o grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação; atendimento e orientação aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI – IBICT/UFRJ); participação nas aulas da disciplina "Ética e informação", do professor do PPGCI (IBICT/UFRJ) e pesquisador do IBICT, Clóvis Montenegro de Lima; discussão sobre a cooperação do IBICT com a Universidade de Utrecht.

No dia 27 de abril de 2015, o pesquisador visitante fez a Conferência “O Commons: lugar da Informação”, destacando a informação e a comunicação com lugar. A partir de análises teóricas sobre a temática, chamou a atenção para a Praça, “um espaço de todos, onde todos estão em casa. É o lugar do povo, dos que não podem entrar no Palácio. É o lugar do protesto. Da diversidade”.

Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks é professor da Universidade Humanistica de Utrecht (Holanda) e professor honorário da Universidade de Leicester (Reino Unido). Estudou Sociologia e Filosofia, em Santiago do Chile, Tilburg e Amsterdã. É Mestre em Sociologia Teórica e em Estética pela Universidade de Amsterdã e PhD em Estética. Realiza pesquisas sobre Organizações e Gestão, analisando Filosofia das Organizações. Publicou sete livros e mais de 85 artigos em periódicos especializados.

Eula D.T.Cabral

Fonte: Pesquisadores

Créditos da imagem: Eula D.T.Cabral

Data da Notícia: 29/04/2015 17:25