Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Chamada de trabalhos para a Document Delivery and Resource Sharing Section da IFLA

Tema: "Transform Resource Sharing-exceed expectations"
Prazo para submissão: até 1 de março de 2018
Sessão Aberta durante o IFLA WLIC 2018 em Kuala Lumpur, Malásia

Sobre o Tema:

A tecnologia da informação transformou todos os setores da nossa sociedade nos últimos anos. As atividades de compartilhamento de recursos das bibliotecas não foram excluídas de tais mudanças fundamentais. Os formulários de solicitação de papel foram substituídos por um formulário de solicitação online e as operações interligadas entre bibliotecas são tratadas por uma rede online. Consequentemente, os materiais solicitados são entregues aos nossos usuários muito mais rápido do que no século anterior, graças ao e-mail e outras ferramentas de entrega online. No entanto, esses novos desenvolvimentos combinados com o uso geral de internet de alta velocidade, aumentaram os níveis de expectativas de nossos usuários. Onze semanas de tempo de resposta para um artigo foram muito apreciados pelos nossos usuários, mas agora dois dias de espera tornaram-se um atraso inaceitável para usuários que esperam tudo em um clique. Assim, nós, bibliotecários de compartilhamento de recursos, nos tornamos vítimas do nosso sucesso e estamos lutando para satisfazer as expectativas sempre elevadas dos usuários.

Por meio da sessão aberta, estamos buscando maneiras criativas de transformar o compartilhamento de recursos para exceder as expectativas para nossos usuários. Como podemos atingir esse objetivo? Ou podemos conseguir isso?

Convidamos artigos de todos os tipos, mas estamos interessados ​​em ouvir sua experiência no campo em relação a um aspecto mais amplo dos recursos de "compartilhamento" e ideias sobre as perspectivas e expectativas dos usuários. Os temas de interesse incluem, entre outros:

● Atividades de compartilhamento de recursos de todos os tipos, incluindo: empréstimo entre bibliotecas, desenvolvimento de coleta cooperativa, referência cooperativa, empréstimos diretos, programas de consórcio e licenças / compras compartilhadas de recursos eletrônicos
● Pesquisa sobre comportamentos de usuários e expectativa em relação aos serviços de compartilhamento de recursos.
● Sistemas de código aberto e seu papel no compartilhamento de recursos.
● Desafios e soluções para compartilhamento de recursos eletrônicos, como e-books e revistas eletrônicas, incluindo trabalhos digitalizados.
● Efeitos de modelos de publicação alternativos, como acesso aberto sobre práticas de compartilhamento de recursos.
● Abordagens ou tendências inovadoras no compartilhamento de recursos em todos os tipos de bibliotecas ou partes do mundo.
● Novas fronteiras para consórcios de bibliotecas ou colaboração entre bibliotecas individuais
● Problemas de compartilhamento de recursos internacionais, tais como: métodos de entrega, opções de pagamento, interoperabilidade de sistemas, padrões de computador.
● Direitos de propriedade intelectual em diferentes países ou regiões, especialmente no que se refere ao compartilhamento de recursos eletrônicos.
● Metodologias para avaliar a eficácia das iniciativas de compartilhamento de recursos.

 

Para mais informações, acesse: <https://www.ifla.org/node/20027?og=56>

Data da Notícia: 17/01/2018 14:40