Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Ibict recebe a bibliotecária Ester Omella, do Conselho Provincial de Barcelona

Ibict recebe a bibliotecária Ester Omella, do Conselho Provincial de Barcelona

Reunião com Ester Omella

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu a visita da bibliotecária Ester Omella, que coordena uma rede de 250 bibliotecas na região de Catalunha, na Espanha. A reunião foi aberta pela diretora do Ibict, Cecília Leite, que exaltou a experiência de Omella, responsável pelo planejamento, avaliação e qualidade de Gestão de Serviços de Biblioteca do Conselho Provincial de Barcelona.

Segundo a diretora do Ibict, o Conselho Provincial é uma instituição do governo local de Barcelona que está trabalhando em conjunto com os municípios para impulsionar o progresso e o bem-estar dos cidadãos, assim como melhorar a gestão de políticas públicas locais. Cecília Leite explicou que a visita da bibliotecária Ester Omella ao Brasil teve como objetivo compartilhar o conhecimento do projeto “Rede de Bibliotecas de Barcelona (XMB): o valor econômico e social da Biblioteca Pública na Província de Barcelona”, desenvolvido pelo Conselho Provincial de Barcelona, com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, especificamente com a iniciativa da Rede de Bibliotecas dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e com a Universidade de Brasília, especificamente com a Faculdade de Ciência da Informação e com a Biblioteca Central. A agenda da bibliotecária incluiu a participação no I Seminário Temático da RBP de 2016: Competência em Informação e Dados de Pesquisa, realizado no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Rio de Janeiro.

“Ester Omella trouxe a experiência dela, que trabalha com a maior rede de bibliotecas da Europa. Eles têm um trabalho extremamente dinâmico - não trabalham apenas com os serviços tradicionais de bibliotecas, além de fazer um trabalho de inclusão social muito forte. Várias bibliotecas têm uma cozinha, com o conceito de um espaço experimental”, salientou.

Cecília Leite disse que de um modo geral os imigrantes que chegam por lá procuram sempre a biblioteca, pois é através do registro que fazem na biblioteca - porque eles não exigem nenhuma formalidade - que passam a comprovar que moram naquela cidade.

“Eles têm um serviço de atendimento ao cidadão e indicadores muito fortes de quanto o Estado investe na biblioteca e de quanto custa para o Estado cada cidadão que vai lá, além de indicadores de quanto o cidadão deixa de gastar por ter uma biblioteca para usar. Nós não encontramos isso em outros lugares, e é exatamente o que estamos trazendo pras nossas experiências, inclusive com a Rede de Bibliotecas do sistema dos institutos de pesquisa que já temos e no atendimento das bibliotecas que terminam sendo uma referência enquanto instituto. Ester Omella esteve no Rio com a nossa Rede de Bibliotecas dos Institutos, e hoje ela está fechando a semana aqui no Brasil com as discussões com nossos coordenadores”, contou a diretora.

Com relação às discussões, Cecília Leite mostrou-se satisfeita. “Eu fico muito feliz porque isso demonstra que estamos no caminho certo, à medida que temos seguido nessa direção. Segundo porque estamos firmando parceria no sentido que ela vai contribuir muito com o nosso trabalho de avaliação, que é uma área a qual temos deficiência, realmente. Eu acho que para o Ibict é muito importante para o seu crescimento técnico, e a dimensão social que representa a questão da informação e para o próprio país na medida de todas as dificuldades que vivemos. Estamos caminhando bem e realizando parcerias interessantes. Esse é um trabalho marcante para o desenvolvimento do país, pois Omella comprova por A mais B que isso é verdade. Temos um acordo de cooperação e pensamos em algumas ações específicas que devem começar no segundo semestre deste ano”, ressaltou.

Participaram da reunião o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, Arthur Costa; o coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática, Leonardo Lazarte; o coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Ricardo Rodrigues; a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, Lillian Alvares; o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Novais; o coordenador da Divisão de Desenvolvimento e Inovação de Produtos de Informação, Tiago Braga; o coordenador de Editoração, Ramon Fonseca, e o coordenador da Rede Cariniana do Ibict, Miguel Ángel Arellano. Além disso, participaram os bolsistas do instituto Daniely Ribeiro, Franciane Grimaldi, Ana Kelly Lameira, Teila Carvalho e Raphael Vilas Boas.

 

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 27/06/2016 10:20