Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Projeto Meninas na Ciência reúne MCTIC, Ibict e SNJ

Projeto Meninas na Ciência reúne MCTIC, Ibict e SNJ

MCTIC, Ibict e SNJ discutem o projeto Meninas na Ciência.

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e uma das suas unidades de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), estão dando prosseguimento, junto à Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), às discussões sobre o Projeto Meninas na Ciência. Representantes das três instituições se reuniram, nesta terça-feira (13), na sede do instituto, para acertar algumas especificidades do projeto.

Meninas na Ciência é uma das ações de inserção de políticas públicas de paridade no âmbito do MCTI, que tem por objetivo fomentar o ingresso de mais mulheres pesquisadoras em todas as áreas do conhecimento para o fortalecimento do desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação do Brasil.

O edital de seleção está sendo elaborado e será voltado ao público feminino de 15 a 18 anos, de todo o Brasil, para jovens que estejam frequentando o ensino médio. O piloto inicial se dará em 2017 e as alunas selecionadas irão desfrutar de um mês dentro de um instituto de CT&I, explorando e aprendendo junto com os instrutores.

Para o secretário nacional de Juventude, Bruno Moreira, a integração entre as instituições dentro do governo federal é de extrema importância para o desenvolvimento de uma nova geração de mulheres que conheçam, se envolvam e façam parte das áreas de ciência, tecnologia e inovação no país. “Esse projeto vislumbra incentivar o interesse dessas meninas. O grande objetivo é que, por meio dessa ação, surjam as nossas futuras cientistas, físicas e tecnólogas”, esclareceu.

Ludmila Ribeiro, coordenadora executiva do Comitê de Gêneros do MCTIC, afirma que o Meninas na Ciência é um marco na proposição de políticas públicas de paridade no MCTIC. Segundo ela, o projeto tem por intuito elevar o Brasil às principais iniciativas internacionais de efetivação dos direitos das mulheres e promoção da paridade no ambiente da CT&I. “No Meninas na Ciência serão trabalhadas estratégias de transversalidade para garantir a implantação de políticas públicas de gênero na promoção da igualdade no ambiente de pesquisa”.

Participaram da reunião a diretora do Ibict, Cecília Leite, a secretária-adjunta nacional de Juventude e responsável pelo projeto na SNJ, Roberta Pires Ferreira, o coordenador geral de Políticas Setoriais da SNJ, José Antônio de Melo Filho, o gerente de projetos da SNJ, Thiago Menezes Siqueira e o coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict, Milton Shintaku.

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 14/09/2016 11:55