Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Espaço do IBICT leva experiências do Canal Ciência para BiblioFest 2018

Espaço do IBICT leva experiências do Canal Ciência para BiblioFest 2018

Representantes do IBICT, ABDF, Bibliotecas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados durante a BiblioFest 2018

 

Os conceitos de cultura e divulgação científica foram apresentados no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), durante o BiblioFest 2018, que ocorreu no último sábado (17). O evento encerrou as atividades realizadas em comemoração à Semana do Bibliotecário 2018.

Organizado pela Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF), em parceria com diversas bibliotecas da capital, o festival teve como proposta celebrar junto à comunidade as bibliotecas e o acesso à leitura, a partir de atividades diversas como palestras, oficinas, bate-papo com autores e musicalização.

Para a diretora do IBICT, Cecília Leite, o BiblioFest finalizou com chave de ouro a Semana do Bibliotecário, pois reuniu várias instituições que participaram do evento com o propósito de comemorar junto à sociedade. “O festival atingiu expressivo público, em especial o púbico infanto-juvenil que acompanhou a oficina do Canal Ciência”.

Segundo Luciana Lima de Oliveira, presidente da Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF), a semana mostrou a importância da união da classe bibliotecária do DF. “Já nas reuniões de preparação da semana, identificamos o emprenho e adesão de várias instituições públicas e privadas, que mergulharam de cabeça na realização dessas atividades. O festival está finalizando uma semana cheia de ações que discutiram a situação atual e o futuro da área bibliotecária e dos seus profissionais”, observou a presidente da ABDF.

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) foi representado pela vice-diretora Lucimar Oliveira, que destacou a agenda de discussões da semana. “Tivemos debates enriquecedores no decorrer da semana. Tratamos a área e suas perspectivas com a sociedade, possibilitando divulgar para mais pessoas o nosso ofício”.

Mônica Rizzo, diretora da Biblioteca do Senado Federal, falou que as ações realizadas durante a semana contribuíram de formas diferentes na discussão sobre o profissional da área bibliotecária. “A participação da comunidade demonstra a importância do nosso trabalho. Promover o crescimento da relação bibliotecário e sociedade foi um dos focos desse evento”, explicou Mônica.

A diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Janice Silveira, reforçou que a semana teve como um dos seus objetivos discutir os desafios da biblioteconomia contemporânea a partir da discussão de políticas públicas voltadas para livro, leitura e bibliotecas. “Essas ações buscam, entre outros focos, investigar o futuro da atuação profissional dos bibliotecários diante das questões impostas pelas agendas sociais emergentes”.

 

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: IBICT

Data da Notícia: 19/03/2018 11:50