Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Encontro de especialistas discute Preservação Digital em Brasília

 

 

 

 

A preservação digital será discutida até a próxima sexta-feira (5), em Brasília, no auditório da Presidência da República, durante três eventos realizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT): o III Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED), o V Encontro de Rede Cariniana e o Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação (SISPUB), que objetivam o intercâmbio e a troca de experiências entre os participantes. A mesa de abertura, realizada nesta quarta-feira (3), contou com a participação do secretário de Administração da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Carlos Paiva Futuro; o subchefe adjunto da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Alexandre Freire; o coordenador-geral de Unidades de Pesquisas e Organizações Sociais do MCTIC, Luiz Henrique da Silva Borda; a diretora do IBICT, Cecília Leite; o coordenador geral do SISPUB, Ronnie Fagundes de Brito; e o coordenador da Rede Cariniana, Miguel Márdero Arellano.

O secretário de Administração da Secretaria de Governo desejou sucesso aos presentes e falou sobre a importância do tema. “Tenho certeza que essas discussões, tratativas e conhecimento das tecnologias serão um passo importante para a preservação digital no Brasil” disse Futuro. Em seguida, Alexandre Freire, representando a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, afirmou que o assunto retrata as preocupações não somente das instituições governamentais, mas também da sociedade civil com a preservação de dados digitais, “hoje um dos principais temas estudados na teoria dos direitos fundamentais”.

Segundo o coordenador-geral de Unidades de Pesquisas e Organizações Sociais do MCTIC, Luiz Borda, a institucionalização de novas práticas em gestão documental, que buscam salvaguardar os registros da Ciência, Tecnologia e Inovação é de vital importância para o País. “O engajamento de nossos pesquisadores na busca de melhores concepções técnicas para o armazenamento e manutenção dos dados de seus repositórios evita a obsolescência e perda de eficiência. Mesmo que existam paradigmas, que eles não sejam um obstáculo para que novas ideias sejam apresentadas.”, afirmou.

Cecília Leite, representando o IBICT, falou de sua satisfação pela iniciativa que está tomando corpo e congregando aqueles que tem condição de contribuir para que o Brasil possa caminhar de uma forma acelerada neste novo momento da preservação de documentos digitais. “O IBICT é uma instituição pública, de todos, e só pode crescer e se fortalecer na medida em que é enriquecido pelos conhecimentos dos parceiros que acreditam no trabalho e também da vontade de realizar daqueles que têm essa condição”.

O organizador dos eventos e coordenador da Rede Cariniana, Miguel Márdero Arellano, falou sobre a importância das parcerias realizadas. “Nós do IBICT contamos com parceiros e colaboradores de peso e acreditamos na importância desse trabalho para o futuro do País e na vida dos brasileiros”, complementou.

A mesa de abertura contou ainda com a participação de Ronnie Fagundes de Brito, coordenador do SISPUB – um encontro de usuários de sistemas de publicação com palestras e relatos de experiência programados para os dias 3 e 4 de maio. “Espero que aqui se forme um espaço de discussão e debate de ideias que nos permitam um aprimoramento dos temas que vamos discutir esta semana”, afirmou.

Após o encerramento da mesa, a diretora do IBICT, Cecília Leite, e o ex-diretor da Instituição, Emir Suaiden, foram homenageados com placas alusivas aos trabalhos e dedicação realizados à frente da preservação das informações e do conhecimento no País.

 

Em seguida, o coordenador da Rede de Preservação Digital COPPUL do Canadá, Corey Davies, e a gerente de Curadoria de Dados, da Universidade de Harvard, ministraram palestras sobre o tema.

Os participantes puderam conferir ainda as novas publicações lançadas recentemente pelo IBICT: Guia do Usuário do Archivematica; o Guia de Instalação e Configuração  Archivemática / AToM; Guia do Usuário AToM; Guia do Usuário do Koha e Guia do Usuário do CKAN.

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: MCTIC

Data da Notícia: 04/05/2017 10:35