Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Canal Ciência ministra oficina na UnB

Canal Ciência ministra oficina na UnB

Joelma Silva, colaboradora do Ibict, na oficina do Canal Ciência na UnB

 

O Canal Ciência, portal de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), acaba de expandir suas oficinas para os alunos de licenciatura da Universidade de Brasília. A novidade foi divulgada pela servidora do Instituto Aline Veloso, que explicou que a ideia é buscar multiplicadores da metodologia utilizada pelo Canal Ciência na orientação de estudantes na busca de informação correta na internet para a realização de pesquisas escolares.

Desde 2014, quando foi reformulada a oficina e criada a metodologia utilizada atualmente pelo Canal Ciência para pesquisas na internet, Aline Veloso conta que já foram ministradas 42 oficinas em escolas urbanas, rurais, particulares e públicas do Distrito Federal, atendendo a cerca de 1550 alunos e professores, sem contar aqueles atendidos em eventos nos quais o portal de divulgação científica teve participação.

A oficina ministrada para alunos de licenciatura da UnB aconteceu na Faculdade de Educação, com a presença de cerca de 30 estudantes oriundos dos mais variados cursos, como pedagogia, história, geografia, física e matemática. “Essa foi a primeira de uma série de oficinas que serão ofertadas na turma de Didática oferecida pela Faculdade de Educação para turmas de Licenciatura. A nossa ideia é de que eles se tornem multiplicadores da metodologia do Canal Ciência”, enfatizou.

Segundo Aline Veloso, são cinco etapas utilizadas pela metodologia do Canal Ciência, sendo elas a escolha do navegador e do buscador; a escolha de um site confiável; uso crítico reflexivo da informação; importância dos créditos; e saber como dar os créditos certos.

“A oficina pedagógica presencial estimula o trabalho de orientação, busca e uso ético da informação científica e tecnológica na internet. Ensinamos a metodologia aos alunos, a partir do 6º ano ao 3º ano do ensino médio, com slides, dinâmicas de grupos, joguinhos e conversa. O objetivo é que eles façam busca na internet de forma crítica, reflexiva e ética, para a elaboração de um trabalho escolar”, disse.

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 24/03/2016 15:30