Outubro RosaBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Canal Ciência realiza oficina sobre internet, navegação e informação na SBPC 2018

 

O Canal Ciência, projeto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com foco em divulgação científica, realizou na última quarta-feira a oficina “Internet: navegação e informação”, durante a 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A oficina aconteceu no espaço “Diálogos com o MCTIC”, o qual está dentro da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais.
Joelma Fernanda Carneiro Silva e Abrão Neto, assistentes de pesquisa do IBICT, apresentaram, para um público de cerca de 50 pessoas, alguns conceitos sobre a confiabilidade das informações na internet. Durante a oficina, os participantes foram incentivados a fazer uma pesquisa na internet, ali mesmo, com o celular. A atividade foi o gancho necessário para orientar a busca e o uso correto da informação científica e tecnológica na internet.
Para Joelma, é preciso tomar certos cuidados ao fazer uma pesquisa na internet, uma vez que “na internet tem muita informação incorreta, incompleta”. Segundo ela, o público da SBPC tem sido bastante receptivo e interessado. “Eles valorizam bastante o conhecimento trazido para o evento”, completou.
O Canal Ciência é um serviço de divulgação científica do IBICT, um dos pioneiros no Brasil em fazer, na internet, a ponte entre ciência e sociedade. Dissemina o saber científico, desde 2002, por meio da veiculação, em seu portal, de textos sobre pesquisas brasileiras em linguagem de fácil leitura e compreensão, elaborados pela equipe do Canal Ciência e validados pelos autores das pesquisas.
Desde 1949 a SBPC realiza reuniões anuais com a presença de cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de todo o país. Participam, ainda, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. O IBICT fica presente com um estande durante todo o evento, que vai até o dia 28 de julho, na Universidade Federal do Alagoas (UFAL), em Maceió.

 

 

Francisco Rocha
Comunicador Social

Data da Notícia: 26/07/2018 18:25