Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Diretor do MCTIC visita o IBICT

Diretor do MCTIC visita o IBICT

Luiz Borda fala aos servidores, bolsistas e terceirizados do IBICT

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) recebeu a visita, nesta quinta-feira (11), do diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais substituto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luiz Henrique da Silva Borda, acompanhado de Alex Fabiano Magalhães, coordenador das Unidades de Pesquisa, e de Hugo Ungaretti, coordenador de Avaliação, ambos do MCTIC. Eles foram recebidos pela diretora do IBICT, Cecília Leite, no auditório do Setor de Autarquias Sul (SAUS), com a presença dos servidores, bolsistas e terceirizados do Instituto.

O diretor do MCTIC, Luiz Borda, explicou, em sua fala, que desde que assumiu o cargo no ministério, em setembro de 2016, tem tido a preocupação de conhecer de perto as Unidades de Pesquisa. “Tenho feito uma campanha de visita a cada uma das unidades de pesquisa do MCTIC. Acho fundamental uma visita técnica de acompanhamento a todas as instituições. O meu intuito é tentar resolver os problemas enfrentados pelas unidades. Não que eu vá solucionar todos os problemas existentes, mas vou tentar com afinco. As dificuldades são grandes, mas empreendemos esforços e vemos a necessidade de dar suporte às organizações para manter andando as atividades correntes”, salientou.

Luiz Borda reforçou a necessidade de trabalhar em parceria com as Unidades de Pesquisa. “Estamos todos no mesmo barco de carência de recursos e pessoal. Fizemos uma reestruturação na coordenação para recuperar sua importância. Com relação ao encontro de hoje, eu saio mais infeliz do que entrei. Mas, como disse anteriormente, isso é um bom sinal e é devido à grande quantidade de informação recebida neste encontro, significando que tenho a certeza de que preciso saber muito mais sobre o IBICT e seus produtos e serviços, que são tantos”, ressaltou.

Cecília Leite disse que a vinda do diretor do MCTIC ao IBICT fortalece os laços e disse esperar que esta seja a primeira de outras visitas dele ao instituto. “Somos MCTIC, o IBICT precisa ser mais conhecido e utilizado pelo ministério. Gostaria que este encontro marcasse um novo tempo na relação entre o ministério e o IBICT, um instituto de vanguarda, vanguarda essa que é a sua marca. Na gênese do instituto está a informação, que é a essência do conhecimento, que é a fonte da inovação. Queremos muito e sempre contribuir com o trabalho do ministério”, enfatizou.

A diretora do IBICT, na ocasião, fez um retrospecto da história do instituto. “Enfrentamos dificuldades e glórias. Entender a nossa história de luta e de crescimento é fundamental para o nosso desempenho. O fundamento da nossa atuação vem da ciência da informação associada à tecnologia da informação. Uma nova abordagem de ciência com as demais áreas do conhecimento, mantendo suas respectivas especificidades, o que possibilita uma inter-relação dimensional com as diversas áreas do saber e todas entre si, de forma interativa e integradora, pois o IBICT é um centro integrador da informação em C&T”, afirmou.

Na ocasião, os coordenadores de projetos do IBICT fizeram um “briefing” comentando os trabalhos executados por suas coordenações e sobre os projetos relevantes do instituto. Também foi mostrado o vídeo institucional. O evento foi transmitido por videoconferência com o IBICT/Rio.

 

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

11/05/2017

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 11/05/2017 15:45