Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Parceria IBICT/FURG gerenciará dados de investigação oceanográfica

Parceria IBICT/FURG gerenciará dados de investigação oceanográfica

Coordenador da Rede Cariniana participa de banca na Universidade de Barcelona

 

No dia 17 de janeiro, o coordenador da Rede Cariniana, Miguel Ángel Márdero, participou da banca de defesa da tese Gestión de datos de investigación oceanográficos: propuesta de un modelo para Brasil, apresentada pelo professor Fabiano Couto Corrêa da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), junto ao programa de doutorado Información y Comunicación da Universidade de Barcelona, na Espanha.

A tese é resultado de um levantamento das principais necessidades para a gestão dos dados científicos no âmbito da oceanografia brasileira, e consequente apresentação de um modelo que atenda os requisitos para sua preservação digital, de acordo com as principais recomendações internacionais para interoperabilidade dos dados.

Com o apoio da Universidade de Harvard, a rede trabalha com o repositório de dados DATAVERSE (http://repositoriopesquisas.ibict.br), estudando a preservação dos dados de pesquisas científicas no Brasil. O modelo proposto na tese de Fabiano Couto será objeto de trabalho  em uma parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com o Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG.

A equipe da Rede Cariniana desenvolve atividades de capacitação via internet, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento de dados.


Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Divulgação

Data da Notícia: 23/01/2017 15:20