Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT e IFLA reforçam cooperação com visita da presidente da instituição ao Brasil

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) estreitaram relações na área de ciência da informação com a visita da presidente, Gloria Pérez-Salmerón, ao Brasil. A visita, que teve início no último dia 15 e vai até o dia 22 de outubro, está composta de reuniões, eventos e palestras que discutem diversos temas que permeiam as atuações das duas instituições.

Fundada em 1927, a IFLA foi uma das primeiras organizações não governamentais, sem fins lucrativos, a promover a causa dos bibliotecários e discutir temas voltados à ciência da informação. Sua função básica é promover a cooperação internacional, o debate e a investigação em todos os campos da atividade bibliotecária e a compartilhar suas descobertas com a comunidade bibliotecária. A IFLA é uma das mais privilegiadas organizações internacionais na área da biblioteconomia e conta com membros de mais de 140 países.

Cecília Leite e Gloria Pérez-Salmerón se reúnem no IBICT

Segundo a diretora do IBICT, Cecília Leite, a vinda da presidente da federação ao Brasil é um marco para a biblioteconomia brasileira, pois a IFLA é a autoridade com voz global da profissão de bibliotecário. “A federação tem alcance mundial e possui notável expansão de suas atividades em todo o mundo. Gloria teve a oportunidade de dialogar com importantes representantes de instituições que trabalham no desenvolvimento da ciência da informação no país, entre eles, a Universidade de Brasília, o MCTIC, o MinC, as Bibliotecas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e da Unesco”, resumiu Cecília.

De acordo com a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do IBICT, Lillian Alvares, a agenda da presidente da IFLA está preenchida com atividades políticas e técnicas de extrema importância para área. “Um dos principais compromissos de Gloria no Brasil é a reunião do Conselho Técnico-Científico (CTC) do IBICT, que traça as diretrizes maiores do instituto ao encaminhamento das suas ações. A reunião é realizada para acompanhar técnica e cientificamente a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O conselho terá a oportunidade contar com a experiência e o reconhecimento de Gloria.”

Presidente da IFLA participa de reunião na Unesco

Para a presidente da IFLA, a agenda composta por atividades voltadas à biblioteconomia e a ciência da informação reforça a ligação entre a federação e o IBICT. “As duas instituições possuem tradição no trabalho em prol do desenvolvimento dessas áreas e queremos, cada vez mais, promover o diálogo das entidades brasileiras com as entidades de outros países”, observou Gloria.

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 19/10/2017 17:10