Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

O IBICT, através da COEPE, está lançando neste mês de maio o “Programa TEICI IBICT: filosofia, epistemologia e história da Ciência da Informação nos trópicos”.

 

O IBICT, através da COEPE, está lançando neste mês de maio o “PROGRAMA TEICI IBICT: filosofia, epistemologia e história da Ciência da Informação nos trópicos”. O Programa TEICI coloca em pauta a construção histórica e atual da reflexão sobre a filosofia, a epistemologia, a história e as teorias da Ciência da Informação no contexto brasileiro, tendo como sustentáculo a experiência dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e seu pioneirismo nos enfoques metaepistêmicos do campo informacional no país.

 

O Programa parte da fortuna crítica constituída no âmbito do Grupo de Pesquisa Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade da Ciência da Informação (TEICI), criado em 1996 por Maria Nélida González de Gómez e Lena Vania Ribeiro Pinheiro. O grupo, um marco no cenário das investigações filosóficas no campo informacional na América Latina, ultrapassa duas décadas de produção e de representação das temáticas teóricas em Ciência da Informação, tendo formado docentes e pesquisadores que multiplicaram as discussões do domínio filosófico-informacional para o país em disciplinas de fundamentação do campo e projetos de pesquisa dedicados à seara filosófica.

 

O itinerário do grupo de pesquisa TEICI está diretamente relacionado a outras grandes instituições do pensamento teórico no campo informacional brasileiro. Duas das principais são: a linha de pesquisa dedicada aos enfoques metateóricos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT, em convênio com a UFRJ; o grupo de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) orientado para as investigações de ordem teórica.

 

A linha de pesquisa “Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ciência da Informação” (EICI) iniciou-se juntamente com o doutorado no ano de 1994. Trata-se de uma experiência singular de orientação focada nos dilemas filosófico-epistêmicos do campo, ainda hoje original diante da história dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Por sua vez, no contexto da ANCIB, o atual grupo de trabalho 1, “Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação”, constituído como “Epistemologia da Ciência da Informação”, em 2000, é resultado das ações pioneiras de Maria Nélida e Lena Vania, repercutindo diretamente as pesquisas realizadas no IBICT.

 

O Programa TEICI, visando o aprofundamento e a ampliação das fronteiras dessa trajetória teórica, atuará sob dois grandes eixos:

 

  • Historiográfico
  • Epistemológico

 

No primeiro caso, busca revisitar, visibilizar e discutir a produção realizada pelo Grupo de Pesquisa, seus atores centrais na vasta rede de integrantes no texto das últimas décadas. No eixo historiográfico, procura reconhecer, reunir e repercutir a produção contemporânea sobre os horizontes filosóficos, epistemológicos e históricos da Ciência da Informação no e a partir do Brasil.

 

O “Programa TEICI: filosofia, epistemologia e história da Ciência da Informação nos trópicos” contará, a partir de 2018, com eventos, publicações, livros e ações orientadas para o reconhecimento da produção histórico-epistêmica do campo informacional, bem como para a pluralidade de potenciais reflexivos, críticos e sociais na Ciência da Informação a partir dos olhares contemporâneos.

 

Gustavo Silva Saldanha

Lena Vania Ribeiro Pinheiro

Data da Notícia: 18/05/2018 10:30