Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Evento em Brasília discute os novos rumos da internet no Brasil e no mundo

Evento em Brasília discute os novos rumos da internet no Brasil e no mundo

Mesa de abertura

 

O 5º Seminário sobre Informação na Internet e o II Sinpred foram iniciados na manhã desta segunda-feira (3), no Parlamundi, em Brasília. Na presença de cerca de 200 inscritos, a abertura contou com a participação de Luana Roncaratti, representando o Ministro da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Aldo Rebelo,  e a Secretaria de Políticas de Informática (Sepin); Cecília Leite, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Emir Suaiden, diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB); e Nelson Simões, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e, no ato, representando o Comitê Gestor de Internet.

Luana Roncaratti disse que o MCTI vem, ao longo dos anos, propondo e executando políticas consistentes para os vários setores e para o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente para o setor de tecnologia da informação e de comunicação. “Um componente muito importante que o Ministério dispõe e, que muito o fortalece nesse papel, é justamente a vinculação a vários institutos e unidades de pesquisa como, por exemplo, o Ibict e o vínculo com organizações como a RNP”, disse. Segundo a representante do MCTI, a realização dos seminários organizados pelo Ibict vem ao encontro desse desafio de promover o diálogo com o Estado, a academia  e com a sociedade em geral.

A diretora do Ibict, Cecília Leite, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a satisfação pela realização dos eventos, que traduzem o trabalho que o Instituto vem realizando ao longo dos anos. “Estamos na vanguarda do movimento da preservação digital e o MCTI tem dado muito apoio nesse sentido. Nós queremos contribuir para que ele seja reconhecido como um dos ministérios mais importantes do Governo Federal. Afinal, sem ciência e tecnologia, pesquisa e informação, nenhuma instituição pode avançar nas suas áreas de atuação”, comentou Cecília, que enfatizou ainda que “o Ibict está integrando todas essas informações para fazer com que o Brasil deixe de ser o país do futuro e seja o país do presente com um belo futuro”.

Nelson Simões, diretor-geral da RNP, disse que eventos como esses são importantes para o desenvolvimento da internet no País. “Os temas das discussões estão na agenda dos modelos, das dificuldades, dos desafios que ainda temos no desenvolvimento da internet no Brasil e em âmbito global”.

Para Emir Suaiden, diretor da Biblioteca Central da UnB, a realização dos seminários é um marco que, cada vez mais, tem atraído um público diferenciado formado por intelectuais e estudiosos dos temas relacionados com as discussões que serão tratadas durante os três dias dos eventos. “Esse é um exemplo digno de uma sequência lógica de um evento de sucesso que começou na minha gestão e que está se tornando importante para o desenvolvimento nacional”, comemorou Suaiden, que é ex-diretor do Ibict.

O evento está sendo transmitido ao vivo pelo link: www.grupo-e.org/#!web-tv/c1ki5r.

 

Cláudia Mohn e Daniela Cunha
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Cláudia Mohn

Data da Notícia: 03/08/2015 11:30