Outubro RosaBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Coordenador da Rede Cariniana participa de seminário em Goa/Índia

 

Nos dias 5 e 6 de abril, o coordenador da Rede Cariniana, Miguel Ángel Arellano, participará do Seminar Focusing on Sustainability: Environmental, Social and Cultural Aspects. O evento, organizado pela Sociedade Lusófona de Goa (SLG) em parceria com o Centro Internacional de Goa (CIG), visa discutir a relação entre Goa/Índia e o Brasil para estabelecer possíveis projetos comuns entre instituições e associações dos dois países.

Goa é um estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra e Karnataka, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km a sul de Bombaim. A sua língua oficial é o concani, mas parte da população dessa região fala português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos.

Dois tipos de apresentação serão realizados: um presencial para os que estiveram no evento, e outro através de vídeos especialmente preparados pelos profissionais convidados. Farão parte do evento profissionais que atuam nas áreas de educação e cultura, como o ex-ministro da Educação do Brasil, Cristovam Buarque, a diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Liedi Bernucci, e o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Frederico Litto.

Miguel Arellano, coordenador da Rede Cariniana – rede de serviços de preservação digital organizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), fará uma apresentação sobre o trabalho de cooperação que está sendo desenvolvido entre o instituto e a SLG. “A ação consiste na colaboração entre instituições brasileiras e indianas no trabalho de preservação de materiais históricos e culturais da província de Goa”, explicou Arellano.

 

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 28/03/2018 12:25