Outubro RosaBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Curso Práticas de Preservação Digital tem início em Brasília

 

O curso Práticas de Preservação Digital foi aberto, nesta segunda-feira (9), pela diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite. Ao dar as boas- vindas aos 30 participantes, Cecília leite salientou a importância de se ampliar o conhecimento para outras instituições. A diretora aproveitou a ocasião para agradecer os professores que, segundo ela, gentilmente atenderam à demanda do instituto, e desejou sucesso ao curso. “Que vocês aproveitem muito o curso Práticas de Preservação Digital e que saiam multiplicadores do conhecimento adquirido”, ressaltou.

As aulas acontecem de 9 a 13 de abril, no prédio do IBICT, em Brasília, e serão ministradas por 7 profissionais especialistas da área. O curso é promovido pela Rede Cariniana do IBICT e oferecerá conhecimentos atuais sobre as atividades relacionadas com o ciclo de vida da Preservação Digital. O conhecimento dos elementos constitutivos dos projetos e políticas de importantes iniciativas permitirá a conceitualização das abordagens adotadas por instituições públicas e privadas comprometidas com a guarda e acesso do patrimônio científico e cultural no país.

O curso tem como objetivos, segundo Miguel Angel Arellano, coordenador da Rede Cariniana, levar conhecimentos sobre preservação digital, com a identificação de suas principais características, além de oferecer informações acerca das ferramentas e programas necessários à estrutura de funcionamento das atividades relacionadas com a preservação digital. Também visa usar e avaliar as técnicas de preservação digital, instrumentalizando os participantes para a análise dos serviços disponibilizados nas iniciativas e projetos internacionais da Rede, além de elaborar políticas e projetos de preservação digital e estimular a ação cooperativa entre instituições e desenvolvedores. A carga horária é de 40 horas.

Veja a seguir o programa:

Módulo 1: Introdução ao acesso e à preservação digital

Resumo: apresentar os tópicos fundamentais da PD, que nesse curso serão política de PD, digitalização e preservação de documentos, com ênfase nos audiovisuais, e PD de repositórios institucionais.

Ministrantes: todos os professores.

Módulo 2: Políticas de preservação digital, direitos autorais e legislação

Resumo: trazer conceitos e definições básicas sobre política de PD - o que é, para que serve, e como elaborar itens imprescindíveis em políticas de preservação digital. Abordar a questão dos direitos autorais no que se refere à PD no Brasil.

Ministrantes: Sonia Boeres, José Carlos Grácio e Laerte Junior.

Módulo 3: Preservação de repositórios digitais – integração com Archivematica

Resumo: abordar o que são repositórios digitais, ou seja, bases de dados on-line que reúnem, organizadamente, a produção científica de uma instituição ou área temática. Também será apresentada a Archivematica como um sistema de PD que automatiza a preparação de objetos digitais, armazena-os e fornece acesso ao material arquivado.

Ministrantes: Ninfa Martinez e Miguel Angel Márdero Arellano.

Módulo 4: Procedimentos de digitalização

Resumo: introduzir o que é e o que envolve a digitalização, ou seja, o processo pelo qual uma imagem ou sinal analógico é transformado em código digital.

Ministrantes: Millard Schisler e Patrícia de Filippi.

Módulo 5: Preservação de audiovisuais (filmes, arquivos sonoros, imagens)

Resumo: apresentar a teoria e a prática da digitalização em laboratório de informática, mostrando equipamentos para o processo da digitalização dos documentos audiovisuais.

Ministrantes: Millard Schisler e Patrícia de Filippi

 

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 09/04/2018 11:15