Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

DF100 Fogo é lançado durante evento no Jardim Botânico de Brasília

DF100 Fogo é lançado durante evento no Jardim Botânico de Brasília

Fátima Tavares, do Ibict, fala sobre o aplicativo DF100 Fogo

 

 

O diretor do Jardim Botânico de Brasília, Jeanito Gentini, lançou, na manhã do último domingo (31/05), o aplicativo para controle de incêndios florestais, o DF100 Fogo. O dispositivo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o JBB, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), como uma tecnologia digital, que visa estimular a participação social na gestão ambiental. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal, a Secretaria de Áreas Protegidas do Cerrado e Direitos Animais e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal também compõem a parceria.

Responsável pelo projeto no Ibict, a analista Fátima Tavares explicou a estrutura de informação que foi desenvolvida para que o aplicativo fosse concebido. Segundo ela, o sistema possibilita a integração de informações que são notificadas pelos usuários e também de outras fontes de informação que levam a considerar a análise da situação em termos da sua problemática em caráter mais emergente e prioritário. “Nossa perspectiva é que esse sistema possa ser ampliado futuramente para outras áreas do Distrito Federal. É um incentivo para que a população contribua também”, disse Fátima.

O secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, comemorou a parceria entre as secretarias do Governo do Distrito Federal com órgãos representantes do Governo Federal. “Estamos vivendo uma nova fase da gestão pública do Brasil de integração entre nós para uma ação efetiva de prevenção e gestão ambiental de combate a incêndios”, afirmou Lima.

Com esse instrumento, a população poderá notificar a ocorrência de incêndios nas proximidades do Jardim Botânico. Mensagens de voz, texto ou fotografias e também as coordenadas geográficas poderão ser enviadas pelos voluntários, que instalarem o aplicativo disponível para download no site do JBB (www.jardimbotanico.df.gov.br). No momento, só é possível a instalação em celulares no sistema Androide. Mais informações sobre o aplicativo podem ser conseguidas pelo telefone: (61) 3366-1341 e (61) 8320-2000.

 

Robson Almeida, Jeanito Gentilini, Fátima Tavares e Ricardo Rodrigues

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Cláudia Mohn

Data da Notícia: 01/06/2015 12:50