Natal 2018Banner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações é apresentado na SBPC 2018

Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações é apresentado na SBPC 2018

Oficina “VISÃO: informação aberta para tomada de decisão

 

Durante a participação na 70ª reunião da a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizou a oficina “VISÃO: informação aberta para tomada de decisão”.

Desenvolvida pelo IBICT, o VISÃO é uma ferramenta de disponibilização e visualização de informações provenientes de diversas bases de dados, baseadas em localização geográfica, para dar suporte à tomada de decisão.

A partir dos conceitos de dados abertos e observatórios, Francisco Rocha, assistente de pesquisa do IBICT, apresentou como as informações produzidas no âmbito governamental podem ser utilizadas para a tomada de decisão, apoio à construção de políticas públicas e suporte à pesquisa científica, a partir do Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (VISÃO).

“Apenas uma parte das pessoas presentes na oficina estavam familiarizadas com a questão dos dados abertos ou do acesso à informação”, afirmou Francisco. Segundo o assistente de pesquisa, “o VISÃO gerou bastante interesse nos participantes da oficina, pois aproximou a ideia de que a informação produzida no âmbito governamental pode ser usada por todos os cidadãos, de forma visual e interativa”.

A SBPC foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. A oficina aconteceu no dia 27 de julho de 2018, no contexto da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais.

 

 

Francisco Rocha

Comunicador Social

Data da Notícia: 30/07/2018 10:20