Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

CICIB aprova Regimento Interno e Plano de Ação que regerá o seu funcionamento

 CICIB aprova Regimento Interno e Plano de Ação que regerá o seu funcionamento

Reunião do CICIB em Brasília

 

O Comitê Interinstitucional de Cooperação Informacional e Bibliotecária (CICIB) aprovou, nesta quarta-feira (4), o Regimento Interno e o Plano de Ação que irão reger as regras estabelecidas pelos membros do Comitê na regulamentação e funcionamento do CICIB. Os integrantes se reuniram, em Brasília, na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para deliberar sobre os ajustes solicitados na ultima reunião do grupo.

No encontro, também foram apresentados as propostas para o Banco de Competências do Profissional da Informação, o Mapa das Bibliotecas de Tecnologia e a versão final do site do CICIB – que será lançado ainda na primeira quinzena de abril. Representantes do IBICT adiantaram que o CICIB será apresentado no Seminario Profesional Internacional: Bibliotecas para la Paz y la Transparencia, a ser realizado, no dia 25 de abril, em Buenos Aires.

A diretora do IBICT, Cecília Leite, falou sobre o início das negociações para criação de um colóquio sobre o combate à disseminação de fake news, que deverá acontecer em setembro, e que contará com a participação de profissionais da área de ciência, tecnologia, informação e comunicação.

“Vamos participar deste evento, organizado por várias instituições, entre elas a Federação Internacional das Associações e Instituições Bibliotecárias para a América Latina e Caribe (IFLA/LAC), com o intuito de apresentar as experiências adquiridas com a criação do CICIB e discutir a realização do colóquio sobre fake news, em setembro, no Brasil. Iremos reiterar a nossa posição de que o profissional da informação tem que ser o protagonista e não o coadjuvante na era informacional. Lutamos para que haja uma mudança de cultura, e de posição, que está começando a acontecer no perfil do profissional da área da informação”, explicou Cecília.

 

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: IBICT

Data da Notícia: 04/04/2018 15:55