Novembro azulBanner ACVOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Energias renováveis tornam-se o novo desafio das pequenas e médias empresas brasileiras

Energias renováveis tornam-se o novo desafio das pequenas e médias empresas brasileiras

EEN Brasil participa do Encontro de Energias Renováveis – Energia Eólica & Solar Fotovoltaica em SP

 

“O setor de energias renováveis estava neglicenciado até dois anos atrás, uma vez que o Brasil apresentava-se muito concentrado em petróleo e gás. Com as mudanças no mercado, o mercado de petróleo e gás se enfraqueceu. Essas empresas se reorganizaram e procuraram novas possibilidades. A EEN está, nesse sentido, atuando para que as empresas brasileiras possam incrementar sua atuação na área”, explica Márcio Canedo, pesquisador da Enterprise Europe Network (EEN Brasil)*.

A fala de Márcio Canedo articula-se ao Encontro de Energias Renováveis – Energia Eólica & Solar Fotovoltaica, realizado nos dias 12 e 13 de junho, em São Paulo. Durante o evento, Márcio Canedo, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE nacional), representou a EEN Brasil e participou das rodadas e sessão de negócios com empresas brasileiras e de outros países.

“No primeiro dia, nós atendemos 28 empresas. No segundo dia, foram 26. Foi muito proveitoso, uma vez que são duas cadeias bastante importantes para o país e que precisam de parceiros para se internacionalizar”, detalha Márcio.

Durante o evento, houve o lançamento e a apresentação de estudo da cadeia de valor da energia eólica e da energia solar fotovoltaica. Como acrescenta Márcio, o grupo criado pelo SEBRAE nacional tem o papel de fortalecer as redes empresariais. “Estimulando as pequenas e médias empresas, que são quem alimenta esse setor mais fortemente, a EEN colabora para a criação e o fortalecimento de redes com as empresas europeias desse setor. É um setor que pode crescer ainda mais”, reforça o pesquisador.

A expectativa a partir do evento do SEBRAE é que, na semana de 19 a 22 de junho, Márcio Canedo e Cristiana Vieira, também pesquisadora da EEN, representem a rede na Missão de Matchmaking e Rodadas de Negócios da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA) sobre a Eficiência na Indústria.  Na ocasião participará também Maísa Caixeta, da Confederação Nacional da Industria, (CNI) e também especialista EEN Brasil.

* Sobre a EEN: A Enterprise Europe Network (EEN) é uma plataforma online, criada pela Comissão Europeia em 2008, para auxiliar pequenas e médias empresas no acesso a informações sobre políticas e oportunidades de negócios, assistência em processos de transferência de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I). São mais de 600 instituições em 66 países conectadas por um grande banco de dados, que reúne informações a respeito de empresas e mercado de cada país. No Brasil, é executada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

Patrícia Osandón

Divisão de Relações Internacionais do IBICT

Créditos da imagem: Divulgação/Márcio Canedo

Data da Notícia: 19/06/2017 10:55