Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Rede Cariniana comemora o Dia Internacional da Preservação Digital

 

No próximo dia 30 de novembro, a Rede Cariniana - serviço de preservação digital de documentos eletrônicos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) - comemora pela primeira vez o Dia Internacional da Preservação Digital, data recentemente declarada pela Coalizão de Preservação Digital (DPC).

A ação reunirá indivíduos e instituições de todo o mundo para celebrar as coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais. O objetivo é também criar maior conscientização sobre a preservação digital, que se traduz em compreensão mais ampla que permeie todos os aspectos da sociedade - negócios, elaboração de políticas, boas práticas pessoais.

De acordo com o coordenador da Rede Cariniana, Miguel Arellano, serão realizadas algumas iniciativas dentro do IBICT para celebrar a data. “Entre as atividades estão o lançamento do livro Tendências para a gestão e preservação da informação digital e uma ação de promoção da preservação digital. Ofereceremos aos colaboradores do instituto a migração de seus arquivos que ainda estão em disquete para mídias mais modernas”, explicou Arellano.

A obra Tendências para a gestão e preservação da informação digital trata sobre a preservação digital, que passa a ser a grande prioridade para os investigadores latino-americanos terem consciência do passado e com isso possibilitar o amplo acesso na sociedade da informação.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 28/11/2017 09:15