Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Pesquisador do IMPA ganha um dos maiores prêmios da França

 

 

Uma equipe de matemáticos brasileiros e franceses, liderada pelo pesquisador Marcelo Viana, atual diretor geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi distinguida com o Grand Prix Scientifique Louis D., considerado o principal prêmio científico da França.

Viana também preside o comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos, o mais importante evento científico dessa área, que será realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2018.

O Grand Prix Scientifique Louis D. tem o valor de 450.000 euros (cerca de R$ 1,8 milhão) e é atribuído anualmente pela Academia de Ciências da França a um ou dois projetos na vanguarda da pesquisa, em qualquer domínio da Ciência. Esta é a primeira vez que ele é concedido na área de Matemática. O prêmio é financiado pela Fondation Louis D., organização criada em 1999 por meio de doação privada anônima, com o objetivo de encorajar a pesquisa científica.
Em 2016 o prêmio será compartilhado pelos pesquisadores Marcelo Viana, do IMPA, e François Labourie, da Universidade de Nice (França).
A cerimônia de premiação terá lugar no dia 8 de junho na imponente sala "La Coupole" do Institut de France, em Paris.

A equipe coordenada por Viana é formada por jovens pesquisadores de diversas instituições brasileiras e franceses e tem por objetivo o estudo dos sistemas chamados caóticos, cuja evolução no tempo é fortemente imprevisível e que, por isso, requerem ferramentas geométricas e probabilísticas muito sofisticadas para serem analisados. Além disso, o projeto visa promover uma colaboração científica cada vez mais intensa entre os dois países em diversas áreas da Matemática.

Para mais informações, acesse Fondation Louis D

http://www.impa.br/opencms/pt/

Fonte: Impa

Data da Notícia: 09/05/2016 15:15