Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Conferência de Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks chama atenção para o Commons

Conferência de Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks chama atenção para o Commons

Kaulingfreks mostrou que a Praça é o "lugar do protesto. Da diversidade”.

No dia 27 de abril de 2015 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência “O Commons: lugar da Informação” com o pesquisador Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks, especialista em desenvolvimento organizacional, gestão estratégica, inovação, estética e estudos organizacionais críticos. Com a presença de professores e pesquisadores, o evento foi aberto pela Coordenadora da COEP/IBICT, Lena Vania Ribeiro Pinheiro, e pelo pesquisador do IBICT, Clovis Montenegro de Lima.

 

Kaulingfreks destacou a informação e a comunicação com um lugar. A partir de análises teóricas sobre a temática, chamou a atenção para a Praça, lugar central da cidade, espaço público, de todos, espaço comum onde ninguém é visita. “Um espaço de todos, onde todos estão em casa”.

 

Para o conferencista, as origens da Praça estão na Ágora grega, lugar da política, onde todos discutem; no Commons, como um lugar que pertence a todos, onde o valor é compartilhado por todos; e na Segurança. “Praça significa lugar. É o local social, da sociedade. Todo tipo de interação é possível na praça. É o lugar da comunidade”. Onde, ao mesmo tempo em que está rodeada por lojas, prédios residenciais e até governamentais, “a praça não pode ser controlada. A praça é o lugar da comunidade. O aspecto democrático da praça é um problema para o poder. É o lugar do povo, dos que não podem entrar no Palácio. É o lugar do protesto. Da diversidade”.

 

A partir de análises sobre o Commons como lugar e o uso da ilustração da Praça, local que vem reunindo pessoas em grandes protestos em vários países, destacou que “na praça há possibilidade de um outro mundo”.

 

Kaulingfreks esteve no Rio de Janeiro como pesquisador visitante do IBICT. Dentre as atividades que realizou, destacam-se as reuniões com o grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação; atendimento e orientação aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI – IBICT/UFRJ); participação nas aulas da disciplina "Ética e informação", do professor do PPGCI (IBICT/UFRJ) e pesquisador do IBICT, Clóvis Montenegro de Lima; discussão sobre a cooperação do IBICT com a Universidade de Utrecht.

 

Rudolf Gerard Abel Kaulingfreks é professor da Universidade Humanistica de Utrecht (Holanda) e professor honorário da Universidade de Leicester (Reino Unido). Estudou Sociologia e Filosofia, em Santiago do Chile, Tilburg e Amsterdam. É Mestre em Sociologia Teórica e em Estética pela Universidade de Amsterdam e PhD em Estética. Realiza pesquisas sobre Organizações e Gestão, analisando Filosofia das Organizações. Publicou sete livros e mais de 85 artigos em periódicos especializados.

Eula D.T.Cabral.

Fonte: Conferência “O Commons: lugar da Informação”

Créditos da imagem: Eula D.T.Cabral

Data da Notícia: 28/04/2015 15:55