Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Ibict e USP iniciam pesquisa que reforçará o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida – SICV/BR

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade de São Paulo (USP) iniciaram uma pesquisa que permitirá concluir sobre a consistência do processo de carregamento de inventários para o Sistema Brasileiro de Inventário do Ciclo de Vida do Brasil (SICV Brasil).

A pesquisa está sendo desenvolvida pela equipe de ACV do Ibict em parceria com Diogo Aparecido Lopes Silva, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da USP de São Carlos/SP. O estudo ajudará no fortalecimento do banco SICV Brasil, tornando-o mais consistente e confiável para uso do setor público, indústria e academia.

Segundo Diogo Silva, a pesquisa deverá ficar pronta até o final deste semestre e será lançada uma publicação com os resultados. “Em nosso país, o desenvolvimento do banco de dados do SICV Brasil está em sua fase de finalização, e após sua publicação as pesquisas envolvendo avaliação do ciclo de vida deverão evoluir fortemente. Contudo, é necessário que o nosso banco de dados seja consistente, confiável e completo. Por isso, a importância dessa pesquisa”, esclareceu o pesquisador.

SICV Brasil

O Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida tem a missão de criar, manter e prover acesso aos dados de Inventários do Ciclo de Vida (ICV) de produtos e processos da cadeia produtiva brasileira, bem como validar a informação a ser inserida pelos diferentes parceiros de ACV. É um sistema de informações gerenciais, composto por pessoas desempenhando papéis gerenciais e técnicos que visam o cumprimento da missão externa do sistema: um sistema gerenciador de bases de dados que conterá o conjunto consolidado dos inventários brasileiros.

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Ibict e USP iniciam pesquisa que auxiliará o SICV/Brasil

Data da Notícia: 29/04/2015 10:50