Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique visitam o Ibict

Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique visitam o Ibict

Reunião com representantes do ministério de Moçambique

 

Conhecer os projetos e serviços do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi o intuito da visita realizada pelos representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) de Moçambique, nesta quinta-feira (08). Eles foram recebidos pela diretora do Ibict, Cecília Leite, e por alguns dos coordenadores gerais da instituição.

Cecília Leite contou que os representantes do ministério de Moçambique estão muito interessados no Programa de Inclusão Social do Ibict. “A pedido do Itamaraty, o Ibict recebeu a delegação de Moçambique, que quer saber mais a respeito das tecnologias sociais. A reunião foi extremamente promissora. Acredito que nós temos muito a contribuir, colaborar e trocar experiências com eles. Então, vamos aguardar a demanda que virá de lá”, salientou.

Henrique Cau, diretor do MCTESTP e do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT) de Moçambique, disse que a vinda deles ao Ibict foi com o objetivo de colher experiências de outras instituições de ciência e tecnologia, especificamente no que tange à disseminação de tecnologias para as comunidades.  “Estamos interessados em muitas das iniciativas que o Ibict está desenvolvendo, e as informações que nós obtivemos aqui vão nos ajudar a analisar em quais áreas poderemos desenvolver e firmar parcerias”, ressaltou.

Conheça o CITT

O Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário tem como missão garantir a apropriação pelas comunidades do conhecimento científico, tecnológico e inovação adequado ao desenvolvimento comunitário sustentável.

Como atribuições, o centro precisa garantir, em coordenação com as comunidades, o desenvolvimento das atividades de investigação científica para o benefício local; o desenvolvimento tecnológico, além da transferência de conhecimento, das culturas locais e das tecnologias geradas pelo CITT a outros setores para a comunidade local e vice-versa; promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo junto às comunidades através do processo de incubação de tecnologias e negócios; também promover e desenvolver inovações, assim como sua difusão como alternativas para a solução dos problemas comunitários e o desenvolvimento comunitário sustentável; além de promover a colaboração Intersetorial na investigação e na transferência de tecnologias para o desenvolvimento comunitário.

A visão do CITT é a de que as comunidades sejam capazes de liderar e gerir os processos de desenvolvimento comunitário de forma integrada e sustentável através da aplicação da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 09/09/2016 11:40