Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT lançará sistema de informação sobre produção científica brasileira

IBICT lançará sistema de informação sobre produção científica brasileira

Miguel Arellano, Patrícia Novo, Pedro Demo, Cecilia Leite e Emir Suaiden em reunião no IBICT

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lançará, por meio da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Rede Cariniana, nos próximos meses, um sistema de informação de dados sobre produção científica desenvolvida por pesquisadores brasileiros.

O encontro realizado nesta quarta-feira (18), na sede do instituto, reuniu a diretora do IBICT, Cecilia Leite, o coordenador da Rede Cariniana, Miguel Arellano, e a consultora do IBICT Patrícia Novo, com os primeiros pesquisadores que farão parte desse acervo: Emir Suaiden e Pedro Demo.

A ocasião marcou o início da formalização das atividades relacionadas à produção desse espaço virtual que abrigará importante parte da história e do legado dos pesquisadores brasileiros. Em novembro, será formalizado o documento que receberá a assinatura dos dois pesquisadores.

A ideia inicial dessa ação é fazer com que o IBICT arquive os estudos e pesquisas de diversos pesquisadores e de diferentes áreas, como por exemplo ciência da informação (Emir Suaiden) e teorias e práticas educacionais (Pedro Demo).

Segundo Miguel Arellano, a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento de um sistema de informação. “O espaço armazenará e distribuirá, de modo seguro, estudos e pesquisas relevantes para o desenvolvimento intelectual do Brasil”, observou o coordenador da Rede Cariniana.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 19/10/2017 15:05