Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Especialista em avaliação do ciclo de vida de produtos e serviços ministra curso no Ibict

Especialista em avaliação do ciclo de vida de produtos e serviços ministra curso no Ibict

Curso de capacitação em ACV é ministrado no Ibict

 

A equipe do Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (ACV/Ibict) participa, de 17 a 19 de agosto, do Curso de Avaliação do Ciclo de Vida: Teoria e Prática. O curso, que está sendo ministrado pelo especialista Gil Anderi da Silva e seu colaborador Reynaldo Arbue Pini, visa contribuir ainda mais com a capacitação da equipe do Ibict na temática de ACV.

Segundo o coordenador do Projeto ACV, Tiago Braga, a capacitação é dividida em duas etapas. “Nesse momento, o foco são os conceitos e as teorias de ACV. O objetivo é permitir que a equipe tenha mais subsídios para discutir políticas públicas relacionadas à área. O curso trabalha detalhes e pontos inerentes às discussões internacionais que ainda estão em aberto”, esclarece o coordenador.

Gil Anderi destaca que a abordagem dessa aula é inédita. Segundo o especialista, a capacitação tem como meta oferecer a seus participantes condições para que eles executem planos de ACV. “Geralmente os cursos que eu ministro são voltados ao aprendizado, para que os participantes entendam o que é ACV. Esse que estou ofertando ao Ibict visa a iniciação da prática em ACV, ou seja, a equipe do Ibict começará a discutir e desenvolver as propostas em ACV, e esse treinamento os auxiliará na realização de futuros projetos”, observou Anderi.

Para as colaboradoras do Ibict Suelen Santos e Carla Gama, as aulas estão sendo de grande valia, acrescentando importantes conhecimentos no trabalho do projeto no instituto. Suelen Santos explica que o curso veio para preencher algumas lacunas teóricas, uma vez que a equipe é formada por profissionais de diversas áreas que não possuem formação específica em ACV. “Estamos tendo a oportunidade de obter uma visão mais profunda sobre o tema, além de aprender como esse conhecimento pode ser aproveitado em futuros projetos e parcerias”, pontua Carla Gama.

Gil Anderi da Silva

Especialista na área de ACV há quase 20 anos, Gil Anderi da Silva é um dos precursores nas discussões dessa temática no Brasil. O professor é o atual presidente da Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV), organização que desenvolve ações, eventos e documentos voltados à sustentabilidade, economia verde, consumo consciente, ecologia e tecnologias limpas.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação do Ibict

19/08/2015

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 19/08/2015 15:15