Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Produtos do Ibict foram destaques na SBPC

Produtos do Ibict foram destaques na SBPC

Cecília Leite

 

 

A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, fez uma avaliação positiva da participação do Instituto na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no período de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Segundo ela, o Ibict está cumprindo o seu objetivo de contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação do País. Durante o evento, foi apresentado o Canal Ciência, um portal de divulgação científica que é um projeto de competência em informação e apoio à educação científica e oferece conteúdos digitais e atividades educativas.

Cecília Leite observou os resultados positivos conquistados após a participação desse instrumento durante o evento.  “O prefeito de São Carlos, Paulo Roberto Altomani, interessou-se pelo material do Canal Ciência, pois o município recebeu uma doação de computadores para montagem de laboratórios em escolas públicas. Ou seja, essas informações existentes no Portal serão utilizadas na aplicação de conteúdo nas salas de informática. Esse é o início de uma possível parceria entre nós”, salientou.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, também esteve presente à SBPC e ressaltou a importância das unidades de pesquisa para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Rebelo afirmou o seu apoio e valorização a essas instituições e informou ainda que conferirá à Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisas, o status de secretaria.

Durante a reunião realizada com o ministro e diretores das unidades de pesquisa, o Ibict apresentou o projeto BRCRIS, um portal de integração inspirado em um modelo desenvolvido na Europa. “Estamos trabalhando no desenvolvimento desse importante instrumento e fomos parabenizados pela nossa iniciativa”, comentou a diretora do Ibict, Cecília Leite.

Sobre o BRCRIS

O BRCRIS é uma analogia ao PTCRIS, desenvolvido em Portugal, que está associado ao EUROCRIS – um sistema de informação que existe em diversos países desenvolvidos. Trata-se de um projeto que promove a gestão, produção e acesso à informação sobre a atividade científica nacional, promovendo a integração de diferentes órgãos governamentais. Por meio desse sistema, diversas instituições, periódicos e pesquisadores, por exemplo, recebem registros internacionais. Esses números universais são fornecidos para diferentes categorias na área de ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, o BRCRIS encontra-se em fase de concepção e definição de suas etapas e parcerias.

Cláudia Mohn e Daniela Cunha
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Divulgação

Data da Notícia: 21/07/2015 12:20