Natal 2018Banner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

É lançado guia do usuário do Omeka

 

O Guia de Usuário do Omeka é um dos resultados do projeto de pesquisa firmado entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT), que objetiva propor melhorias nos sistemas de informação mantidos pela Biblioteca Graciliano Ramos. Um estudo que pode ajudar outras instituições, na medida em que muitas instituições de ensino e pesquisa possuem problemas semelhantes.

Este trabalho compreende cinco partes, destinadas a abranger as principais questões que envolvem o uso do Omeka, ferramenta destinada a gerenciar coleções digitais e que atende a vários tipos de usuários. Mesmo voltado as bibliotecas, este guia busca atender também a outros profissionais de informação que atuam na gestão de coleções digitais em várias áreas.

O Guia de Usuário do Omeka preenche uma lacuna de publicações sobre esse software livre em língua portuguesa - até então incipientes - e contribui para o seu uso no Brasil. Nesse sentido, a Enap e o Ibict contribuem com instituições que desejam gerir e apresentar as suas coleções digitais, diante da indiscutível necessidade de disseminar as coleções digitais na internet.

Fonte: Repositório Institucional da ENAP

Créditos da imagem: Repositório Institucional da ENAP

Data da Notícia: 23/05/2018 11:00