Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Doutora da Universidade de Havana visita o Ibict

Doutora da Universidade de Havana visita o Ibict

Professora da Universidade de Havana em visita ao Ibict

Como parte das atividades de pesquisa e desenvolvimento de serviços de preservação digital da Rede Cariniana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a professora da Universidade de Havana, Dunia Llanes Padron, participou de uma visita técnica ao Ibict, na última semana. Desde o dia 27 de abril, a professora e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Salamanca, na Espanha, está colaborando na construção de um serviço de preservação de acervos arquivísticos em sistemas de gestão de informações históricas e administrativas.

O tema da preservação digital está sendo abordado em reuniões com a equipe de colaboradores da Rede no Ibict e da Universidade de Brasília (UnB). Na oportunidade, foram apresentados o sistema do Centro Internacional de Arquivo (ICA-AtoM) e os estudos e discussões sobre as parcerias de gestão arquivísticas, que são atividades do grupo de pesquisa da Rede Cariniana que tratam do gerenciamento eletrônico de documentos e a digitalização de acervos de instituições nacionais de ensino e pesquisa.

A colaboração da professora Padron está direcionada à formulação de estratégias e propostas a serem adotadas pela coordenação da Rede Cariniana para uma gestão documental integral. Ela apresentou os elementos descritivos do sistema de gestão documental, que compõem o software para gestão de conteúdo baseado nas normas internacionais do ICA-AtoM. Sua orientação na produção e uso desse sistema dará subsídio ao serviço de preservação de acervos arquivísticos a ser implementado pela Rede Cariniana.

 

 

Victor Almeida
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Fonte: Miguel Arellano - Rede Cariana

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 04/05/2015 12:25