Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Plataforma Online oferece cursos gratuitos sobre Energia Heliotérmica

 

Com o objetivo de formar massa crítica na área, quatro cursos desenvolvidos pelo Projeto Energia Heliotérmica serão lançados em outubro de 2016

A Plataforma Online de Energia Heliotérmica lança uma série de cursos à distância para os interessados em aprofundar os conhecimentos na área de Energia Heliotérmica. Com o objetivo de formar massa crítica, serão oferecidos quatro cursos gratuitos desenvolvidos pelo Projeto Energia Heliotérmica. O primeiro deles, com oito unidades, estará disponível em outubro de 2016. Hospedados na plataforma Moodle, os cursos contam com monitoria motivacional e pedagógica.

Sob a gestão do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Plataforma surgiu no âmbito do Projeto Energia Heliotérmica, fruto da cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A divulgação de conhecimento sobre a tecnologia heliotérmica reflete uma das atividades principais do projeto.

A Energia Heliotérmica, também conhecida como Concentrating Solar Power (CSP), é uma forma de uso e acúmulo do calor do Sol por meio de espelhos, que são usados para refletir os raios solares e direcioná-los a um receptor. Dessa forma, grande quantidade de calor é acumulada e usada tanto para processos industriais, que demandam altas temperaturas como para gerar eletricidade, seguindo os mesmos processos de uma usina termoelétrica: o vapor gerado movimenta uma turbina e aciona um gerador.

Em breve, os interessados poderão fazer os quatro cursos completos em inglês. São eles: Fundamentos da Energia Heliotérmica para o Público em Geral (Concentrated Solar Power Fundamentals for the General Public), Fundamentos, Tecnologia e Economia da Energia Heliotérmica (Concentrated Solar Power Fundamentals, Technology and Economics) Recursos solares para Energia Heliotérica (Solar Resources for Concentrating Solar Power) e Sistemas Termosolares para Calor de Processo (Solar Thermal Process Heat).

Cada turma aberta terá 60 pessoas, com limite de 10 vagas por instituição de ensino. Caso as vagas não sejam completamente preenchidas, o limite de vagas por instituição será expandido. Além disso, novas turmas poderão ser abertas a depender da demanda.

O primeiro curso, Fundamentos da Energia Heliotérmica para o Público em Geral, terá tutoria do professor do professor doutor Mário Siqueira, do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB), e será aberto para inscrições no dia 10 de outubro de 2016. Em breve os próximos cursos estarão disponíveis para inscrições. Para se inscrever na primeira turma, acesse o link e preencha o formulário: https://goo.gl/4cNVmK

Programa ACV/IBICT

Data da Notícia: 13/10/2016 15:35