Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Peritos do Diálogos Setoriais apresentam resultados em evento no Inmetro

Peritos do Diálogos Setoriais apresentam resultados em evento no Inmetro

Peritos apresentam resultados no Inmetro

 

Com o objetivo de realizar o aproveitamento técnico sobre a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e a divulgação dos resultados obtidos por meio do trabalho realizado pelos peritos no decorrer do projeto Diálogos Setoriais, representantes do governo, da academia e da indústria se reuniram na sede do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nesta quinta-feira (17), em Brasília. O evento foi realizado conjuntamente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), pela União Europeia e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e faz parte da Semana Internacional de Avaliação do Ciclo de Vida.

Na abertura, a representante do Inmetro, Maria Teresa Rezende, assessora da Diretoria de Avaliação de Conformidade, falou sobre a sua satisfação com a realização do evento. “Nós sabíamos que a implantação do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida não seria algo fácil, mas estamos aqui colhendo frutos durante essa semana e fico realmente muito emocionada com o lançamento do banco de dados, da revista, e o esforço da equipe que está à frente do projeto no Ibict. Só conseguimos obter resultamos em um programa como esse com o comprometimento de todos, esforço e parceria”, ressaltou a assessora.

Giovana Veloso, representando o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no evento, avaliou a atuação dos órgãos envolvidos no projeto e parabenizou a todos. “Fruto de uma parceria exitosa entre o Ibict e o Centro Comum de Investigação, o projeto é também um desdobramento do que aconteceu na sétima convocatória. Em níveis políticos, os Diálogos Setoriais são acompanhados pelo Ministério das Relações Exteriores e pelas assessorias internacionais de cada ministério. Ele foi criado para contribuir para a aproximação técnica dentro do próprio projeto. O Ministério da Ciência e Tecnologia está conosco desde 2008, assim como sua unidade de pesquisa, o Ibict, que entrou posteriormente. Todos estão de parabéns!”.

O representante do Centro de Avaliação Conjunta da União Europeia (JRC), Gian Andrea Blengini, falou sobre os avanços dos Diálogos Setoriais e da Avaliação do Ciclo de Vida. “Foram conquistas muito importantes, mas também quero dar ênfase aqui à cooperação conjunta do JRC e das instituições brasileiras, particularmente o Ministério da Ciência e Tecnologia, que foi muito além desses diálogos”. Blengini ressaltou ainda a importância de um acordo de cooperação firmado entre as instituições. “Hoje quero parabenizar, mostrar o quão ativa e dinâmica tem sido essa colaboração. Essa parceria não foi benéfica apenas para o Brasil, mas também para o JRC. O Brasil ajudou a entendermos todas as etapas relacionadas a esse projeto. A base de dados de Avaliação de Ciclo de Vida foi uma conquista importantíssima  e nós gostaríamos muito que vocês compartilhassem esses dados”, disse ao final.

Asier Luzuriada, representando a delegação da União Europeia,  fez uma retrospectiva de algumas ações dos Diálogos Setoriais e comemorou o nível das parcerias que foram realizadas no decorrer do tempo e os resultados alcançados. “Nesses anos tivemos até oito convocatórias. Na última, com mais de 100 propostas, a maioria da parte brasileira. Ao final foram assinadas 66 propostas, tendo 29 parceiros brasileiros e outros parceiros diferentes da União Europeia. Até o momento, nesses sete anos, a comissão geral apoiou e financiou essas atividades no Brasil”. Luzuriada complementou dizendo que a mudança e o desenvolvimento das discussões era resultado também do êxito da troca de experiências.

A mesa de abertura foi encerrada com a participação da diretora do Ibict, Cecília Leite, que disse estar muito feliz com todos os resultados apresentados no Fórum. “Se há uma mudança e ela é em função do crescimento e desenvolvimento desse País, o Ibict tem motivos para comemorar. Esse projeto possibilitou ao nosso trabalho dar um salto e conquistar um outro patamar na questão do ACV”. Cecília Leite também ressaltou a importância da parceria com o MPOG, representado no evento pela senhora Giovana Veloso. “Esse é o órgão brasileiro que trata de todos os acordos firmados pelo projeto e é muito importante que eles continuem incentivando. Ao todos, são 60 ações e se elas tiverem resultados semelhantes ao que consideramos que tivemos durante esse período, estaremos fazendo a diferença. Ao lado da Comunidade Europeia, o Ministério está contribuindo para um grande avanço em ciência e tecnologia neste País”, encerrou Cecília.

 


Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Cláudia Mohn

Data da Notícia: 18/03/2016 17:20